A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil - 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil - 2016."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil - 2016

2 ... espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Como diz Piaget,”cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente” (1977b,p.89)

3  Diretora: Juliana Benicio  Orientadora Pedagógica: Ana Cláudia Araújo  Orientadora Educacional: Susana Sá  Coordenadora de Inclusão: Daniela  Assistente Educacional: Izabel

4  Creche II Manhã: Vanessa  Creche II Tarde: Angelica e Grazielle  Creche III Manhã: Simone e Bruna  Creche III Tarde: Lauana e Fran  Pré I Manhã: Leiliane (Karla) e Jessica  Pré I Tarde: Mariana e Jessica  Pré II Manhã: Sheila e Marinez  Pré II Tarde: Carla e Dani / Fabiane e Mayara  Informática – Débora e Graziele  Psicomotricidade – Diego  Artes- Aldair  Inglês - Daiara

5 Os primeiros dias de aula, em muitas famílias, apreensão.É a fase da adaptação, que vem se tornando cada vez mais suave,com novas estratégias para cativar as crianças e, principalmente, para diminuir a ansiedade dos pais. No Cenequinho, os primeiros dias são de reconhecimento do espaço, das rotinas e da criação de vínculos com os professores e o grupo de amiguinhos. O choro necessita ser substituído pelo encantamento nas brincadeiras, histórias, parquinho, lanches compartilhados, teatrinhos...

6 Os pais devem estar preparados para um horário mais flexível nesse período, de acordo com a reação de cada criança. Para esse período, algumas "dicas" podem ajudar: A segurança da família é decisiva para um bom andamento da adaptação. Explicar a criança que ela vai para à escola.

7 Apenas uma pessoa deve ficar encarregada de trazer a criança à escola. Quem ficar na escola, deixar que a professora haja em todos os momentos. Estamos criando hábitos, através das rotinas diárias. Atitudes diferentes podem dificultar o processo. É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixá-la insegura.

8 Sejam breves na despedida. Às vezes, a criança acaba chorando ao perceber que a separação está sendo difícil também para os pais. É preciso usar sempre a verdade. "Enganar" pode ser mais fácil naquele momento, porém, com certeza atrapalhará as negociações futuras.

9 Nada de chantagens Não introduzir mais novidades na vida da criança. Ex.: Tirar a fralda, trocar de babá,... Evite interrogatórios. Algumas crianças não gostam de contar suas experiências na escola.

10 O C.C.M.A.S.G. objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento. A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

11

12

13  Agenda – Observar e preencher  Nome nos materiais  Muda de roupa  Nécessaire – vai na mochila com a escova ( Pré I e II)  Remédio  Tarefa de casa  Tênis é o correto, nada calçado de salto  Brinquedos  Mochila – uma é o suficiente  Dia do brinquedo  Horário de chegada e saída

14  Calendário escolar – Recesso será de 08 a 19 de agosto.  Aluno doente  Uso de celular, tablet,...

15 Trazer na mochila: toalha,calcinha ou cueca ; Vir com a roupa de banho por baixo do uniforme; vir de chinelo.

16 “A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”. (Paulo Freire) Ana Cláudia AraújoEncontro de pais-2016


Carregar ppt "Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil - 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google