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Prof. Ricardo Lima – Filosofia 3º Ano ESPINOZA.  Espinoza (1632-1677), nasceu em Amsterdã.  Era de família tradicional judia.  Gostava de estudar e.

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1 Prof. Ricardo Lima – Filosofia 3º Ano ESPINOZA

2  Espinoza (1632-1677), nasceu em Amsterdã.  Era de família tradicional judia.  Gostava de estudar e ficar na sinagoga.  Se interessou muito pela filosofia moderna, como Bacon, Hobbes e Descartes.  Foi acusado de heresia, por se mostrar irredutível em suas opiniões.

3  Fez uma análise histórica da Bíblia, colocando-a como fruto do seu tempo.  Critica os dogmas rígidos e rituais sem sentido.  Critica ao luxo e a ostentação da Igreja.  Ofereceram uma espécie de “pensão” para Espinoza manter fidelidade a sinagoga, mas ele recusou.  Foi excomungado, em 1656.

4  Amaldiçoaram-no em um ritual.  Os judeus não falavam de Espinoza, mas os cristãos sim. Apesar disso ele não se converteu ao cristianismo  Tinha uma vida modesta sem luxos.  Sustentava-se com algumas doações e como polidor e cortador de lentes ópticas.

5 PRINCIPAIS OBRAS  Tratado político; inacabado  Tratado de correção do intelecto  Princípios da Filosofia Cartesiana  Pensamentos Metafísicos.  Ética demonstrada pelo método geométrico.

6 Sobre a autoridade do Estado  Espinoza defendeu o liberalismo político.  Direitos naturais são as regras do ser e as leis naturais, que são divinas e eternas.  O objetivo do Estado não deve ser tirânico (como em Hobbes) mas libertário. O direito natural em Espinoza é compatível com a democracia.

7 Deus é a Natureza  A maior parte das religiões ensina que Deus existe em algum lugar fora do mundo, talvez no céu. Baruch Espinosa (1632-1677) era uma exceção, pois pensava que Deus é o mundo. Para defender seu argumento, ele escrevia sobre “Deus ou Natureza” – querendo dizer que as duas palavras referem- se à mesma coisa.

8  Deus e Natureza são duas maneiras de descrever uma única coisa. Deus é a natureza, e a natureza é Deus. Esta é uma forma de panteísmo – crença de que Deus é tudo. Foi uma ideia radical que o envolveu em uma grande quantidade de confusões.

9  Dizia Espinosa: “Se Deus é infinito, segue-se que não pode existir nada que não seja Deus. Se descobrirmos algo no universo que não seja Deus, é porque Deus não é infinito, pois Deus poderia, em princípio, ter sido esse algo, bem como todas as outras coisas. Todos somos partes de Deus, mas também o são as pedras, formigas, folhas de grama e janelas. Tudo. Todas as coisas estão integradas em um todo incrivelmente complexo, mas, em última instância, tudo o que existe é parte de uma única coisa: Deus.”

10 Sobre Deus  A vida de Espinoza foi marcada pela sua concepção de Deus. No Tratado teológico político defende uma interpretação da Bíblia diferente da visão dogmática de judeus e cristãos.  O ponto principal do pensamento de Espinoza é a comunhão entre Deus e a natureza. Espinoza critica a religião porque ela está alimentada pelo medo e a superstição.  A diferença entre filosofia e religião é que a primeira busca a verdade e a segunda precisa da obediência para ser realizada.

11  Como Descartes, Espinoza fala que temos a noção clara do que é verdade, pois ela é certa e suprime toda a dúvida.  A vida pode ser de dois modos: com uma alma unida ao corpo, e apenas corporal. Tudo está vivo, porque tudo está em Deus e ele é vivo.  A onipotência de Deus é dividida em absoluta e ordenada, ordinária e extraordinária.  A ordinária é aquela que dá ordem e conserva o mundo.  A extraordinária vai contra essa ordem, como no caso dos milagres.

12  A memória é uma rede de representações associativas dos objetos. Deus conhece a alma.  E a alma conhece à Deus. O pensamento é um atributo divino.  A alma não conhece a si mesma, e conhece sem adequação o corpo.  A alma não tem vontade nem é livre.  Todas as ideias que se referem à Deus são verdadeiras.

13  Espinoza afirma que a alma humana é imortal.  Deus tem muitas leis que estão acima do intelecto humano, e quando esse as vê, parecem milagres.  Deus está acima da natureza percebida pela razão.  A vontade humana é o seu intelecto.

14 Sobre as riquezas e os prazeres  As riquezas, quando buscadas, absorvem todo o ser do homem, diz Spinoza no (Tratado da Correção do Intelecto).  O homem gosta de paixão e dos prazeres, mas a eles sobrevém a tristeza.  Os prazeres, riquezas e honras devem ser um meio, não um fim.  Devem existir apenas no necessário para manter a boa saúde.

15  No livro Ética é demonstrada pelo método geométrico tem uma estrutura clássica, baseado no modelo do matemático Euclides.  Uma coisa é finita quando podemos limitá- la por outra semelhante.  A substância é independente, em si.  Há três termos básicos no livro: substância, modo e atributo.  O atributo é o que o intelecto percebe da substância.O intelecto precisa ser corrigido para não ser limitante.

16  A liberdade é um estado de ser, quando se existe por si, e necessário quando determinado por outras coisas.  A eternidade transcende o tempo, é verdade eterna sem começo nem fim. Essa noção recorre a Platão.  Toda causa tem um efeito.  Deus é causa primordial que tem inúmeros efeitos.  A diversidade de substância é infinita, cada uma é única.

17  A mente humana é disposta de tal forma que pode funcionar ordenadamente.  A mente humana é uma parte do intelecto infinito de Deus.  O corpo humano pode ser afetado de diversas maneiras, e sua potência aumentada e diminuída.  A alma pode ser passiva ou ativa.  As ideias adequadas existem em Deus, são ativas. O corpo humano é mais engenhoso que as máquinas.

18  A ética de Espinoza tem uma frase: “o esforço para compreender é a primeira e única base da virtude”.  As emoções são marcadas na alma, Espinoza dá importância para coisas que parecem óbvias, mas são um elo de um intrínseco pensamento.  As emoções conscientes, como gostar de alguma coisa, tem de ser seguidas por querer que essa coisa se repita.  Para Espinoza, a paixão e perfeição relacionadas com tristeza e alegria constituem a ideia que envolve a essência.  A alma repugna imaginar coisas que diminuem sua potência.

19  O amor e alegria remetem à ideia de uma coisa exterior. Assim também é com o ódio e a tristeza.  O amor gera amor e o ódio.  O bem é aquilo que é útil, e o mal inútil.  O amor faz parte do amor infinito pelo qual Deus ama a si mesmo.  A humildade provem da contemplação da própria fraqueza.

20  Fim... Por enquanto!


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