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História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.

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1 História da administração

2 A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro.

3 Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada

4 A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor.

5  Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis:  Tarefas  Estrutura  Pessoas  Ambiente  Tecnologia

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7 Administração Cientifica surgiu nos Estados Unidos em 1900 Clássica surgiu em França em 1916 Burocracia surgiu na Alemanha em 1930 Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos em 1933

8 Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional.

9 Pode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados. A administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave, tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

10 No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano, Frederick W. Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica; aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário). O outro era europeu, Henri Fayol, desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter- relações. Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração. Aborgagem Clássica da administração

11 11 Abordagem Clássica da administração Abordagem Clássica da Administração Científica Teoria Clássica Taylor Fayol Ênfase nas Tarefas Ênfase na Estrutura

12  Antes de Taylor ◦ Sistema de Iniciativa e Incentivo ◦ Baixa produtividade ◦ Baixos salários  Importância de Taylor: ◦ Pioneirismo: análise sistemática de organizações ◦ Ciência, em lugar de empirismo ◦ Harmonia de interesses entre patrão e empregado ◦ Alta produtividade ◦ Altos salários Administração Científica

13 A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários. Filme Tempos Modernos Administração Científica

14 A Organização racional do trabalho se fundamenta nas seguintes análises do trabalho operário: Estudo dos tempos e movimentos Fragmentação das tarefas Especialização do trabalhador Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Nesta fase, a única forma de se obter a colaboração do operário era através de incentivos salariais e prêmios de produção. O salário era a única fonte de motivação.

15 A teoria Burocrática e a sua origem As origens da burocracia remontam à época da antiguidade, quando o ser humano elaborou e registou os seus primeiros códigos de normatização das relações entre o Estado e as pessoas entre pessoas. Contudo, a burocracia tal como existe hoje, teve origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. Representante – Max Weber Ênfase – Estrutura organizacional Conceito de Empresa – Organização formal, constituída por um sistema social e por um conjunto de funções especializadas

16 A teoria Burocrática e a sua origem Princípios: - Caráter formal das organizações - Caráter racional e divisão do trabalho - Impessoalidade das relações - Profissionalização - Competência Técnica - Rotinas e procedimentos estandardizados - Separação entre propriedade e administração

17 A teoria Burocrática e a sua origem Caraterísticas: A empresa baseia-se na racionalidade (adequação dos meios aos fins) a fim de garantir o máximo de eficiência. Objetivo: Máxima eficiência Críticas: - Excesso de racionalismo - Conservadorismo das normas - Sistema fechado - Desconhecimento da organização informal - Abordagem descritiva e explicativa

18 Teoria das Relações Humanas A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir-se a forte tendência da desumanização do trabalho surgida com a utilização de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores eram forçosamente submetidos. Assim, a Teoria das Relações Humanos veio adequar-se aos novos padrões de vida do povo americano. Representante – Elton Mayo Ênfase – Nas pessoas Conceito de Empresa – Organização formal composta por um sistema social e por um conjunto de papéis.

19 Teoria das Relações Humanas Princípios: - Delegação da autoridade - Autonomia do trabalhador - Confiança e Abertura - Dinâmica de grupo

20 Teoria das Relações Humanas Características: - Níveis de produção em resultados da inversão social - Comportamento do indivíduo determinado pelo grupo - As pessoas desejam obter conhecimento e aprovação social Objetivo: Democratizar e humanizar a gestão Críticas: - Não abarca outras realidades, para além da social - Abordagem em sistema fechado


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