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PublicouMaria Luiza Abreu Damásio Alterado mais de 8 anos atrás
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INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André
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ORIGEM
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Linha temporal das Teorias da Adm. AnoTeoria: AnoTeoria: 1954Neo-Clássica ORIGENS: 1935 – Peter Drucker “The End of the Economic Man” 1999 – Peter Drucker “Managerial Challenge for the 21th Century”
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ORIGENS: Surgiunecessidade conceitos Teoria Clássica Surgiu da necessidade de utilizar os conceitos relevantes da Teoria Clássica... Condensando-os outras teorias Condensando-os com outros conceitos oferecidos por outras teorias mais recentes.
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movimentoheterogêneo. Os “autores” neoclássicos não formam uma Escola bem definida, e sim, um movimento heterogêneo. Recebe denominações como: * Escola Operacional * Escola Operacional ou * EscolaProcesso Administrativo * Escola do Processo Administrativo. ORIGENS:
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OBJETIVOS Representa uma atualização dos princípios clássicos da administração: Departamentalização Organização Racional do Trabalho Estrutura linear Estrutura funcional
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OBJETIVOS oNão forma propriamente uma escola definida, mas um movimento heterogêneo oPossui um caráter eclético, ou seja, de abraçar as diversas teorias adminstrativas que lhe antecederam
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OBJETIVOS Para os neoclássicos, a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. O bom administrador é aquele que alcança esse propósito com o mínimo de recursos e esforço e com menos conflitos.
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Teoria Neoclássica da Administração Principais Características Ênfase na prática da administração Reafirmação dos postulados clássicos Ênfase nos princípios gerais da administração Ênfase nos objetivos e nos resultados Ecletismo nos conceitos
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Ênfase na prática da administração Busca pelo pragmatismo e resultados concretos Conceitos formulados de maneira utilizável Foco na ação administrativa Possui aspectos instrumentais Influência da cultura pragmática americana
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Reafirmação dos postulados clássicos Reação às ciências comportamentais. Retomada do legado da Teoria Clássica. Ampliação e flexibilidade à Teoria Clássica. Realinhamento das estruturas de organização tipo linear, funcional, autoridade, responsabilidade, etc.
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Ênfase nos princípios gerais da administração Normas de comportamento administrativo. “Leis” científicas dos clássicos para busca de soluções administrativas práticas. Volta dos princípios gerais de planejar, organizar, dirigir e controlar. Crença de que os problemas de gestão das diversas organizações são os mesmos.
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Ênfase nos objetivos e nos resultados oPremissa de que a organização existe para atingir objetivos e alcançar resultados. oUtilização dessa premissa para avaliar o desempenho das organizações. oBusca da operação eficiente. oAPO – Administração por Objetivos
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Quanto a autoridade... “Deve haver linhas claras da autoridade decendo do topo até a base da organização e responsabilidade da Base ao topo.”
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A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito. ”
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A responsabilidade deve ser acompanhada de correspondente autoridade.
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“ Autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação.. “
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O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível.
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Quanto à Estrutura Organização Linear Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade Poder de tomar as decisões Demora no processo de comunicação Pequenas empresas ou de empresas em fase inicial
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Quanto à Estrutura Organização Funcional Princípio funcional ou princípio da especialização Nenhum superior tem autoridade total Especialização diferente Forte tendência de conflitos dentro da empresa
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Quanto à Estrutura Organização Linha-Staff Combinação dos tipos de organização linear e funcional Incrementar as vantagens e reduzir as suas desvantagens Tipo de organização mais utilizado Mantém o princípio de hierarquia
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Quanto à Responsabilidade Desempenhar a tarefa designada Grau de autoridade é proporcional Relação superior-subordinado Serviços em troca de retribuições ou compensação monetária Responsabilidade é delegada a subordinados Muita discussão e controvérsia.
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QUANTO A ORGANIZAÇÃO: Homogênea: algo único sem partes. “ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO”.
