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GEOGRAFIA DO TURISMO rocortez@rosana.unesp.br PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ rocortez@rosana.unesp.br.

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1 GEOGRAFIA DO TURISMO rocortez@rosana.unesp.br
PROFA. DRA. ROSÂNGELA C. CORTEZ THOMAZ

2 PLANO DE ENSINO

3 Conteúdo: GEOGRAFIA E TURISMO: REFLEXÕES PRELIMINARES; TURISMO E O ESPAÇO TURÍSTICO O ESPAÇO TURÍSTICO E SEUS ELEMENTOS AS CATEGORIAS ESPACIAIS APLICADAS AO TURISMO ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO TURÍSTICO – A LEITURA DA PAISAGEM PELO TURISMO A APROPRIAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO TURISMO TEMAS COMPLEMENTARES Turismo e sustentabilidade – como “explorar” turisticamente sem destruir; Turismo com base local – a localidade enquanto espaço turístico. Procedimentos Didáticos: aulas expositivas, seminários de discussão de textos e exercícios práticos; leituras obrigatórias indicadas e debate; cada aula obedecerá a seguinte dinâmica: primeira parte, dedicada aos debates sobre os textos de leitura obrigatória da aula anterior; segunda parte, direcionada para exposição de conteúdo e/ou realização de exercícios práticos; aulas práticas (visita técnica).

4 PLANO DE AULA: Plano de Ensino;
Metodologia de trabalho (atividades teóricas e práticas, avaliações); Aula de Campo/viagem tecnica - Maringá/PR Introdução ao tema proposto (atividade prática em sala: avaliação de conhecimento básico sobre o tema, respondendo a questão – Com base no seu conhecimento empírico e científico defina Turismo, Geografia e aponte as possíveis relações existentes entre eles). Aula expositiva introdutória – Conceitos e definições

5 TURISMO/GEOGRAFIA: CONCEITOS, DEFINIÇÕES E REFLEXÕES

6 GEOGRAFIA A geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem; Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente; Para alguns a Geografia também pode ser uma prática humana de conhecer, para compreender e planejar o espaço onde se vive. Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza;

7 CATEGORIAS A geografia possui 5 categorias fundamentais:
LUGAR – espaço do cotidiano PAISAGEM – porção do espaço que vejo e sinto ESPAÇO GEOGRÁFICO – espaço transformado TERRITÓRIO – espaço de poder REGIÃO – espaço diferente

8 A GEOGRAFIA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO
A Geografia estuda os processos responsáveis pela formação das paisagens decorrentes da ação humana. O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade- espaço). É um conjunto de lugares, com diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações.

9 TURISMO TURISMO = é uma prática social, envolve o deslocamento de pessoas pelo território e que tem no espaço geográfico seu principal objeto de consumo.

10 Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo é uma modalidade de deslocamento espacial, que envolve a utilização de algum meio de transporte e ao menos um pernoite no destino; esse deslocamento pode ser motivado pelas mais diversas razões, como lazer, negócios, congressos, saúde e outros motivos, desde que não correspondam a formas de remuneração direta.

11 = VIAGEM A LÓGICA QUE ORIENTA A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA O TURISMO É A DO LAZER; TODO VIAJANTE É UM TURISTA; POR SER UMA PRÁTICA SOCIAL, O TURISMO É FORTEMENTE DETERMINADO PELA CULTURA;

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13 A GEOGRAFIA COM O TURISMO
As primeiras relações da Geografia com o Turismo se respaldam nas práticas das viagens e no interesse pelo conhecimento de novos lugares; um dos elos entre a Geografia e o Turismo era, e continua sendo, a busca pelo conhecimento de novos espaços;

14 A Geografia considera a atividade turística para além da questão econômica;
As preocupações espaciais com a expansão da função turística derivam, principalmente, das análises da distribuição dos equipamentos e das suas incidências na organização sócio espacial

15 Segundo Cazes (1987 apud CASTILHO, 1999, p
Segundo Cazes (1987 apud CASTILHO, 1999, p.95), tradicionalmente ligados à apaixonante problemática da localização, os geógrafos arrolam os fatores geográficos convencionais tais como: a atração da paisagem e do clima; a disponibilidade de infraestrutura e de equipamentos turísticos; e a sedução sociocultural e espacial dos lugares observados.

16 No Turismo, academicamente, a preocupação é recente, onde os diversos enfoques resultam em algumas divergências conceituais metodológicas; No âmbito da Geografia, não é diferente. Devido à intrínseca polissemia da definição do espaço e dos recortes entre si, também existem dificuldades para se definir turismo ou espaço turístico.

