A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André."— Transcrição da apresentação:

1 INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André

2 ORIGEM

3 Linha temporal das Teorias da Adm. AnoTeoria: AnoTeoria:  1954Neo-Clássica ORIGENS: 1935 – Peter Drucker “The End of the Economic Man” 1999 – Peter Drucker “Managerial Challenge for the 21th Century”

4 ORIGENS: Surgiunecessidade conceitos Teoria Clássica Surgiu da necessidade de utilizar os conceitos relevantes da Teoria Clássica... Condensando-os outras teorias Condensando-os com outros conceitos oferecidos por outras teorias mais recentes.

5 movimentoheterogêneo. Os “autores” neoclássicos não formam uma Escola bem definida, e sim, um movimento heterogêneo. Recebe denominações como: * Escola Operacional * Escola Operacional ou * EscolaProcesso Administrativo * Escola do Processo Administrativo. ORIGENS:

6 OBJETIVOS Representa uma atualização dos princípios clássicos da administração: Departamentalização Organização Racional do Trabalho Estrutura linear Estrutura funcional

7 OBJETIVOS oNão forma propriamente uma escola definida, mas um movimento heterogêneo oPossui um caráter eclético, ou seja, de abraçar as diversas teorias adminstrativas que lhe antecederam

8 OBJETIVOS Para os neoclássicos, a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. O bom administrador é aquele que alcança esse propósito com o mínimo de recursos e esforço e com menos conflitos.

9 Teoria Neoclássica da Administração Principais Características  Ênfase na prática da administração  Reafirmação dos postulados clássicos  Ênfase nos princípios gerais da administração  Ênfase nos objetivos e nos resultados  Ecletismo nos conceitos

10 Ênfase na prática da administração  Busca pelo pragmatismo e resultados concretos  Conceitos formulados de maneira utilizável  Foco na ação administrativa  Possui aspectos instrumentais  Influência da cultura pragmática americana

11 Reafirmação dos postulados clássicos  Reação às ciências comportamentais.  Retomada do legado da Teoria Clássica.  Ampliação e flexibilidade à Teoria Clássica.  Realinhamento das estruturas de organização tipo linear, funcional, autoridade, responsabilidade, etc.

12 Ênfase nos princípios gerais da administração Normas de comportamento administrativo. “Leis” científicas dos clássicos para busca de soluções administrativas práticas. Volta dos princípios gerais de planejar, organizar, dirigir e controlar. Crença de que os problemas de gestão das diversas organizações são os mesmos.

13 Ênfase nos objetivos e nos resultados oPremissa de que a organização existe para atingir objetivos e alcançar resultados. oUtilização dessa premissa para avaliar o desempenho das organizações. oBusca da operação eficiente. oAPO – Administração por Objetivos

14 Quanto a autoridade... “Deve haver linhas claras da autoridade decendo do topo até a base da organização e responsabilidade da Base ao topo.”

15 A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito. ”

16  A responsabilidade deve ser acompanhada de correspondente autoridade.

17 “ Autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação.. “

18 O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível.

19 Quanto à Estrutura Organização Linear  Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade  Poder de tomar as decisões  Demora no processo de comunicação  Pequenas empresas ou de empresas em fase inicial

20 Quanto à Estrutura Organização Funcional  Princípio funcional ou princípio da especialização  Nenhum superior tem autoridade total  Especialização diferente  Forte tendência de conflitos dentro da empresa

21 Quanto à Estrutura Organização Linha-Staff  Combinação dos tipos de organização linear e funcional  Incrementar as vantagens e reduzir as suas desvantagens  Tipo de organização mais utilizado  Mantém o princípio de hierarquia

22 Quanto à Responsabilidade  Desempenhar a tarefa designada  Grau de autoridade é proporcional  Relação superior-subordinado  Serviços em troca de retribuições ou compensação monetária  Responsabilidade é delegada a subordinados  Muita discussão e controvérsia.

