A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM E PROPÓSITO DO DÍZIMO O dízimo, como verdade bíblica: - Já foi alvo de esquecimento - É objeto de distorções hoje quanto a: a) Validade b) Finalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM E PROPÓSITO DO DÍZIMO O dízimo, como verdade bíblica: - Já foi alvo de esquecimento - É objeto de distorções hoje quanto a: a) Validade b) Finalidade."— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM E PROPÓSITO DO DÍZIMO O dízimo, como verdade bíblica: - Já foi alvo de esquecimento - É objeto de distorções hoje quanto a: a) Validade b) Finalidade c) Aplicação

2 “Seu povo não lhe dá em dízimos e ofertas o que lhe pertence. Esse roubo a Deus, praticado tanto pelos ricos como pelos pobres, traz trevas às igrejas: o ministro que com elas trabalha, e não lhes mostra a vontade de Deus claramente revelada, é condenado com o povo por negligenciar seu dever”. CSM, 87.

3 TEOLOGIA DO DÍZIMO AS ESCRITURAS 1.É ANTERIOR A LEI MOSAICA 2.A FÉ É O ELEMENTO CHAVE PARA A FIDELIDADE A DEUS 3.FOI REGULAMENTADO APÓS A SAÍDA DO EGITO: A) DEVERIA SER DADO SOMENTE AOS LEVITAS QUE ATUAVAM COMO SACERDOTES, CANTORES E MESTRES DA LEI E, QUE B) DARIAM AOS SACERDOTES DA FFAMÍLIA DE ARÃO, OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS

4 “O sistema especial do dízimo baseia- se em um princípio tão duradouro como a Lei de Deus”. “Como ousa então o homem até mesmo pensar em seu coração que uma sugestão para reter o dízimo e ofertas vem do Senhor?”.

5 O DÍZIMO NO AT O esboço a seguir ajudará a compreender as rendas do Templo e suas finalidades: 1.Para sacerdotes (levitas da família de Arão). Núm. 18:9-26 e Lev. 5:15 e 7:35. 2.Para os levitas (Núm. 18:21-32) – dízimos de tudo em Israel. 3.Para os pobres: segundo dízimo, respiga e o ano sabático. Deut. 24:19-22; Lev. 19:9-10 e 25:9 e10. 4.Para construção, reforma e manutenção do Templo: a) imposto anual; b) resgate das pessoas; c) coleta feita pelos sacerdotes; d) ofertas voluntárias

6 COMO FORAM ADMINISTRADOS OS DÍZIMOS E OFERTAS EM 1. JOÁS(835-796) – Reforma do Templo e seus serviços. a) Incita os levitas a sair pelas cidades e levantar dinheiro, incluso o imposto de Moisés”(Êxo.30:11-16), deveria ser pago do primeiro ao décimo quinto dia, de meio siclo (3 gramas de prata = R$ 30,00) b) Imposto do Templo, resgate das pessoas, ofertas voluntárias e arrecadação c) Os dízimos continuavam exclusivos para os sacerdotes

7 2. EZEQUIAS (729-686) – Reforma espiritual a) O rei custearia as despesas das cerimônias diárias e nas festas ( Núm. 28:1-29) b) O povo contribuiria com a parte devida aos sacerdotes e levitas – dízimos e ofertas (v.4-6 e Núm.18) c) Dois grupos foram encarregados: - (A) – Dízimos e porções dos sacerdotes; pagamentos dos levitas; recebiam apenas os registrados como ministros de Deus; o salário era pago por uma tesouraria centralizada e não diretamente dos adoradores. - (B) – Ofertas e sua distribuição aos que serviam no Templo - Deus abençoou e aprovou, declarando-a boa, reta e verdadeira(v.20 e 21) - Os dízimos continuavam exclusivos do sacerdócio.

8 3. Josias (640 – 609 ) – Seguiu mesmo padrão das reformas de Joás e Ezequias 4. Neemias ( 444 ) – Essa é a primeira reforma pós exílio babilônico e chama a atenção pelo forte apelo à devolução dos dízimos, ofertas e outras. Neemias centraliza o recebimento e escolhe equipes de distribuição em Jerusalém e nas cidades dos levitas (Nee. 12:44-47; 13:10-13)

9 5. Malaquias ( 400 ) – Faz menção de um corpo de levitas nomeados para receber e dar as porções aos sacerdotes. A ênfase é a falta de bênçãos em virtude de não devolver os dízimos e ofertas e trazê-los à Jerusalém sob a supervisão dos sacerdotes e manter a porção dos levitas em suas cidades.


Carregar ppt "ORIGEM E PROPÓSITO DO DÍZIMO O dízimo, como verdade bíblica: - Já foi alvo de esquecimento - É objeto de distorções hoje quanto a: a) Validade b) Finalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google