A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz
GEOGRAFIA DO TURISMO Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz

2 Fenômeno relacionado às pessoas e aos espaços
TURISMO GEOGRAFIA Ciência que estuda a produção do espaço e as relações sociais desenvolvidas por pessoas no espaço. Para compreender o mundo em diferentes escalas, essa ciência criou um conjunto de teorias e conceitos (Marcos Antonio A. Araujo) . Fenômeno relacionado às pessoas e aos espaços

3 ESPAÇO GEOGRÁFICO TÉCNICAS/ TRABALHO SOCIEDADE NATUREZA ESPAÇO

4 É a natureza, mais a sociedade que a transforma, que a habita...
É a natureza, modificada pelo homem através da técnica, do trabalho...

5 É um conjunto indissociável e contraditório de sistemas de objetos (naturais e/ou artificiais) e sistemas de ações (SANTOS, 2008). É um conjunto de fixos e fluxos... “O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidades, e cada mais vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e aos seus habitantes ” (SANTOS, 2008).

6 História do meio geográfico
Meio Artificializado Meio Natural Instrumentalização

7

8 É acumulação desigual de tempos (produto histórico)
2015 Las Vegas (espaço teatralizado)

9 Etapas da história das relações entre
sociedade e natureza 1 - MEIO NATURAL: Os elementos naturais eram predominantes; Eram utilizados pelo homem sem grandes transformações. 2 – MEIO TÉCNICO: Emergência de um espaço mecanizado (a máquina foi superando o trabalho humano); A natureza cada vez mais transformada; As áreas, as regiões e os países passam a se distinguir em função das inovações técnicas (progresso técnico limitado). 3 – MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL: Interação da ciência e da técnica (a tecnologia floresce como nunca); A globalização atinge todos os espaços globais; Os países periféricos passam a ser alvos de investimentos; Os bens produzidos tornam-se rapidamente obsoletos (crise ecológica); Os países tornam-se interdependentes.

10 Os novos objetos e ações surgidos no âmbito de um meio técnico-científico-informacional estão sendo produzidos em um contexto espaço-temporal “[...] em que a aparência é cada vez mais importante que a essência e que o falso ocupa, sem qualquer constrangimento, o lugar do real” (Rita de Cássia Ariza da Cruz, 2007). Ex.: Quer emagrecer Quer comer

11 Paisagem: matéria prima do turismo
É tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Ela pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca (paisagem natural e paisagem artificial). Se a paisagem é tudo aquilo que vemos, então uma pessoa com deficiência visual não teria o direito de ter acesso a paisagem?

12 A paisagem não é formada apenas por formas, mas por cores, sons, movimentos, odores e outros atributos sensoriais.

13 Rugosidades espaciais
São formas espaciais herdadas do passado e produzidas em algum momento distinto da história, e cristalizadas no presente. A noção de ‘rugosidades’ complementa a concepção de que a produção do espaço é, ao mesmo tempo, construção e destruição ou ressignificação de formas e funções sociais dos lugares. Ex.: os espaços antigos, hoje são ocupados pelos museus, casas de cultura, restaurantes, hotéis... .

14 Território • É derivado do latim terra e torium, significando terra pertence a alguém; o Constituem de parcelas do espaço que são apropriadas pelos seres humanos; Um território é delimitado por fronteiras, limites, domínios materiais e não-materiais; Os limites do território estão associados às áreas de influência de grupos Humanos; O território é campo de forças que envolve relações de poder (macro= continente; micro= bairro; continuo= litoral; descontinuo= shopping= local de todas as tribos .

15 Região • Trata-se de um espaço concreto, dotado de características espaciais capazes de torná-lo homogêneo internamente, mas distinto de outros espaços (regionalização do turismo, desde 2003, regionalizar o espaço turístico em regiões) Lugares Não-lugares

16 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, M. G. Turismo e Geografia. São Paulo. Hucitec, 1996. ALVAREZ, J. R. D. Geografia del Turismo. Madrid: Síntesis, 1999. BARROS, Nilson Cortez Crocia de. Manual de Geografia do turismo: meio ambiente, cultura e paisagens. Recife: UFPE, [s.d.] BENI, Mário. Análise estrutural do turismo. 2.ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000. CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986. CRUZ, R. de C. A. de. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo: Roca, 2003. DE MASSI, Domenico. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. FARAH NETO, M; SILVA, Neise, F. da.; CAPELLA, Márcia. Turismo: espaço e tempo. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2000. LEMOS, Amália Inês G. (org.). Turismo: impactos socioambientais. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2000. LIMA, Luiz Cruz (org.). Da cidade ao campo: a diversidade do saber- fazer turístico. Fortaleza:UECE, 1998. MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2001 (Caminhos da Geografia).

17 Atividade individual a ser debatido e entregue na próxima aula (22/03/2016) - Fichamento .
Texto: XAVIER, Herbe. A percepção geográfica do turismo (caps. II e III). São Paulo: Aleph, 2007.

18 Obrigada!


Carregar ppt "Profa. Dra. Rosângela C. Cortez Thomaz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google