Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O texto: construção de sentidos
Autora: Ingedore G. V. Koch
2
O que é um texto? Uma questão de ponto de vista
Quatro cegos e um elefante:
3
Concepções de texto na Linguística Textual
Unidade linguística superior à frase; Sucessão ou combinação de frases; Cadeia de pronominalizações ininterruptas; Cadeia de isotopias; Complexo de proposições semânticas.
4
Metáfora do Iceberg
5
Todo texto possui apenas uma pequena superfície exposta e uma imensa área subjacente. “Para se chegar às profundezas do implícito e dele extrair um sentido, fazem-se necessários o recurso aos vários sistemas de conhecimento e a ativação de processos e estratégias cognitivas e interacionais.” (p. 26).
6
Processamento Textual
Texutal Sistema linguístico Sistema enciclopédico Sistema interacional
7
Sistema de conhecimento linguístico
Conhecimento gramatical e lexical; Articulação som-sentido; Organização do material linguístico na superfície textual.
8
Sistema de conhecimento enciclopédico
Conhecimento de mundo; Memória mobilizada; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedural; Relação com a experiência individual.
9
Sistema de conhecimento interacional
Conhecimento sobre as ações verbais; Conhecimentos do tipo ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural; Relacionado aos objetivos que o falante pretende atingir.
10
Organização da informação textual
Informação dada: estabelece pontos de ancoragem para o aporte da informação nova. Remissão a conteudos de consciência – Anáfora semântica ou profunda. Informação nova: Articulação tema-rema Articulação entre períodos (por conectores interfrásticos) Articulação entre parágrafos (por articuladores textuais e justaposição)
11
Propriedade definidora do texto
O sentido não está no texto, mas se constrói a partir dele, no curso de uma interação. Consequência: não “o” sentido do texto, mas “um” sentido construído.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.