A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa www.profleilarosa.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa www.profleilarosa.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa www.profleilarosa.com.br

2 O termo positivismo:  Corrente sistematizada de pensamento sociológico;  A primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação;  ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiu distinguir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da sociedade_Sociologia;  crença no poder absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais;  “Física social”_ nome dado por August Comte, antes à sociologia.

3 Perspectiva social positivista:  A sociedade consiste por partes integradas e coesas, que funcionavam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico. Por isso, o positivismo foi chamado também de organicismo.  Influência: Charles Darwin – darwinismo social. Perspectiva “forçada” a partir da teoria evolutiva de Darwin. Cuja ideia á a de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. Esse tipo de mudança garantiria a sobrevivência dos organismos - sociedades e indivíduos - mais fortes e mais evoluídos.

4 Pré-História Idade Antiga Idade Media Idade Moderna TEOCENTRISMO COSMOCENTRISMO ANTROPOCENTRISMO

5 Auguste Comte De acordo com Comte a sociedade insere sob dois movimentos: Estático: responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social ( família, religião, propriedade, linguagem, direito etc. seriam responsáveis pelo movimento estável da sociedade). Dinâmico: o que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização; A ciência insere neste contexto. Sendo o estágio superior da humanidade.

6 Teológico Fetichismo Politeismo Monoteismo Metafísico Positivo Imaginação Razão Observação Experimentação Religião Filosofia Ciência POSITIVISMO DE COMTE Lei dos Três Estados

7  O positivismo representou um esforço concreto de análise científica da sociedade.  Positivismo científico: O homem procura as respostas para todos os fenômenos na ciência, predomina a observação.  Objetividade: adequação do conhecimento à realidade objetiva.  Neutralidade: a não interferência dos valores, concepções religiosas e políticas e preconceitos (Mito)

8 O positivismo de Comte, teve pressuposto a ideia de o conhecimento histórico-científico é cumulativo e teleológico, pressupondo uma superioridade do presente e do futuro em relação ao passado. “O verdadeiro espírito positivo consiste, sobretudo, em ver para crer, em estudar o que é, a fim de concluir disso o que será, segundo o dogma geral da invariabilidade das leis naturais.” COMTE, A. Curso de filosofia positiva- discurso sobre o espírito positivo. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores), p. 50. O determinismo histórico, torna-se o padrão da ciência. O progresso da ciência promove o progresso da sociedade por meio da acumulação de verdades certificadas empiricamente. _ O cientificismo. Acredita-se que a ciência possuí um plano predefinido. Algo superado por Darwin_evolucionismo.

9 Características gerais _ Determinismo Científico.  As leis científicas foram elaboradas com base no princípio de que tudo que existe tem uma causa;  O método das ciências da natureza –física, química, biologia – permite identificar as relações constantes e necessárias entre os fenômenos, e a partir daí formular as leis; O mundo explicado pelo determinismo é o mundo da necessidade, e não o da liberdade. Curiosidade: No Brasil, os positivistas participaram do movimento pela Proclamação da República no ano de 1889 e na Constituição de 1891, por isso, a bandeira brasileira acabou expressando o lema “Ordem e Progresso” extraído da fórmula máxima do Positivismo: “O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”.

10 O positivismo lógico_Circulo de Viena (anos 20 e 30 do séc. XX) O Círculo de Viena foi um importante movimento intelectual que surgiu em 1920. O objetivo maior dos pensadores do Círculo de Viena fora discutir a demarcação entre ciência e não ciência, através de seus métodos normativos e do seu domínio ético-político. Isto é, distinguir ciência de metafísica. O conhecimento deve partir de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido, como a afirmação “A alma é imortal” e outras de ordem metafísica, religiosa e estética. Nisso consiste o princípio de verificabilidade. Para isso precisavam estabelecer um critério de demarcação entre enunciados significativos e não significativos.

11  O papel da Filosofia seria interpretar as proposições científicas – ou seja, a Filosofia deveria ser uma “Filosofia da Ciência”, que, inclinada para a objetividade e mediada por uma linguagem provida de sentido, encerraria os debates metafísicos e a atenção a proposições não passíveis de verificação.  O filósofo Ludwig Wittgenstein em suas Investigações Filosóficas (1975, p. 112)²: demonstrou essa ideia: "Qual o seu objetivo em filosofia? - Mostrar à mosca a saída do vidro." O positivismo lógico dos pensadores do Círculo de Viena postulava que, para uma teoria ser considerada “ciência”, ela deveria ser unificada em linguagem e fatos que a fundamentassem. As proposições científicas, assim, são apenas aquelas que se referem à experiência e podem ser verificadas.

12 O problema da demarcação: uma questão de critérios. Para os positivista lógicos, os significados poderiam ser de dois tipos: 1. lógico-matemático: sem compromisso com o fornecimento de informações acerca do mundo e, portanto, com a experiência.; 2. verificáveis: os que pretendessem fornecer informações acerca do mundo e que pudessem ser verificados empiricamente. Se o enunciado não fosse lógico-matemático, nem verificável empiricamente, seria considerado não significativo e, portanto, não científico. HAHN, H.; NEUTATH, O.; CARNAP,R. A concepção científica do mundo. Cadernos de História e Filosofia da Ciência. 10. 1986, p.12) Logo, o critério de demarcação eleito pelo Círculo de Viena – positivismo lógico – fora o critério de VERIFICABILIDADE, obtido pelo método INDUTIVO.

13 Para os pensadores do Círculo de Viena, só é possível conhecer o sentido de uma proposição se for possível determinar se ela é verdadeira ou falsa, e isso só é possível se ela for verificável. Aquelas proposições que não podem ser verificadas também não têm significação. É o que diferencia afirmações como “Existe petróleo em Marte” e “Depois da morte, as almas evoluídas habitam em Marte”. Assim como os relatórios protocolares de uma experiência laboratorial, há proposições que são feitas a partir da experiência e expressam um fato. A essas proposições, os pensadores do Círculo de Viena referiam-se como “proposições de base”. As proposições de base descrevem casos particulares de fenômenos observáveis, como enviar uma nave até Marte para investigar se há petróleo. A partir de um número considerável de proposições de base encadeadas logicamente e aplicando o método indutivo, é possível estabelecer uma teoria científica, ou seja, uma proposição geral.

14 Atividade 20 pts: 1ª Etapa  Leia o conto “Ideias do canário”, de Machado de Assis http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/leit_online/machado 90.pdf


Carregar ppt "POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa www.profleilarosa.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google