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A TAREFA DO ENSINAR O PAPEL DO PROFESSOR HOJE E QUAL A SUA ORIGEM?

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Apresentação em tema: "A TAREFA DO ENSINAR O PAPEL DO PROFESSOR HOJE E QUAL A SUA ORIGEM?"— Transcrição da apresentação:

1 A TAREFA DO ENSINAR O PAPEL DO PROFESSOR HOJE E QUAL A SUA ORIGEM?

2 NA ANTIGUIDADE ORIENTAL: Índia, China,Egito: CONHECIMENTO: MANUTENÇÃO DE PODER

3 IDEAL ou IDEÁRIO da Educação- Dois aspectos: PRAGMATISMO – Educação baseada na prática, no cotidiano; MEMORIZAÇÃO- Decoreba, fixação, conteúdo memoriável;

4 Esse ideário – primava por um tipo de Homem e qual seria? Ou seja, o Estado, sempre esteve em mente a formação de “um homem” para servi-lo melhor;

5 NA Grécia- ATENAS E ESPARTA, na antiguidade Ocidental: O IDEAL de Educação; DO SÁBIO E GUERREIRO

6 AMPLIAÇÃO DAS TERRAS E COMÉRCIO – Trabalho escravo; O TRABALHO FÍSICO PASSA A TER UMA IMPORTÂNCIA MENOR

7 PAIDÉIA- IDEAL DE EDUCAÇÃO- nesse momento histórico: Virtudes guerreiras: EPOPÉIAS- ILÍADA E ODISSÉIA – HOMERO; GRÉCIA ARCAÍCA- Educação para adolescentes- para servir o rei- Treinados para combate: Competições, jogos com disco,arco, que favoreciam a formação da ASTÚCIA e INTELIGÊNCIA;

8 PRINCÍPIO EDUCATIVO: ESPÍRITO DE LUTA: coragem, força, defesa e agilidade – tudo isso para que?

9 A CULTURA DO CORPO A força, a beleza, agilidade o movimento – a arte;

10 O ASPÉCTO FÍSICO O ESPORTIVO, CORTÊS- ORATÓRIO; MUSICAL, EXERCÍCIOS COMO A LIRA e o CANTO; A DANÇA;

11 LIRA:

12 PRÁTICAS RELIGIOSAS: Culto dos Deuses (heróis, ritos sacrifícios e leitura ).

13 NA CIDADE ATENAS: DEMOCRACIA ESCRAVAGISTA

14 ESCOLA PRÉ-SOCRÁTICA -(640 à 548 a.C.) Destacaremos alguns: TALES DE MILETO- Pai da Filosofia Grega- Os pensadores de Mileto- A água como princípio de todas as coisas; Raízes da Física- Como toda ciência ocidental – podem ser encontrados no período inicial da filosofia grega do século VI a. C;

15 A CIÊNCIA a FILOSOFIA e a RELIGIÃO, não se separavam; OS SÁBIOS DA ESCOLA DE MILETO, não se preocupavam com essas distinções;

16 O objetivo dessa escola: Girava em torno da descoberta da NATUREZA ESSENCIAL ou CONSTITUIÇÃO REAL das coisas a que se denominava FHYSIS. O termo física deriva da palavra grega e significava originariamente a tentativa de ver a “ NATUREZA ESSENCIAL DAS COISAS “.

17 HERÁCLITO DE ÉFESO (540 a 470 a.C) PENSADOR PRÉ-SOCRÁTICO;

18 PARA ELE – A NATUREZA: Está sujeita a uma ÚNICA LEI : A LEI DA MUDANÇA: A VIDA, A NATUREZA, A SOCIEDADE, tudo que existe, são dinâmicos, processuais, em constante transformação e movimento; E ainda, que através dos sentidos- poderemos perceber apenas as sombras, imagem imperfeitas das coisas, idéias que repousam no mundo das idéias.

19 LOGOS (razão, pensamento universal) SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL DE TODAS AS COISAS, RESPONSÁVEL PELA ORDEM DO UNIVERSO.

