A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PRIMEIRA INFÂNCIA 0 – 03 ANOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PRIMEIRA INFÂNCIA 0 – 03 ANOS."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PRIMEIRA INFÂNCIA 0 – 03 ANOS

2 MOMENTO TENSO E DOR, MAS QUE RENOVA A RAÇA HUMANA. “Os filhos são entregues aos pais como precioso depósito, o qual Deus um dia requererá de suas mãos” (LA, p.161). PARTO NORMAL OU CESÁRIA

3 NASCIMENTO UM MOMENTO ESPECIAL, MAS QUE OTTO RANK REFERE-SE A ELE COMO: TRAUMA DO NASCIMENTO

4 05 minutos de vida “Lembrai-vos de que vossos filhos são os mais jovens membros da família de Deus. Ele os tem entregue ao vosso cuidado, para que os prepareis e eduqueis para o Céu” (LA, p.161)

5 “Os filhos são a herança do Senhor e Lhe somos responsáveis pela administração de Sua propriedade...Trabalhem igualmente os pais para a família com amor, fé e oração, até que possam ir a Deus com alegria e dizer: “Eis-me aqui com os filhos que me deu o Senhor” (LA, p.159). Pesagem e limpeza

6 TEORIAS ACERCA DO QUE É INATO E DO QUE HEREDITÁRIO

7 HÁ UMA GRANDE CONTROVÉRSIA ENTRE AQUILO QUE É HERDADO E AQUILO QUE O SER HUMANO RECEBE DO MEIO AMBIENTE.

8 HEREDITÁRIO: Transmissão biológica das características dos pais aos filhos.

9 AMBIENTE: Meio físico e social onde o ser humano se desenvolve e se envolve.

10 John Locke – O ser humano vem ao mundo como se fosse uma tábula rasa (folha em branca).

11 ao mundo com um suprimento inato de conhecimento e entendimento. Francis Galton: Todo ser humano vem ao mundo com um suprimento inato de conhecimento e entendimento.

12 WATSON – “Dêem-me um bebê e eu poderei fazer dele um artista, um cientista, um ladrão ou um toxicômano”.

13 AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

14 TEORIA MATURACIONISTA TEORIA COMPORTALMENTAL TEORIA PSICOCINÂMICA TEORIA CONSTRUTIVISTA TEORIA ECOLÓGICA

15 TEORIA COMPORTAMENTAL Esta teoria tem influenciado na psicologia por mais de cem anos. Para esta teoria, o meio exerce influência no desenvolvimento e comportamento do ser humano.

16 SEUS REPRESENTANTES: IVAN PAVLOV (1849 – 1936) JONH WATSON: (1878 – 1959) EDWARD THORNDIKE: (1874 – 1949) FREDERIC SKINNER: (1904 – 1990)

17 PAVLOV: Descobriu o CONDICIONAMENTO CLÁSSICO. WATSON: Controlando e manipulando o ambiente acreditava que poderia influenciar no desenvolvimento e aprendizagem da criança.

18 THORNDIKE: Explicava o processo em que a criança aprende por meio de estímulos que a levam a responder. SKINNER: Autor do CONDICIONAMENTO OPERANTE. Para ele, o ambiente influenciava mais que o herdado.

19 TEORIA MATURACIONISTA: STANLEY HALL – (1844 – 1924): Seus estudos se baseavam na hereditariedade – o que a criança se tornaria estaria determinado por sua constituição genética.

20 TEORIA MATURACIONISTA: ARNOLD GESEL – (1890 – 1961): Seu estudo se centrava na importância da maturação no desenvolvimento da criança. Para ele, a criança precisava ter 06 anos e meio para ser alfabetizada.

21 0 – 01 ANO E MEIO

22 PERÍODO NEONATO: Primeiras 04 semanas de vida da criança. É o período de transição da dependência intra-uterina para uma existência independente.

23 TAMANHO E APARÊNCIA: O recém-nascido mede cerca de 50 cm de comprimento e pesa aproximadamente 3,4 a 3,7 Kg. 95% dos bebês que nascem no tempo completo pesam entre 2,5 a 4,5 Kg e medem entre 45 a 55 cm.

24 Os meninos tendem a ser mais compridos e pesar menos que as meninas. O filho primogênito tende a pesar menos ao nascer do que os filhos posteriores.

25 Em seus primeiros dias, perdem até 10% de seu peso, devido a perda de líquidos.

26 Começam a ganhar peso novamente em torno do 5º dia e entre o 10º e 14º dias já recuperaram o peso perdido.

27 Os neonatos têm características distintivas como: cabeça grande (1/4 do comprimento do corpo; O queixo pouco proeminente (facilita a amamentação);

28 Inicialmente, a cabeça pode ser comprida e deformada (devido o “amoldamento” ao passar pela pélvis materna. Os ossos cranianos do bebê ainda não se fundiram;

29 Os ossos cranianos levarão 18 meses para estar completamente unidos. Os lugares ode os ossos ainda não se uniram – FONTANELAS – são cobertos por uma membrana rígida.

