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PublicouEric Igrejas de Barros Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Ricardo Lima – Filosofia 3º Ano ESPINOZA
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Espinoza (1632-1677), nasceu em Amsterdã. Era de família tradicional judia. Gostava de estudar e ficar na sinagoga. Se interessou muito pela filosofia moderna, como Bacon, Hobbes e Descartes. Foi acusado de heresia, por se mostrar irredutível em suas opiniões.
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Fez uma análise histórica da Bíblia, colocando-a como fruto do seu tempo. Critica os dogmas rígidos e rituais sem sentido. Critica ao luxo e a ostentação da Igreja. Ofereceram uma espécie de “pensão” para Espinoza manter fidelidade a sinagoga, mas ele recusou. Foi excomungado, em 1656.
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Amaldiçoaram-no em um ritual. Os judeus não falavam de Espinoza, mas os cristãos sim. Apesar disso ele não se converteu ao cristianismo Tinha uma vida modesta sem luxos. Sustentava-se com algumas doações e como polidor e cortador de lentes ópticas.
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PRINCIPAIS OBRAS Tratado político; inacabado Tratado de correção do intelecto Princípios da Filosofia Cartesiana Pensamentos Metafísicos. Ética demonstrada pelo método geométrico.
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Sobre a autoridade do Estado Espinoza defendeu o liberalismo político. Direitos naturais são as regras do ser e as leis naturais, que são divinas e eternas. O objetivo do Estado não deve ser tirânico (como em Hobbes) mas libertário. O direito natural em Espinoza é compatível com a democracia.
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Deus é a Natureza A maior parte das religiões ensina que Deus existe em algum lugar fora do mundo, talvez no céu. Baruch Espinosa (1632-1677) era uma exceção, pois pensava que Deus é o mundo. Para defender seu argumento, ele escrevia sobre “Deus ou Natureza” – querendo dizer que as duas palavras referem- se à mesma coisa.
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Deus e Natureza são duas maneiras de descrever uma única coisa. Deus é a natureza, e a natureza é Deus. Esta é uma forma de panteísmo – crença de que Deus é tudo. Foi uma ideia radical que o envolveu em uma grande quantidade de confusões.
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Dizia Espinosa: “Se Deus é infinito, segue-se que não pode existir nada que não seja Deus. Se descobrirmos algo no universo que não seja Deus, é porque Deus não é infinito, pois Deus poderia, em princípio, ter sido esse algo, bem como todas as outras coisas. Todos somos partes de Deus, mas também o são as pedras, formigas, folhas de grama e janelas. Tudo. Todas as coisas estão integradas em um todo incrivelmente complexo, mas, em última instância, tudo o que existe é parte de uma única coisa: Deus.”
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Sobre Deus A vida de Espinoza foi marcada pela sua concepção de Deus. No Tratado teológico político defende uma interpretação da Bíblia diferente da visão dogmática de judeus e cristãos. O ponto principal do pensamento de Espinoza é a comunhão entre Deus e a natureza. Espinoza critica a religião porque ela está alimentada pelo medo e a superstição. A diferença entre filosofia e religião é que a primeira busca a verdade e a segunda precisa da obediência para ser realizada.
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Como Descartes, Espinoza fala que temos a noção clara do que é verdade, pois ela é certa e suprime toda a dúvida. A vida pode ser de dois modos: com uma alma unida ao corpo, e apenas corporal. Tudo está vivo, porque tudo está em Deus e ele é vivo. A onipotência de Deus é dividida em absoluta e ordenada, ordinária e extraordinária. A ordinária é aquela que dá ordem e conserva o mundo. A extraordinária vai contra essa ordem, como no caso dos milagres.
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A memória é uma rede de representações associativas dos objetos. Deus conhece a alma. E a alma conhece à Deus. O pensamento é um atributo divino. A alma não conhece a si mesma, e conhece sem adequação o corpo. A alma não tem vontade nem é livre. Todas as ideias que se referem à Deus são verdadeiras.
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Espinoza afirma que a alma humana é imortal. Deus tem muitas leis que estão acima do intelecto humano, e quando esse as vê, parecem milagres. Deus está acima da natureza percebida pela razão. A vontade humana é o seu intelecto.
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Sobre as riquezas e os prazeres As riquezas, quando buscadas, absorvem todo o ser do homem, diz Spinoza no (Tratado da Correção do Intelecto). O homem gosta de paixão e dos prazeres, mas a eles sobrevém a tristeza. Os prazeres, riquezas e honras devem ser um meio, não um fim. Devem existir apenas no necessário para manter a boa saúde.
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No livro Ética é demonstrada pelo método geométrico tem uma estrutura clássica, baseado no modelo do matemático Euclides. Uma coisa é finita quando podemos limitá- la por outra semelhante. A substância é independente, em si. Há três termos básicos no livro: substância, modo e atributo. O atributo é o que o intelecto percebe da substância.O intelecto precisa ser corrigido para não ser limitante.
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A liberdade é um estado de ser, quando se existe por si, e necessário quando determinado por outras coisas. A eternidade transcende o tempo, é verdade eterna sem começo nem fim. Essa noção recorre a Platão. Toda causa tem um efeito. Deus é causa primordial que tem inúmeros efeitos. A diversidade de substância é infinita, cada uma é única.
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A mente humana é disposta de tal forma que pode funcionar ordenadamente. A mente humana é uma parte do intelecto infinito de Deus. O corpo humano pode ser afetado de diversas maneiras, e sua potência aumentada e diminuída. A alma pode ser passiva ou ativa. As ideias adequadas existem em Deus, são ativas. O corpo humano é mais engenhoso que as máquinas.
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A ética de Espinoza tem uma frase: “o esforço para compreender é a primeira e única base da virtude”. As emoções são marcadas na alma, Espinoza dá importância para coisas que parecem óbvias, mas são um elo de um intrínseco pensamento. As emoções conscientes, como gostar de alguma coisa, tem de ser seguidas por querer que essa coisa se repita. Para Espinoza, a paixão e perfeição relacionadas com tristeza e alegria constituem a ideia que envolve a essência. A alma repugna imaginar coisas que diminuem sua potência.
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O amor e alegria remetem à ideia de uma coisa exterior. Assim também é com o ódio e a tristeza. O amor gera amor e o ódio. O bem é aquilo que é útil, e o mal inútil. O amor faz parte do amor infinito pelo qual Deus ama a si mesmo. A humildade provem da contemplação da própria fraqueza.
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Fim... Por enquanto!
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