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Identidade do “Articulador” Pedagógico: definição da profissão e atribuições.

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Apresentação em tema: "Identidade do “Articulador” Pedagógico: definição da profissão e atribuições."— Transcrição da apresentação:

1 Identidade do “Articulador” Pedagógico: definição da profissão e atribuições

2 Dóris Olga Marcadores Identitários Meu pai era milico, minha mãe dona de casa. Meu nome é ANAIAR. Nasci no Rio Grande do Sul, passei minha infância no Pântano do Sul, moro em Floripa há quase meio século. Morei em outras cidades, conheci muitas pessoas. Estudei no Instituto Estadual de Educação, na UFSC fiz pedagogia, Iniciei minha aproximação com a educação num projeto de pesquisa na Costa da Lagoa, mas me tornei professora numa creche no morro do Flamengo com crianças de 5 anos, em 1987. Fui professora de adolescentes e adultos, na universidade. Participei de muitas lutas políticas em movimentos sociais e sindical (SINTE). Nos últimos dez anos tenho estado na função de coordenação, em creches e escolas e também na gestão pública na formação de professoras/res. Sou mãe, de uma adolescente linda, que me ensina muito, canto, sou casada, adoro praia e piquenique...

3 Marcadores Identitários MARCADORES IDENTITÁRIOS Nasci numa família de descendentes de italianos. Meu pai era borracheiro, minha mãe dona de casa apaixonada por romances. Sou gaucha-joaçabense. Fiz Técnico em Contabilidade no Ensino Médio e Pedagogia/noturno na UNOESC na década de 80. Em Campina da Alegria fui professora no curso de Magistério de noite, manicure e cabeleireira de dia. Orientadora Educacional no Colégio Celso Ramos/Joaçaba. Fui fazer mestrado na UFSCar/SP e pesquisei sobre sexualidade e deficiência mental. Vim pra Florianópolis e trabalhei como OE no Colégio Wanderlei Junior, como Pedagoga na FCEE. Fui dirigente sindical no SINTE em 92. Iniciei minha trajetória na UFSC como professora substituta na habilitação Educação Especial, OE e SE. Fiz concurso e ingressei na área de Organização Escolar. No doutorado defendi a tese de que todos os cursos de licenciatura precisam abordar a temática corpo, gênero e sexualidade. Desde 1995 tenho realizado projetos de extensão com escolas públicas para assessorar a elaboração do PPP. Para nutrir minha alma conto com o apoio amoroso do meu marido, um filho de 15 anos e uma filha de 12. Para nutrir meu corpo faço umas comidas deliciosas...

4 Pauta do encontro: Apresentação Contextualização Vídeo de Eduardo Galeano Alguns destaques sobre o “Articulador” Pedagógico Revelações Identitárias

5 CONTEXTO DE CONFLITOS CONTEXTOS DE CONFLITOS

6 FRAGILIDADEFORTALEZAFRAGILIDADEFORTALEZA FORTALEZASFORTALEZAS FRAGILIDADESFRAGILIDADES

7 TENSÕES INTENÇÕES CONTRADIÇÕES

8 LIMITESLIMITES POSSIBILIDADESPOSSIBILIDADES

9 Marcadores Identitários

10 MARCADORES IDENTITÁRIOS Posição de sujeito gênero+etnia+classe social+orientação sexual+formação+profissão+religiosidade+outros Rico/pobre;Homem/mulher; Adulto/criança; Branco/negro; Graduado/analfabeto; Hetero/homo; diretor/ professora; professora/ estudante... Perspectiva eurocêntrica e binária primeiro termo em posição superior ao segundo: relação de poder

11 Posição de sujeito Combinação marcadores identitários Profissão+Função ATP- ESPECIALISTA ARTICULADOR PEDAGÓGICO Cenários/contextos diferentes = combinações diferentes Dar visibilidade ou ocultar alguns marcadores O modo como nos narramos/apresentamos está relacionado aos contextos. Aprendemos a combinar os marcadores em função da correlação de forças de cada cenário.

12 Em que posição de sujeito estamos neste momento/cenário? Articulador Técnico Pedagógico Especialista – OE - SE Articulador Pedagógico Como posicionamos os profissionais e os estudantes que estão na escola? Como aprendemos/ensinamos a lidar com marcadores identitários?

13 Vídeo eduardo galeano Eduardo Galeano: o direito ao delírio “ as loucas da Praça de Maio serão exemplo de saúde mental, porque elas se negaram a esquecer os tempos de amnésia obrigatória”

14 “A solenidade deixará de crer que é uma virtude”

15 “ A comida não será mercadoria e nem a comunicação. A comida e a comunicação são direitos humanos”

16 voltarão a juntar-se, bem grudadinhas” “ a justiça e a liberdade, irmãs siamesas condenadas a viver separadas,

17 “ a educação não será um privilégio de quem puder pagá-la e a polícia não será a maldição de quem não possa comprá-la...”

18 “SEREMOS COMPATRIOTAS E CONTEMPORÂNEOS DE TODOS OS QUE TENHAM VONTADE DE BELEZA E VONTADE DE JUSTIÇA”.

19 E PARA QUE SERVE A UTOPIA? PARA CAMINHAR... “ Mire e veja: o importante e bonito do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou”. Guimarães Rosa

20 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico

21 Constituída no cotidiano

22 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação

23 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Conhecimento Prática Pedagógica

24 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Com o Outro Conhecimento Prática Pedagógica

25 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Professor Estudantes Gestores Com o Outro Comunidade Escolar Conhecimento Prática Pedagógica

26 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Professor Estudantes Gestores Com o Outro Comunidade Escolar Conhecimento Prática Pedagógica Construção Coletiva ao longo do tempo

27 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Professor Estudantes Gestores Com o Outro Comunidade Escolar Conhecimento Prática Pedagógica Construção Coletiva ao longo do tempo Unidade e não Uniformidade

28 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Professor Estudantes Gestores Com o Outro Comunidade Escolar Conhecimento Prática Pedagógica Construção Coletiva ao longo do tempo Olhar Sensível – Diálogo – Escuta atenta Mediação – Problematização – Conflito Intencionalidade Unidade e não Uniformidade

29 Identidade do “Articulador’’ Pedagógico Constituída no cotidiano Na relação Professor Estudantes Gestores Com o Outro Comunidade Escolar Conhecimento Prática Pedagógica Ação – Reflexão - Ação Construção Coletiva ao longo do tempo Olhar Sensível – Diálogo – Escuta atenta Mediação – Problematização – Conflito Intencionalidade Unidade e não Uniformidade

30 Atribuições do “Articulador” Pedagógico Proposta da SEED

31 Articular a elaboração, implementação e revisão do Projeto Político Pedagógico Promover o trabalho coletivo entre professores e gestores, buscando a ampliação da aprendizagem dos educandos

32 Coordenar e colaborar com os professores na elaboração dos planos de aula e na organização de materiais adequados às diferentes situações de aprendizagens Acompanhar e refletir sobre o processo de aprendizagem, com base no desempenho dos estudantes

33 Articular os resultados das avaliações externas aos da escola (SAEB), propondo novas alternativas de aprendizagens Articular momentos de formação continuada aos profissionais do magistério na escola, propondo espaços, tempos e lugares de estudo e reflexão sobre a prática pedagógica

34 Atividade: Revelações Identitárias Inspiradas/os na música, “ paratodos”, de Chico Buarque, cada pessoa está convidada/o a fazer seus marcadores identitários para em seguida colarmos no papel pardo, no corredor, onde comporemos um painel


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