23 QUANTO A ORGANIZAÇÃO: Homogênea: algo único sem partes. “ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO”.

24 Agrupa as atividades e as aloca à s lideran ç as com autoridade para definir os meios mais indicados A organiza ç ão é descrita em componentes, princ í pios b á sicos e t é cnicas ORGANIZA Ç ÃO

25  Tarefas – menor unidade de trabalho  Pessoas – habilidade, aptidão, experiência, interesse e pr á tica  Ó rgãos – dispostos em n í veis hier á rquicos  Rela ç ões – indiv í duo com o trabalho indiv í duo com a organiza ç ão indiv í duo com a organiza ç ão informal COMPONENTES DA ORGANIZA Ç ÃO

26  Princípio do objetivo – deve ser definido e compreendido por todos  Da unidade de funções – devem operar em conjunto  Da simplicidade – ter por base inter-relações claras e simples  Das inter-relações individuais – atribuir deveres e responsabilidades, incentivos ao trabalho participativo  Da autoridade – deve corresponder à responsabilidade  Da subordinação a um único superior  Do alcance do controle – limitar os contatos dirigente/ subordinado  Da racionalidade – lutar contra o desperdício  Da divisão do trabalho – em tarefas elementares para tornar fácil  Do princípio industrial – relações no trabalho, preservar integridade PRINC Í PIOS B Á SICOS DA ORGANIZA Ç ÃO (1)

27 São os gráficos organizacionais – facilitam a transmissão de inform.:  Organograma – mostra a organização formal  Funcionograma – descrição funcional de cada órgão  Fluxograma – seqüência de um trabalho  Fluxolocalgrama – fluxograma sobre o desenho da planta  Harmonograma – itinerário dos diversos fluxos de trabalho  Controlgrama – valor relativo entre o resultado e o parâmetro de refer  Cronograma – diversas fases de um processo operacional  Micromovigrama – movimentos mãos e pés versus tempo/ sincronia  Ergograma – gráfico da fadiga do homem perante a tarefa executada  adocracia.ppt adocracia.ppt T É CNICAS DE ORGANIZA Ç ÃO

28

29 QUANTO AO TAMANHO: Downsizing: é uma das técnicas da administração contemporânea, que tem por objetivos a eliminação da burocracia comparativa desnecessária. Empowermet: É uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.

30 Processo Administrativo

31 O Processo Administrativo Planejamento Organização - Dividir o trabalho - Designar as atividades - Agrupar as atividades em órgãos e cargos - Alocar os recursos - Definir autoridade e responsabilidade - Dividir o trabalho - Designar as atividades - Agrupar as atividades em órgãos e cargos - Alocar os recursos - Definir autoridade e responsabilidade - Designar as pessoas - Coordenar os esforços - Comunicar - Motivar - Liderar - Orientar - Designar as pessoas - Coordenar os esforços - Comunicar - Motivar - Liderar - Orientar Direção Controle - Definir os padrões - Monitorar o desempenho - Avaliar o desempenho - Ação corre- tiva - Definir os padrões - Monitorar o desempenho - Avaliar o desempenho - Ação corre- tiva -Estratégia global - Formular objetivos - Definir os planos para alcançá-los - Programar as atividades -Estratégia global - Formular objetivos - Definir os planos para alcançá-los - Programar as atividades

32 “O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.”

33 Planejamento Estabelecimento de objetivos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

34 Controle

35 “ Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos “.

36  Controle como um sistema automático de regulação  Controle como função administrativa

37 Fases do controle  Estabelecimento de padrões ou critérios  Observação do desempenho  Comparação do desempenho com o padrão estabelecido  Ação corretiva

38 OBRIGADO !

39 REFERÊNCIAS Harold Koontz e Cyril O’Donnell, Princípios de Administração — Uma Análise das Funções Administrativas. São Paulo: Editora Pioneira, 1976. Theo Haiman, Dirección y Gerencia. Barcelona: Ed. Hispano Europea, 1965. V. Também: William H. Newman, Ação Administrativa. As Técnicas de Organização e Gerência. São Paulo: Ed.


Carregar ppt "INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google