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1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.

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1 1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca Forte ? 20 de Novembro – Santiago da Barra

2 2 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Enquadramento histórico As zonas costeiras como parcelas do território com grande capacidade de atracção turística Associação primeira entre zonas de jogo e zonas balneares, nas primeiras décadas do século XX Democratização do acesso a pacotes turísticos, muitos com base no turismo de Sol & Praia Enorme crescimento deste produto em Portugal, sobretudo na década de 80 Impactes no desenvolvimento / sustentabilidade dos territórios costeiros

3 3 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? O desenvolvimento das marcas turísticas A génese das principais marcas turísticas com dimensão internacional em Portugal passa pela alavancagem de zonas costeiras: Zona do Estoril, sobretudo até aos anos 30/40 do século XX; O Algarve depois de 1974 até à actualidade Ao nível das marcas regionais também o termo “Costa” é utilizado como mensagem junto dos mercados emissores até aos últimos anos da década de 90: Costa Verde Costa de Prata Costa Azul...

4 4 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? O potencial turístico do litoral O porquê da concentração turística no litoral: A atractividade do Sol e da Praia; o tipicismo dos núcleos piscatórios A “fuga” do Norte para o Sul da Europa (importância dos fluxos advintes dos mercados emissores) e os comportamentos mais passivos do consumidor Uma nova forma de fazer turismo, com grande impacte em termos do mercado português... A mudança originada Tercearização acelerada do tecido social Enorme impacte urbanístico

5 5 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Posicionamento actual das marcas turísticas A criação de novas marcas regionais Porto e Norte (NUT II Norte) As novas sub-marcas para o Norte: Douro; Minho; Porto; Trás-os-Montes Litoral Norte

6 6 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Cruzamento entre marcas turísticas e produtos estratégicos Definição de 10 produtos estratégicos no âmbito do PENT

7 7 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Cruzamento entre marcas turísticas e produtos estratégicos A existência de uma Agenda Regional para o Turismo (CCDRN)

8 8 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Análise prévia de marcas e produtos O Sol e Praia é renomeado Sol & Mar, numa perspectiva de maior abrangência de recursos associados ao produto; inflexão para um tipo de turismo mais activo Sol & Mar não é produto estratégico relevante na lógica de desenvolvimento e promoção turística da Região Norte Possibilidade de associação das áreas costeiras a 4 produtos fundamentais: Num primeiro nível “Turismo Náutico” e “Turismo de Natureza” Num segundo nível “Touring Cultural e Paisagístico” e “Gastronomia e Vinhos”

9 9 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Litoral Norte: uma Marca forte? Dinâmicas turísticas do Litoral Norte Relevante capacidade instalada, historicamente falando Relevante dinâmica ao nível da procura

10 10 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Litoral Norte: uma Marca forte? O território do Polis Litoral Norte Oportunidade ímpar no reposicionamento do produto turístico (dos 4 referidos) O Litoral Norte, a par da Costa Vicentina surgem como duas áreas de grande potencial em termos de desenvolvimento turístico, se bem que Com mais população e tradição a Norte; Mais diversidade da paisagem e de produto a Norte E, sobretudo, com uma oportunidade invulgar de compatibilizar esse desenvolvimento com o recurso primário que o Litoral Norte oferece – a Natureza na junção entre Terra e Mar

11 11 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Litoral Norte: uma Marca forte? Possibilidades de trabalho em torno dos produtos e sub-marca Minho Reposicionar a sub-marca Minho na lógica da Marca Regional “Porto e Norte” - valorizar a perspectiva de “Costa Verde” que ainda subsiste no imaginário de muitos mercados turísticos (desenvolver projectos consonantes) Criar condições para a prática dos desportos náuticos de forma generalizada; Consolidar as lógicas complementares em termos das grandes infra-estruturas, de modo a torná-las pólos de atractividade; Montar rede de recursos e equipamentos culturais interligada entre Mar (Costa) e Água (Bacias Hidrográficas)

12 12 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Litoral Norte: uma Marca forte? Possibilidades de trabalho em torno dos produtos e sub-marca Minho Tematizar as praias; Criar um anel ambiental que associe a estas, as áreas fluviais; Criar rede de caminhos pedestres e cicláveis que seja sinónimo de usos mais amigos do ambiente por parte de turistas e residentes, e que se suporte em conteúdos de última geração Incrementar actividades de animação ambiental/turística; Criar uma rede equipamentos culturais ligados à Água e ao Mar, com projecção internacional;

13 13 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Litoral Norte: uma Marca forte? Possibilidades de trabalho em torno dos produtos e sub-marca Minho Adoptar projectos hoteleiros que visem a eficiência energética e a obtenção do Rótulo Ecológico; Valorizar a Dieta Atlântica e a singularidade das artes gastronómicas, entre muitas outras.

14 14 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Litoral Norte: uma Marca forte? Conclusão Litoral Norte como um importante, e provavelmente, concretizável contributo no fortalecimento da Sub-marca Minho e da Marca Porto e Norte Consolidação dos produtos turísticos referidos Materialização de projectos coerentes com aqueles produtos estratégicos (4)


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