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Agrupa as atividades e as aloca à s lideran ç as com autoridade para definir os meios mais indicados A organiza ç ão é descrita em componentes, princ í pios b á sicos e t é cnicas ORGANIZA Ç ÃO
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Tarefas – menor unidade de trabalho Pessoas – habilidade, aptidão, experiência, interesse e pr á tica Ó rgãos – dispostos em n í veis hier á rquicos Rela ç ões – indiv í duo com o trabalho indiv í duo com a organiza ç ão indiv í duo com a organiza ç ão informal COMPONENTES DA ORGANIZA Ç ÃO
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Princípio do objetivo – deve ser definido e compreendido por todos Da unidade de funções – devem operar em conjunto Da simplicidade – ter por base inter-relações claras e simples Das inter-relações individuais – atribuir deveres e responsabilidades, incentivos ao trabalho participativo Da autoridade – deve corresponder à responsabilidade Da subordinação a um único superior Do alcance do controle – limitar os contatos dirigente/ subordinado Da racionalidade – lutar contra o desperdício Da divisão do trabalho – em tarefas elementares para tornar fácil Do princípio industrial – relações no trabalho, preservar integridade PRINC Í PIOS B Á SICOS DA ORGANIZA Ç ÃO (1)
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São os gráficos organizacionais – facilitam a transmissão de inform.: Organograma – mostra a organização formal Funcionograma – descrição funcional de cada órgão Fluxograma – seqüência de um trabalho Fluxolocalgrama – fluxograma sobre o desenho da planta Harmonograma – itinerário dos diversos fluxos de trabalho Controlgrama – valor relativo entre o resultado e o parâmetro de refer Cronograma – diversas fases de um processo operacional Micromovigrama – movimentos mãos e pés versus tempo/ sincronia Ergograma – gráfico da fadiga do homem perante a tarefa executada adocracia.ppt adocracia.ppt T É CNICAS DE ORGANIZA Ç ÃO
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QUANTO AO TAMANHO: Downsizing: é uma das técnicas da administração contemporânea, que tem por objetivos a eliminação da burocracia comparativa desnecessária. Empowermet: É uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
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Processo Administrativo
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O Processo Administrativo Planejamento Organização - Dividir o trabalho - Designar as atividades - Agrupar as atividades em órgãos e cargos - Alocar os recursos - Definir autoridade e responsabilidade - Dividir o trabalho - Designar as atividades - Agrupar as atividades em órgãos e cargos - Alocar os recursos - Definir autoridade e responsabilidade - Designar as pessoas - Coordenar os esforços - Comunicar - Motivar - Liderar - Orientar - Designar as pessoas - Coordenar os esforços - Comunicar - Motivar - Liderar - Orientar Direção Controle - Definir os padrões - Monitorar o desempenho - Avaliar o desempenho - Ação corre- tiva - Definir os padrões - Monitorar o desempenho - Avaliar o desempenho - Ação corre- tiva -Estratégia global - Formular objetivos - Definir os planos para alcançá-los - Programar as atividades -Estratégia global - Formular objetivos - Definir os planos para alcançá-los - Programar as atividades
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“O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.”
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Planejamento Estabelecimento de objetivos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL
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Controle
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“ Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos “.
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Controle como um sistema automático de regulação Controle como função administrativa
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Fases do controle Estabelecimento de padrões ou critérios Observação do desempenho Comparação do desempenho com o padrão estabelecido Ação corretiva
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OBRIGADO !
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REFERÊNCIAS Harold Koontz e Cyril O’Donnell, Princípios de Administração — Uma Análise das Funções Administrativas. São Paulo: Editora Pioneira, 1976. Theo Haiman, Dirección y Gerencia. Barcelona: Ed. Hispano Europea, 1965. V. Também: William H. Newman, Ação Administrativa. As Técnicas de Organização e Gerência. São Paulo: Ed.
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