17 Neste sentido, podemos conceber que, no campo geográfico, o turismo é muito mais que o simples deslocamento de pessoas com fins de lazer; é uma prática sócio espacial complexa e multifacetada e têm seus rebatimentos nas diferentes esferas da organização sócio espacial: Econômica: requalifica os espaços através da diversificação, do crescimento e/ou decréscimo das atividades, provocando alterações nos perfis de emprego, na renda e na base produtiva;

18 Cultural: modifica os sistemas de valores, o estilo de vida e os padrões de consumo das populações receptoras; Política: (re)define o papel do Estado como gerenciador da infraestrutura turística e da ordem; Ideológica: articula estratégias e táticas que permeiam o imaginário do turismo como via de “salvação do mundo” e como mecanismo de manutenção da ordem; e Espacial: refere-se ao espaço como meio de produção, como produto de consumo e como o locus das práticas sócio espaciais

19 ALGUMAS DEFINIÇÕES: LUGAR TURÍTICO
É uma expressão utilizada tanto para se referir a lugares que já foram apropriados pela prática social do turismo como também a lugares considerados potencialmente turísticos. O que diferencia o lugar turístico na atualidade de outros lugares é a presença do turista e não simplismente, a existência de infra-estruturas de um uso turístico (CRUZ, ).

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21 ATRATIVO TURÍSTICO O que é considerado atrativo hoje pelo turismo não era no passado e talvez não seja no futuro. Como a cultura varia no tempo e no espaço, o que é atrativo para alguns grupos de pessoas pode não ser para outros. POR QUE ???

22 Ex. Pacotes turísticos à favela da Rocinha – RJ.

23 Tsunami no Japão

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25 Atrativo Turístico é todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse para o turismo (EMBRATUR, 1992); "...todo elemento material que tem a capacidade própria, ou em combinação com outros, para atrair visitantes de um determinada localidade ou zona" (CERRO, 1992); Os atrativos turísticos podem ser naturais, culturais, manifestações e usos tradicionais e populares, realizações técnicas e científicas contemporâneas e acontecimentos programados.

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27 PAISAGEM TURÍSTICA De modo geral, compreende a porção do espaço geográfico e, por isso, desempenham importante papel na constituição dos lugares turísticos e no direcionamento dos fluxos turísticos (CRUZ, 2000). As paisagens turísticas não existem a priori, como um dado da natureza são uma invenção cultural (LUCKIARI, 1998).

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29 TURISMO DE MASSA O termo não significa “turismo das massas” – é uma forma de organização do turismo que envolve o agenciamento da atividade bem como a interligação entre agenciamento, transporte e hospedagem, de modo a proporcionar o barateamento dos custos de viagem e permitir, consequentemente, que um grande número de pessoas viaje. (CRUZ, 2000)

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31 TURISMO ALTERNATIVO É uma expressão criada para categorizar modalidades de turismo que, do ponto de vista de seu objeto de consumo e da sua forma de consumo do espaço, se contrapõem ao chamado turismo de massa (CRUZ, 2000)

32 TURISMO ALTERNATIVO Turismo Rural Ecoturismo Turismo de Aventura

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34 TURISMO DE MASSA E TURISMO ALTERNATIVO
Ambos requerem infra-estrutura de acesso, hospedagem com a seguinte diferença: no turismo alternativo é menor a densidade tanto de infra-estruras, quanto de serviços. Dependendo do número de turistas pode ocorrer uma massificação do local/atrativo.

35 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, M. G. Turismo e Geografia. São Paulo. Hucitec, 1996. ALVAREZ, J. R. D. Geografia del Turismo. Madrid: Síntesis, 1999. BARROS, Nilson Cortez Crocia de. Manual de Geografia do turismo: meio ambiente, cultura e paisagens. Recife: UFPE, [s.d.] BENI, Mário. Análise estrutural do turismo. 2.ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000. CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986. CRUZ, R. de C. A. de. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo: Roca, 2003. DE MASSI, Domenico. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, FARAH NETO, M; SILVA, Neise, F. da.; CAPELLA, Márcia. Turismo: espaço e tempo. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2000. LEMOS, Amália Inês G. (org.). Turismo: impactos socioambientais. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2000. LIMA, Luiz Cruz (org.). Da cidade ao campo: a diversidade do saber- fazer turístico. Fortaleza:UECE, 1998. MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2001 (Caminhos da Geografia). MESPLIER, A. e BLOC-DURAFFOUR, P. Geografía del turismo en el Mundo. Madrid: Síntesis, 2000.

36 Atividade individual para debater e entregar na próxima aula (16/03/2016) - fichamento
Texto: O Turismo e a Produção do Espaço: Perfil Geográfico de uma Prática Socioespacial – Carlos Henrique Costa da Silva, 2012.

37 Obrigada!


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