20 HERÁCLITO: Um homem não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, porque o homem e o rio não são mais os mesmos;

21 SEGUNDO PENSADORES MODERNOS OU CONTEMPORÂNEOS: Heráclito foi o Formulador inicial da DIALÉTICA;

22 Sócrates, Platão, Aristótales: SOCRATES: (470 a 399) – Seu foco não é mais a “ ordem da natureza “, pois agora trata- se de governar a cidade e decidir sobre questões humanas: A ética, a justiça, a política a educação e a estética; Não deixou obras escritas- Era um educador público e itinerante- seus pensamentos são traduzidos por seu discípulo PLATÃO;

23 PLATÃO -O que pretendia dizer com isso? “ O CORPO DE TAL MODO NOS INUNDA DE AMORES, PAIXÕES, TEMORES, IMAGINAÇÕES DE TODA SORTE,ENFIM, UMA INFINIDADE DE BAGATELAS QUE, POR SEU INTERMÉDIO, NÃO SABEREMOS NA VERDADE DE NENHUM PENSAMENTO SENSATO, NÃO, NEM UMA VEZ SEQUER “. (Platão)

24 PLATÃO: Discípulo de Sócrates, tenta resgatar o pensamento do mestre, em seus escritos; Sócrates aparece em seus diálogos, como personagem principal;

25 O MÉTODO DE PLATÃO É A DIALÉTICA: UM APRIMORAMENTO DA IRONIA E MAIÊUTICA SOCRÁTICAS. SOMENTE ATRAVÉS DA DIALÉTICA, PODE O ESPÍRITO ELEVAR-SE E CONTEMPLAR A VERDADEIRA ESSÊNCIA DAS COISAS.

26 EM PLATÃO: A DIALÉTICA – deixa de ser uma disputa entre argumentos, como a prática dos sofistas. A DIALÉTICA dos sofistas: poderia por em risco todo esforço humano e a árdua tarefa de conhecer a realidade, uma vez que o argumento forte, mais persuasivo e não necessariamente, o mais verdadeiro;

27 ASSIM A DIALÉTICA PLATÔNICA - inaugura uma nova etapa: BUSCA DOS VERDADEIROS CONCEITOS

28 Ou seja: O ORADOR, não basta falar bem e impressionar; É necessário agora argumentos, é necessário sair das simples impressões de sentidos eliminando qualquer contradição para aproximar-se do conhecimento verdadeiro. Através dos sentidos- Conseguimos ver apenas sombras, o que é aparente, imagem imperfeita das coisas, ideais que repousam no mundo das idéias, onde conseguimos chegar apenas pela razão, utilizando a ciência mais elevada de todas: a dialética

29 ELE DIFERENCIAVA O SABER VERDADEIRO ( EPISTEME) DA MERA OPINIÃO (DOXA) MAURÍCIO DE SOUZA, compara o mundo das sombras com o que aparece na Televisão;

30 EX: Mostra-se um cenário “ x “ Vendendo idéias e conceitos: De Moda, de Ideal, de Felicidade; VALORES DA SOCIEDADE DO CAPITAL e do CONSUMO MAS O QUE ESTÁ POR TRAZ DE TUDO ISSO É A LÓGICA COMERCIAL;

31 ARISTÓTALES: Discípulo de Platão ( 348- 322 a.C), afastou-se um pouco das idéias do mestre; Enquanto para Platão esses conceitos repousavam no mundo das idéias e os nossos sentidos captavam apenas as sombras do real;

32 ARISTÓTALES-Cria um sistema ou lei geral do pensamento:A LÓGICA; Que se dedica ao processo do raciocínio e a forma pela qual são apresentados os argumentos, independentemente do conteúdo. Existem para ele três PRINCÍPIOS RACIONAIS;

33 PRINCÍPIO DA NÃO CONTRADIÇÃO; Ex. Todas as crianças tem iguais condições de aprender, independentemente da condição econômica e social;

34 PRINCÍPIO DA IDENTIDADE: Toda coisa é igual em si mesma, não podendo ser confundida com outra. EX. Arvore;

35 PRINCÍPIO DO TERCEIRO EXCLUÍDO- Este princípio afirma que, diante de duas proposições contraditórias, se uma é verdadeira, a outra naturalmente será falsa. Por exemplo se é verdadeiro que todas as crianças aprendem, então é falsa a idéia de que algumas crianças das classes populares menos desfavorecidas, não aprendem.

36 SERÁ QUE A ESCOLA enquanto cumpridora do seu papel social- SEJA ELA TRADICIONAL OU EMANCIPADORA, TEM SUAS RAÍZES NA LÓGICA ARISTOTÉLICA?


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