A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Teoria Neoclássica da Administração Principais autores: –Peter F. Drucker –Ernest Dale –Harold Koontz –Cyril ODonnell, –Michael.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Teoria Neoclássica da Administração Principais autores: –Peter F. Drucker –Ernest Dale –Harold Koontz –Cyril ODonnell, –Michael."— Transcrição da apresentação:

1 1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Teoria Neoclássica da Administração Principais autores: –Peter F. Drucker –Ernest Dale –Harold Koontz –Cyril ODonnell, –Michael Jucius –Willian Newman –Ralph Davis –George Terry –Morris Hurley –Louis Allen Teoria Neoclássica também é conhecida como Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo, ou Abordagem Universalista da Administração.

2 2 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Características principais da Teoria Neoclássica: 1.Ênfase na prática da administração Tem como foco principal os aspectos práticos da Administração, na busca de resultados concretos e palpáveis, porém não descuidando dos conceitos teóricos da administração. Os autores defendem que a teoria somente tem valor quando operacionalizado na prática, ou seja, que leve à ação administrativa.

3 3 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 2.Reafirmação Relativa dos postulados clássicos Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando e reestruturando de acordo com as demandas atuais, porém dando uma conotação mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha-staff, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização são realinhados e reavaliados na abordagem neoclássica.

4 4 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 3.Ênfase nos Princípios Gerais da Administração São estabelecidas algumas normas de comportamento administrativo, como forma de retomar as leis cientificas e ao mesmo tempo buscar as soluções administrativas. Os princípios gerais: planejar, organizar, dirigir, controlar devem ser levados em consideração em todas as organizações. Apesar de atividades diferentes, os problemas nas organizações passam a ser comuns na contratação de pessoas, no estabelecimento de planos e objetivos, na avaliação de resultados e na coordenação e controle das operações. –Ex.: indústria, governo, Igreja, exército, supermercado, banco e universidades

5 5 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 4.Ênfase nos objetivos e nos Resultados Toda organização existe, não para si mesma, mas sim para alcançar objetivos e produzir resultados. Uma organização é dimensionada, estruturada e orientada em função dos objetivos e resultados que pretende alcançar. Ênfases diferenciadas: –Na Administração Científica: os métodos e a racionalização do trabalho, –Na Teoria Clássica: princípios gerais da Administração (planejar, organizar, dirigir, controlar) –Na Teoria Neoclássica: são considerados os meios para se alcançar a eficácia e a eficiência.

6 6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Segundo definição: Dicionário Aurélio: EFICAZ: aquele que produz efeito, que produz muito, que dá bom resultado. EFICIENTE: ação, força, virtude de produzir um efeito. Segundo a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade): Eficiência é a capacidade de atingir os resultados ou objetivos determinados, otimizando o uso dos recursos disponíveis. Ou seja, eficiente é quem faz mais com menos. Eficácia é a capacidade de atingir um determinado objetivo ou resultado esperado. É possível ser eficaz (atingir os objetivos) sem ser eficiente.

7 7 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIFERENÇAS ENTRE EFICIENCIA E EFICACIA EFICIENCIAEFICÁCIA ENFASE NOS MEIOSENFASE NOS RESULTADOS FAZER CORRETAMENTE AS COISASFAZER AS COISAS CERTAS RESOLVER PROBLEMASATINGIR OBJETIVOS SALVAGUARDAR RECURSOSOTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS CUMPRIR TAREFAS E OBRIGAÇÕESOBTER RESULTADOS TREINAR OS SUBORDINADOSDAR EFICÁCIA AOS SUBORDINADOS MANTER AS MÁQUINASMÁQUINAS EM BOM FUNCIONAMENTO PRESENÇA NOS TEMPLOSPRATICA DOS VALORES RELIGIOSOS REZARGANHAR O CÉU JOGAR FUTEBOL COM ARTEGANHAR A PARTIDA

8 8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 5.Ecletismo da Teoria Neoclássica Embora tomem como base a Teoria Clássica, absorvem o conteúdo de outras teorias. Teoria das Relações Humanas: os conceitos de organização informal, dinâmica de grupos, comunicações, liderança e abertura democrática. Teoria da Burocracia: ênfase nos princípios e normas formais da organização hierárquica, autoridade e responsabilidade. Teoria Estruturalista: ênfase no relacionamento entre organização e ambiente externo, estudo comparativo das organizações.