30 Como a cartilagem do nariz também é maleável, pode parecer achatado por alguns dias. O tom rosado da pele é devido ao fato de que sua pele é tão fina, que mal esconde os vasos capilares.

31 Durante os primeiros dias, são mais peludos no corpo – LANUGEM – mas estes pêlos cairão em alguns dias ou semanas. Os bebês são cobertos de VERNIX CASEOSA, uma proteção gordurosa contra infecções que seca em alguns dias.

32 Ao nascerem já começam a respirar ao entrar em contato com o ar. Caso não comece a respirar em 5 minutos, poderá sofrer dano cerebral em função da ANOXIA.

33 Seus pulmões têm apenas 1/10 de cavidades aéreas dos adultos e, portanto, são mais suscetíveis a problemas respiratórios.

34 Ao nascerem, eles têm forte reflexo de sucção para ingerir o leite, e suas próprias secreções gastrintestinais para o digerir. Nos primeiros dias, eles excretam o MECÔNIO, fezes pegajosas verde- escuras.

35 Nascem com um “relógio” interno que regula os ciclos diários de sono, alimentação e eliminação. Esse “relógio” parece ser inato, pois rege o ESTADO DE CONSCIÊNCIA e sua VIGILÂNCIA.

36 Os neonatos dormem em média cerca de 16 horas por dia, mas podem dormir até 21 horas. A maioria deles acorda a cada 2 ou 3 horas, durante o dia ou a noite, que são dedicados à sua alimentação.

37 DESENVOLVIMENTO FÍSICO

38 As crianças crescem mais rápido durante os três primeiros anos de vida, em especial durante os primeiros meses. Aos 5 meses, o peso dobra para 6 a 7 Kg e, com 1 ano, comparado com o seu nascimento, o peso triplica, chegando a pesar 10 Kg.

39 No segundo ano, este rápido crescimento diminui, quando ela passa a ganhar entre 2,2 ou 2,7 Kg. No terceiro ano, o ganho de peso diminui mais ainda, sendo em média entre 1,8 a 2,2 Kg.

40 A altura aumenta em cerca de 25 a 30 cm, durante o primeiro ano de vida. Quando completar o 1º ano de vida terá cerca de 76 cm.

41 No segundo ano de vida, crescerá cerca de 12,5 cm, podendo ter 91 cm de altura. No terceiro ano, o bebê crescerá menos ainda – entre 7,5 a 10 cm.

42 A dentição começa em torno dos 3 ou 4 meses, quando os bebês levam à boca tudo que encontram pela frente. O primeiro dente só aparecerá entre o 5º ou 9º mês ou mais tarde ainda.

43 No primeiro aniversário, eles geralmente terão de 6 a 8 dentes. Com 2,6 anos, eles já terão 20 dentes.

44 O leite materno é recomendado até os 12 meses de vida do bebê. Ele é o melhor alimento para o recém-nascido.

45 Ele é mais digerível e mais nutritivo, sendo menos propenso a produzir reações alérgicas.

46 VANTAGENS DO LEITE MATERNO

47 São prevenidas ou minimizadas as seguintes enfermidades: São prevenidas ou minimizadas as seguintes enfermidades: Diarréia; Diarréia; Infecções respiratórias; Infecções respiratórias;

48 Otite média; Otite média; Infecções estafilocócicas; Infecções estafilocócicas; Infecções bacterianas; Infecções bacterianas; Infecções do trato urinário; Infecções do trato urinário; Desenvolve a acuidade visual. Desenvolve a acuidade visual.

49 O bebê poderá ser amamentado até os 02 anos de idade. O bebê poderá ser amamentado até os 02 anos de idade. Durante os primeiros meses, não é recomendável dar água nem chá. Durante os primeiros meses, não é recomendável dar água nem chá.

50 O leite materno é uma fonte completa de nutrientes para pelo menos os primeiros seis meses. O leite materno é uma fonte completa de nutrientes para pelo menos os primeiros seis meses.

51 A partir dos 06 meses o bebê já poderá receber alimentos sólidos bem como os sucos, fortificados com ferro, vitamina D. A partir dos 06 meses o bebê já poderá receber alimentos sólidos bem como os sucos, fortificados com ferro, vitamina D.


Carregar ppt "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PRIMEIRA INFÂNCIA 0 – 03 ANOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google