A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima 61152 Felipe da Matta 65359 Roberto Kishi 62131 Thagor Baiocco 61967 Tiago Olimpio 63226.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima 61152 Felipe da Matta 65359 Roberto Kishi 62131 Thagor Baiocco 61967 Tiago Olimpio 63226."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima 61152 Felipe da Matta 65359 Roberto Kishi 62131 Thagor Baiocco 61967 Tiago Olimpio 63226

2 Introdução A grande demanda de processamento dos centros de pesquisas Crescimento da capacidade de processamento

3 Introdução Colaboração das instituições de desenvolvimento para pesquisas de processamento em rede Projeto Grid consiste em centros de pesquisas que estão interessados em implantar uma malha computacional geograficamente distribuída para alcançar alta capacidade de processamento. (Cálculos de física, cálculos interplanetários, DNA, etc.)

4 Introdução No CBPF são feitos os seguintes cálculos: simulações numéricas (cálculos de estruturas moleculares, métodos de Monte -Carlo, modelagem ambiental), ajustes matemáticos de dados experimentais, cálculo algébrico, processamento de sinais e imagens, redes neurais, etc. Criação do Projeto SSOLAR para atender a essas necessidades de cálculo

5 O Cluster do CBPF O CBPF já possui um cluster Microway do tipo Beowulf com 39 processadores AMD Athlon XP 1800+, 50 GBytes de memória RAM e 868GBytes de disco rígido, interligados por uma rede. O sistema operacional é o Linux RedHat

6 O Cluster do CBPF O Cluster do CBPF é usado em: 1) Programas desenvolvidos em C ou FORTRAN, por grupos de pesquisa do próprio CBPF 2) Utilização de softwares comerciais como Mathematica, Matlab e Maple. A utilização do segundo caso é mais usada pela maior interatividade e versatilidade para problemas de física.

7 O Cluster do CBPF

8 Projeto Grid no CBPF O projeto Grid liderado pelo CERN (Laboratório Europeu de Pesquisas em Física Nuclear) está centrado em áreas com uso intensivo de computação e de comunicação em redes. A infra- estrutura do Grid no CBPF consiste na ampliação do cluster e na interligação com o Grid computacional nacional.

9 O projeto Grid do CBPF está em duas fases principais: Na primeira fase, que vai de 2002 a 2004 pretende-se montar o protótipo do Grid, tendo como principais objetivos: 1)preparar o ambiente computacional desenvolvendo uma infra-estrutura e ferramentas comuns de softwares para as aplicações de física; 2)estabelecer as tecnologias necessárias, a estrutura de redes e a administração do Grid. Projeto Grid no CBPF

10 Na segunda fase, entre os anos de 2005 a 2007 pretende-se participar da operação do Grid mundial na área da física.

11 Projeto Grid no CBPF O CBPF tem hoje três grupos de pesquisa envolvidos nos experimentos do CERN. O CBPF precisa da utilização do Grid para a solução de problemas da física e por necessitar de uma infra-estrutura maior. A estrutura elaborada para o funcionamento será formada por uma série de camadas chamada “Tiers” (camadas de arquitetura de software ), com um núcleo central no CERN ( “Tier 0”). A integração dos recursos dos “Tiers” será feita por meio de um software de gerenciamento de recursos e de conexões de redes em alta velocidade.

12 Conclusão Neste trabalho apresentamos o projeto SSOLAR estabelecendo um ambiente computacional de alto desempenho, em Cluster e Grid, para a simulação e análise de dados experimentais intensos no CBPF. O ambiente em cluster está hoje em fase inicial de utilização pelos grupos de pesquisa do CBPF. O ambiente em Grid conta com uma infra-estrutura mínima para capacitação e formação de recursos humanos na área de engenharia e física que permitirá a montagem e a operação do sistema.

13 Conclusão Este ambiente está funcionando atualmente com o sistema Globus como camada intermediária para habilitação de serviços de Grid. Ambos os projetos deverão ser integrados em um único ambiente de alto desempenho no futuro.

14 Conclusão Existem ainda dificuldades para que se utilize todo o potencial de programação em paralelo. Será necessário para isso que o desenvolvimento dos softwares locais dos grupos de pesquisa integrem ou utilizem as bibliotecas MPI. E está sendo exigido por usuários a disponibilização de software s comerciais que apresentem maior versatilidade e interface gráfica.

15 Para maiores informações, consulte: http://mesonpi.cat.cbpf.br/ssolar http://www.cbpf.br Bibliografia


Carregar ppt "Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima 61152 Felipe da Matta 65359 Roberto Kishi 62131 Thagor Baiocco 61967 Tiago Olimpio 63226."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google