9 9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Teoria Comportamental: aspectos relacionados à motivação humana, estilos de Administração, teoria das decisões, comportamento humano, conflitos organizacionais, jogo entre objetivos organizacionais e objetivos individuais, equilíbrio organizacional como um sistema de recompensa e contribuições, etc. Teoria Matemática: a aplicação de Pesquisa Operacional, métodos quantitativos, mensuração de resultados, estudos das decisões quantitativas e programáveis, etc. Teoria dos Sistemas: a organização é vista como um sistema composto de múltiplos subsistemas, sua interação e reciprocidade, demandas do ambiente externo, retroação das conseqüências, etc.

10 10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Princípios básicos da Organização: 1.Divisão do Trabalho 2.Especialização 3.Hierarquia 4.Amplitude administrativa

11 11 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 1.Divisão do Trabalho: Para ser eficiente as empresas buscam cada vez mais a divisão do trabalho, ou seja; a decomposição de um processo complexo em várias tarefas simples. Fatores positivos: –Padronização e simplificação das atividades dos operários e nos altos escalões da empresa. –Maior especialização detalhamento das tarefas. –Melhor aproveitamento do trabalho especializado através da departamentalização. –Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido, e consequentemente maior eficiência. –Redução dos custos de produção, mão-de-obra e de materiais diretos.

12 12 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO NIVEIS ADMINISTRATIVOS Humanas Conceituais Técnicas Gerência Alta Direção Supervisão Habilidades Necessárias Intermediário Operacional Institucional

13 13 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 2.Especialização: Cada orgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. –A proposta é também aumentar a eficiência e diminuir os custos de produção. –As tarefas passam a ser simples e repetitivas, requerendo pouca experiência do executor. –Reduzem-se os períodos de aprendizagem dos funcionários que facilita a troca dos mesmos quando necessário. –Melhorias nos métodos do trabalho e rendimento da produção.

14 14 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 3.Hierarquia Ocorre a intensa diversificação funcional dentro da organização, que por sua vez passa a exigir o desdobramento da função de comando, que deve dirigir com harmonia todos os departamentos. DIRETOR AREA DE AUTORIDADE GERENTE SUPERVISOR Níveis Hierárquicos

15 15 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 3.Hierarquia Princípio Escalar: Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. Na medida em que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador. Fayol dizia que a autoridade é o direito de dar ordens e o poder de exigir obediência.

16 16 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 3.Hierarquia A autoridade se distingue por três características: 1.Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas; ou seja os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam. 2.Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles tem o poder legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento. 3.A autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.

17 17 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO 4.Amplitude Administrativa Significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações. - Tipos de Estruturas Organizacionais mais comuns: –Organização alta ou alongada –Organização achatada

18 18 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Centralização versus Descentralização

19 19 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Vantagens da Centralização Desvantagens da Centralização 1.As decisões são tomadas pelos administradores que possuem visão global 1. Como as decisões são de cúpula, fica distante dos fatos e circunstancias. 2. Os tomadores de decisão são mais bem treinados e preparados. 2. Os tomadores de decisão tem pouco contato com as pessoas e situação envolvida. 3. As decisões são mais consistentes com os objetivos globais da empresa. 3. A comunicação da cadeia escalar provoca demoras e maior custo operacional. 4. Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais. 4. As decisões passa por pessoas intermediárias, aumenta o erro de comunicação

20 20 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Vantagens da Descentralização Desvantagens da Descentralização 1.As decisões são tomadas mais rapidamente pelos executores da ação. 1. Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. 2. Tomadores de decisão são os que tem mais informação sobre a situação. 2. Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios 3. Maior participação no processo decisório, promove motivação e moral elevada dos administradores médios. 3. Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos do departamento do que da empresa. 4. Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. 4. As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

21 21 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Referência Bibliográfica: CHIAVENATO, I. – Introdução à Teoria geral da Administração, 6ª Ed.- Rio de janeiro: Campus, 2000.


Carregar ppt "1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO Teoria Neoclássica da Administração Principais autores: –Peter F. Drucker –Ernest Dale –Harold Koontz –Cyril ODonnell, –Michael."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google