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Teoria Geral da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração
Aula 06: Teoria Neoclássica da administração Prof. Diovani Milhorim

2 Abordagem Neoclássica
A Abordagem Neoclássica trabalha com os princípios da Teoria Clássica, atualizando-os para as organizações atuais. Suas principais características são: Ênfase na prática da administração Reafirmação dos princípios da TC Ênfase nos princípios gerais da administração Ênfase nos objetivos e resultados organizacionais Ecletismo nos conceitos

3 Aspectos Comuns Para os Neoclássicos, as organizações possuem alguns aspectos comuns: Objetivo Razão de ser da empresa Administração Eficiência: meio, fazer corretamente Eficácia: resultado, fazer as coisas certas Desempenho individual Capacitação

4 Princípios Básicos da Organização
Divisão do trabalho Decomposição de um trabalho em atividades menores Surgem os níveis hierárquicos: institucional, funcional e operacional. Especialização Conseqüência da divisão do trabalho Cada nível ou departamento possui funções específicas

5 Princípios Básicos da Organização
Hierarquia Conseqüência da divisão do trabalho e da especialização A existência de diversas tarefas exige a diferenciação de ‘poder’ Quanto maior a organização, normalmente maior é o nível hierárquico Aplicação dos conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação

6 Princípios Básicos da Organização
Autoridade Alocada em cargos, e não em pessoas Aceita pelos subordinados Flui de cima para baixo Responsabilidade Inerente das pessoas e não dos cargos Dever de desempenhar o cargo ou a tarefa entregue

7 Princípios Básicos da Organização
Delegação Alocado ao cargo Processo de transferir autoridade e/ou responsabilidade para níveis inferiores da hierarquia Deve-se: delegar a tarefa inteira delegar à pessoa certa proporcionar informação constante e adequada avaliar e recompensar o desempenho

8 Princípios Básicos da Organização
Amplitude administrativa Refere-se ao número de subordinados que um indivíduo pode ter. Organização ‘alta’ ou ‘achatada’ Centralização e Descentralização Refere-se à alocação da autoridade nos indivíduos, quanto à tomada de decisão Centralização  unidade de comando Descentralização  supervisão funcional

9 Organização Centralizada x Descentralizada
Organização Centralizada Organização Descentralizada

10 Vantagens da Centralização Desvantagens da Centralização
Princípios Básicos da Organização Vantagens da Centralização Desvantagens da Centralização decisões são tomadas por indivíduos com visão global da empresa tomadores de decisão são mais experientes, capacitados decisões são mais consistentes com planejamento executivos estão longe do dia-a-dia da empresa executivos têm pouco contato com funcionários caminho complexo das comunicações

11 Vantagens e Desvantagens da Descentralização
1. As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação. 2. Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação. 3. Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios. 4. Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. 1. Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. 2. Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios. 3. Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais. 4. As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

12 Funções do Administrador
Funções administrativas x Processo administrativo Planejar Organizar Controlar Dirigir

13 As quatro funções administrativas
Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar.

14 Funções do Administrador: Planejar
É definir objetivos ou resultados a serem alcançados. É definir um objetivo, avaliar as alternativas para realizá-lo e escolher um curso específico de ação. É o processo de estabelecer objetivos e linhas de direção e ação adequadas para alcançar tais objetivos. Deve ser constante nas Organizações.

15 Funções do Administrador: Planejar
Níveis de Planejamento Planos Estratégicos (Corporate) Formulados pela alta administração. Definem: a visão, missão e valores da empresa o futuro da empresa – objetivos a longo prazo as formas de atuação no mercado Planos Funcionais (Unidades de Negócio) Definem: os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais da organização (RH, produção, marketing, finanças) para realização do plano estratégico Planos Operacionais (Funcional) Definem: as atividades, os recursos e as formas de controle para realização dos planos funcionais.

16 Funções do Administrador
Organizar É estruturar os recursos da organização a fim de que alcancem os objetivos propostos. Determinar atividades Agrupá-las em estrutura lógica Alocar responsáveis

17 Funções do Administrador
Dirigir Refere-se à ação propriamente dita do administrador no dia-a-dia da organização. É garantir que os esforços dos indivíduos caminhem em um único sentido.

18 Funções do Administrador
Controlar “Controlar tem por finalidade manter um sistema na direção de um objetivo, com base em informações contínuas sobre as atividades.”

19 O controle aplica-se a toda organização.
Funções do Administrador: Controlar O controle aplica-se a toda organização. Controle Estratégico grau de realização da missão, objetivo adequação dos planos ao ambiente externo desempenho global da organização Controle nas áreas funcionais produção: qualidade, quantidade e produtividade RH: rotatividade, atrasos, desempenhos pessoais Marketing: participação no mercado, respostas de campanhas. Controle nas áreas operacionais consumo de recursos rendimento das atividades e máquinas

20 Funções do Administrador: Controlar
Sistema de Controle Objetivos Processo de Execução Atividades Feed-back Padrões Comparação Resultados igual maior menor

21 Funções do Administrador: Controlar
Comparação do resultado em relação ao planejado: Maior resultado acima do planejado podem ser dadas recompensas pode-se aumentar o objetivo planejado Igual resultado é igual ao planejado pode ser dada recompensa pode manter-se o planejado Menor resultado abaixo do planejado deve ser tomada uma ação corretiva pode-se reduzir o objetivo planejado


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