A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO I CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS / 2009 CBEP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO I CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS / 2009 CBEP."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO I CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS / 2009 CBEP

2 TEMA: ADAPTAÇÃO ESCOLAR: COMO OBTER SUCESSO ?

3 DEFINIÇÃO PROCESSO CONTÍNUO QUE ENVOLVE: - MUDANÇA; - CRESCIMENTO; - CRESCIMENTO; - DESENVOLVIMENTO; - DESENVOLVIMENTO; - AMADURECIMENTO. - AMADURECIMENTO.

4 UMA VERDADE INCONTESTÁVEL: O SER HUMANO ESTÁ EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO. BEBÊ > CRIANÇA > ADOLESCENTE> JOVEM> ADULTO>ANCIÃO.

5 O OBJETIVO DA ADAPTAÇÃO É COMUM À FAMÍLIA E À ESCOLA AMBAS QUEREM QUE A CRIANÇA DESENVOLVA UM CONVÍVIO FELIZ, SEGURO E CONSTRUTIVO COM A INSTITUIÇÃO (PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA, METODOLOGIA...).

6 ETAPAS DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR: ETAPAS DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR:

7 1. ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO

8 2. PROGRAMAÇÃO DO INGRESSO:

9 3. INGRESSO (1º DIA): - NÃO PARA O DESPREPARO E FALTA DE PLANEJAMENTO.

10 3. INGRESSO (1º DIA): - SIM PARA O ENVOLVIMENTO E PARA A ATENÇÃO NECESSÁRIA..

11 4. REGISTRO ESCRITO DO PERÍODO:

12 5. ENCAMINHAMENTO DO RELATÓRIO AO SOE:

13 6. EFETIVAÇÃO

14 QUAL O TEMPO MÉDIO DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR ? CERCA DE DUAS SEMANAS OU 10 DIAS ÚTEIS, PODENDO VARIAR.

15 COMO OBTER SUCESSO NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR ?

16 FAMÍLIA: 1. SEGURANÇA/CONFIANÇA NA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA; 2. PREPARAÇÃO PRÉVIA DA NOVA ROTINA DA CRIANÇA; 3. TRANQUILIDADE NA SEPARAÇÃO;

17 FAMÍLIA: 4. EVITAR MUDANÇAS CONCOMITANTES; 5. MANTER O MESMO ACOMPANHANTE NA ADAPTAÇÃO; 6. EVITAR COMENTÁRIOS NA PRESENÇA DA CRIANÇA;

18 FAMÍLIA: 7. NÃO SAIR ESCONDIDO(A); 8. ENTREGAR A CRIANÇA AO EDUCADOR; 9. RESPEITAR O ESPAÇO DA SALA DE AULA; 10. INCENTIVAR O FILHO A BUSCAR AJUDA COM A PROFESSORA;

19 FAMÍLIA: 11. EVITAR INTERROGATÓRIOS; 12. EM CASO DE DÚVIDA, PROCURAR O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE.

20 ESCOLA: 1. PROMOVER A VISITAÇÃO ANTECIPADA DA FAMÍLIA À INSTITUIÇÃO; 2. EXPLICITAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA; 3. ESCLARECER DÚVIDAS;

21 ESCOLA: 4. PROPORCIONAR UMA ROTINA DE ADAPTAÇÃO SEGURA E SAUDÁVEL; 5. PROGRAMAR ATIVIDADES INCLUSIVAS; 6. MANTER UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS;

22 ESCOLA: 7. DESENVOLVER OFICINAS E ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS AOS PAIS; 8. OPORTUNIZAR ENTREVISTAS ADMISSIONAIS NO SOE; 9. MANTER ESTREITA COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA; COM A FAMÍLIA;

23 ESCOLA: 10. ZELAR PELO CUMPRIMENTO DA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO; 11. PROPORCIONAR O AUXÍLIO DE UM EDUCADOR ASSISTENTE OU FUNCIONÁRIO CAPACITADO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO NOVO ALUNO.

24 BIBLIOGRAFIA: BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência. Porto Alegre: Artes Médicas, DAVINI, Juliana; FREIRE, Madalena. (Org). Adaptação: pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico, Série Cadernos de Reflexão. SAVALLI, Elaine Cristina. Discutindo a adaptação escolar: um caso a ser vivenciado. (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação, 2005.

25 Organização e Edição: Claudia Figueiró Souza Claudia Figueiró Souza - Orientadora Educacional; - Psicopedagoga; - Grafóloga; - Esp. em Linguagem Corporal e Interpretação Corporal e Interpretação do Desenho Infantil. do Desenho Infantil.


Carregar ppt "COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO I CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS / 2009 CBEP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google