Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCármen Alves Leão Alterado mais de 8 anos atrás
1
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil - 2016
2
... espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Como diz Piaget,”cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente” (1977b,p.89)
3
Diretora: Juliana Benicio Orientadora Pedagógica: Ana Cláudia Araújo Orientadora Educacional: Susana Sá Coordenadora de Inclusão: Daniela Assistente Educacional: Izabel
4
Creche II Manhã: Vanessa Creche II Tarde: Angelica e Grazielle Creche III Manhã: Simone e Bruna Creche III Tarde: Lauana e Fran Pré I Manhã: Leiliane (Karla) e Jessica Pré I Tarde: Mariana e Jessica Pré II Manhã: Sheila e Marinez Pré II Tarde: Carla e Dani / Fabiane e Mayara Informática – Débora e Graziele Psicomotricidade – Diego Artes- Aldair Inglês - Daiara
5
Os primeiros dias de aula, em muitas famílias, apreensão.É a fase da adaptação, que vem se tornando cada vez mais suave,com novas estratégias para cativar as crianças e, principalmente, para diminuir a ansiedade dos pais. No Cenequinho, os primeiros dias são de reconhecimento do espaço, das rotinas e da criação de vínculos com os professores e o grupo de amiguinhos. O choro necessita ser substituído pelo encantamento nas brincadeiras, histórias, parquinho, lanches compartilhados, teatrinhos...
6
Os pais devem estar preparados para um horário mais flexível nesse período, de acordo com a reação de cada criança. Para esse período, algumas "dicas" podem ajudar: A segurança da família é decisiva para um bom andamento da adaptação. Explicar a criança que ela vai para à escola.
7
Apenas uma pessoa deve ficar encarregada de trazer a criança à escola. Quem ficar na escola, deixar que a professora haja em todos os momentos. Estamos criando hábitos, através das rotinas diárias. Atitudes diferentes podem dificultar o processo. É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixá-la insegura.
8
Sejam breves na despedida. Às vezes, a criança acaba chorando ao perceber que a separação está sendo difícil também para os pais. É preciso usar sempre a verdade. "Enganar" pode ser mais fácil naquele momento, porém, com certeza atrapalhará as negociações futuras.
9
Nada de chantagens Não introduzir mais novidades na vida da criança. Ex.: Tirar a fralda, trocar de babá,... Evite interrogatórios. Algumas crianças não gostam de contar suas experiências na escola.
10
O C.C.M.A.S.G. objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento. A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
13
Agenda – Observar e preencher Nome nos materiais Muda de roupa Nécessaire – vai na mochila com a escova ( Pré I e II) Remédio Tarefa de casa Tênis é o correto, nada calçado de salto Brinquedos Mochila – uma é o suficiente Dia do brinquedo Horário de chegada e saída
14
Calendário escolar – Recesso será de 08 a 19 de agosto. Aluno doente Uso de celular, tablet,...
15
Trazer na mochila: toalha,calcinha ou cueca ; Vir com a roupa de banho por baixo do uniforme; vir de chinelo.
16
“A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”. (Paulo Freire) Ana Cláudia AraújoEncontro de pais-2016
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.