A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLT 302 Pg 137

2 CAPÍTULO 7 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CAPÍTULO 8 – PLANEJAMENTO TÁTICO CAPÍTULO 9 – PLANEJAMENTO OPERACIONAL

3 OBJETIVO ILUSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E TODOS OS TIPOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO

4 PLANEJAR Planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. PLANEJAMENTO DEFINE: Onde se pretende chegar. O que deve ser feito Quando Como Em qual situação

5 Organização Controle Direção Define os objetivos
PLANEJAMENTO Define os objetivos Verifica o estado atual das coisas Desenvolve premissas sobre condições futuras Identifica meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários Organização Controle Direção

6 ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO
Planejamento Estratégico Planejamento tático Planejamento operacional

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

8 CARACTERÍSTICAS - Longo prazo Definido pela cúpula da organização
- Envolve toda a empresa – relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa - Longo prazo Definido pela cúpula da organização Voltado para a eficiência da empresa

9 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Lucro Expansão da empresa Segurança Autonomia ou independência

10 RESULTADOS ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MARKETING GESTÃO DE TALENTOS E CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO FINANCEIRA PRODUÇÃO / OPERAÇÕES/ SERVIÇOS RESULTADOS

11 ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA FORMULAÇÃO DAS ALTERNATIVAS ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

12 ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA
Fatores tecnológicos Fatores políticos Fatores econômicos Fatores legais Fatores sociais Fatores demográficos Fatores ecológicos

13 ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA
Esta análise de levar em conta: Missão Recursos empresariais disponíveis Competências atuais e potenciais Estrutura organizacional Tecnologia Pessoas Cultura organizacional

14 FORMULAÇÃO DAS ALTERNATIVAS
ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO Estratégias Defensivas Estratégias Ofensivas Estratégia contínua Postura passiva, conservadora e de manutenção Postura ativa, proativa e de mudança

15 IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO
Participação das pessoas Comunicação intensiva Preparação prévia do pessoal Reforço contínuo Avaliação sistemática Recompensas por resultados

16 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
O planejamento requer : Intenso acompanhamento Avaliação dos resultados

17 PLANEJAMENTO TÁTICO

18 CARACTERÍSTICAS - Elaborado em cada departamento e unidade
- Processo permanente e contínuo Médio prazo Definido em nível intermediário Voltado para a coordenação e integração Técnica de mudanças e de inovações

19 Etapas do processo decisório
Definição e diagnóstico do problema Procura de soluções alternativas Análise e comparação dessas alternativas Seleção e escolha das melhores alternativas

20 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO
PLANO ESTRATÉGICO PLANOS TÁTICOS Planos de MKT Planos de Produção Planos de Pessoal Planos Financeiros Desafiar mercados regionais com produtos da empresa Centralizar as operações nas fábricas Treinar e capacitar o pessoal Reduzir custos e aumentar lucros nos produtos

21 PLANEJAMENTO OPERACIONAL

22 Se preocupa com O FAZER e COMO FAZER no nível das tarefas
CARACTERÍSTICAS: Envolve cada tarefa ou atividade isolada; Curto prazo; Voltado para a eficiência; Caráter imediatista;

23 TIPOS DE PLANOS OPERACIONAIS
PROCEDIMENTOS - relacionados com o método procedimentos operacionais padronizados ORÇAMENTO – dinheiro PROGRAMAS OU PROGRAMAÇÕES – tempo REGULAMENTOS - comportamentos

24 MAS PARA QUE SERVE OS PLANOS?
Para melhorar o desempenho das pessoas; Para melhorar a utilização das máquinas e equipamentos; Para evitar possíveis paralisações ou esperas desnecessárias; Para melhor alcançar metas e objetivos; Para aumentar a eficiência e eficácia;

25 Procedimentos Relacionados com o método operacionais padronizados. Descreve como uma tarefa ou atividade deve ser feita. Os procedimentos são transformados em fluxogramas (vertical, horizontal e bloco)

26 SÍMBOLOS UTILIZADOS SÍMBOLOS SIGNIFICADOS D
Círculo – significa uma operação Seta – corresponde a um transporte ou tarefa de levar algo de um local para outro. Quadrado - inspeção D A letra D – demora ou atraso Triângulo – parada muito longa


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google