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A noção de nautonomia, ou seja,
que sejam oferecidas condições desiguais de ação entre as pessoas para aquelas com necessidades e formas de vida diferentes possam ter igualdade de possibilidades e responsabilidades. Trata-se de desigualar condições para igualar oportunidades. Held, citado por Rosita Carvalho, pág.14(2004)
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com Transtorno Global do Desenvolvimento no
A inclusão de aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento no IF Sul-Rio-Grandense/ Sapucaia do Sul : um estudo de caso Clarice Francisco Brauner IF Sul-Rio-Grandense / Campus Sapucaia do Sul
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IF Sul-Rio-Grandense/Sapucaia do Sul Ensino Médio 17 anos-Masculino
Estudo de Caso 2007 IF Sul-Rio-Grandense/Sapucaia do Sul Ensino Médio 17 anos-Masculino Transtorno Global do Desenvolvimento Para pensar em inclusão precisamos proporcionar melhores condições a todos, democratizar oportunidades, e , é necessário sinalizar para o cuidado ao trabalhar com valores éticos da justiça e da sociedade. Todos têm direito a viver com dignidade, de forma mais prazeirosa, mais confortável, criativa, satisfatória e é claro, com liberdade. Acreditar é investir.
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-Conscientizar os profissionais sobre a importância da inclusão.
Objetivo Conhecer as necessidades de um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento para qualificar o processo de Inclusão na busca da qualidade e acessibilidade do ensino. Objetivos Específicos -Conscientizar os profissionais sobre a importância da inclusão. -Conhecer o aluno / Transtorno Global do Desenvolvimento. -Buscar ações que visem qualificar o processo de Inclusão . -Capacitar servidores na busca de um perfil mais adequado para desenvolver práticas educativas aplicadas ao trabalho inclusivo.
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Observações, entrevistas, conversas, reuniões, investigação, estudo de
Pesquisa descritiva Observações, entrevistas, conversas, reuniões, investigação, estudo de documentos, trabalhos escritos, depoimentos pessoais, análise de ações e análise do comportamento. Como exemplos: -análise e observação do aluno em situações de sala de aula, aulas individualizadas e com mudança de profissionais -investigação na busca de subsídios sobre TGD e histórico do aluno -reuniões com pais, professores e o próprio aluno -investigação de exames e testes com profissionais da área médica (psicólogos –clínica/aplicação de testes /e neurologista) -adaptações de metodologias, utilizando material concreto no ensino -observações diárias das atividades desenvolvidas pelo aluno na escola em situação de estudo e de trabalho como bolsista da Instituição -registro de percepções dos professores referentes a avanços, dificuldades, fugas, etc.
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Considerações importantes:
Os servidores: -conheceram e perderam o receio de trabalhar com pessoas com necessidades educacionais específicas. (quebra de barreiras atitudinais) -consideram e tratam o espaço educativo como um local que oferece a todas as pessoas as mesmas oportunidade de promover com qualidade o crescimento pessoal e cognitivo. (oportunizar experiência profissional) -A Instituição busca trabalhar com qualidade, responsabilidade e consciência de melhor proceder pedagogicamente com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas. (Consciência do ato de Incluir)
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Considerações importantes:
Os professores: -Capacitaram através da prática e da troca de experiências entre seus pares. - Conscientizaram da qualificação diária do processo educacional visando uma Inclusão com qualidade. -Adquiriram e aprofundaram conhecimentos e informações sobre Transtorno Global do Desenvolvimento e a própria atuação na Inclusão.
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Considerações importantes:
O aluno: Apresentou crescimento pessoal e evolução cognitiva e inter-pessoal nas suas atividades escolares,pessoais e profissionais.
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Conclusão Inclusão com qualidade social será possível se/ - Oportunidade de desenvolver suas potencialidades, acreditando no alcance da autonomia e de sua independência; Capacitação de profissionais de forma qualificar o processo de ensino identificando ações.
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Conclusão Inclusão com qualidade social oportuniza/ -maior humanização nas relações entre servidores e alunos e entre seus pares. -mudanças educativas, sociais, culturais, promovendo o crescimento pessoal e cognitivo do aluno.
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Busca-se melhores resultados cognitivos e a
Conclusão Para efetivar a Inclusão com qualidade social Busca-se melhores resultados cognitivos e a certificação de suas aprendizagens. (expectativas deste trabalho são inesgotáveis)
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Negar a deficiência é tão perverso
quanto lhes negar a possibilidade de acesso, ingresso e permanência bem sucedida no processo educacional escolar, recebendo a educação escolar que melhor lhes permita a remoção de barreiras para sua aprendizagem e participação. Rosita Carvalho (2004- pág.59)
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Referência das citações:
CARVALHO, Rosita Elder. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre, Ed. Mediação, 2004.
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