A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Maçons Frente Aos Paradigmas Da Atualidad e Leonel Ricardo de Andrade – Grande 1º Vigilante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Maçons Frente Aos Paradigmas Da Atualidad e Leonel Ricardo de Andrade – Grande 1º Vigilante"— Transcrição da apresentação:

1 Os Maçons Frente Aos Paradigmas Da Atualidad e Leonel Ricardo de Andrade – Grande 1º Vigilante landrade33@netsite.com.br

2 "Almas divinas! entrai em corpos mortais; ide começar uma nova carreira. Eis aqui todos os destinos da vida. Escolhei livremente. Se for má, não acuseis por isso a Deus". Platão: 428 - 347 a.C - in República Vejamos o Pensamento de um “ Iniciado”:

3 Pensemos na Maçonaria do passado; Reflitamos acerca da Maçonaria do Presente; Projetemos a Maçonaria do Futuro. Pois então,

4 “O Homem Maçom já foi um libertador da história”!

5 A Maçonaria oferece as ferramentas. Portanto, cuidemos das “PEDRAS” sobre as quais iremos aplicá-las!

6 É preciso que haja vontade de fazer com que as coisas aconteçam, pois o Conhecimento Adquirido só atinge os seus objetivos se houver Atitude por parte daqueles que Aprendem.

7 A Iniciação precisa ser entendida pelo Homem Iniciado como um Compromisso de Vida e, pelos Obreiros da Sublime Ordem, como um Compromisso de Renovação Responsável. A Ritualística Maçônica não é mero capricho de abnegados Irmãos. É através do entendimento e compreensão da mesma que o Iniciado transforma o Templo Exterior ou Material, em Templo Interior ou Espiritual.

8 Aqueles que se colocam à frente de um Oficina precisam estar conscientes de suas Responsabilidades e Papéis. Por isso, é necessário que haja preparação, dedicação, zelo e, sobretudo, desprendimento e capacidade em Ouvir.

9 Adequar-se a uma sociedade espantosamente dinâmica e Instável é condição essencial de sobrevivência – de Credibilidade. Para tal é muito importante que as pessoas saibam fazer a “Diferença para melhor”, ou seja, Agregar valor às suas vidas e das comunidades as quais pertencem.

10 O Grão-Mestrado da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais vem buscando a Evolução de todas a relações onde ela e seus Obreiros estejam ou possam estar envolvidos. Nesse sentido, tem atuado para que a Instituição, suas Lojas Jurisdicionadas, Irmãos e Familiares estejam cada vez mais integrados.

11 Construindo e consolidando Valores Corporativos: Respeito à Diversidade de Pensamentos e de Idéias; Liberdade e Responsabilidade; Trabalho em Equipe; Visão de Futuro.

12 Discutindo a Cidadania: A Defesa da Ética; Os Valores Morais; O Compromisso com a Verdade; O Cumprimento de Deveres; A Defesa da Justiça.

13 Fortalecendo o Capital Intelectual: As Crenças; A Criatividade; O Conhecimento e as Atitudes; A Capacidade de Aprender e de Fazer a Diferença.

14 Formando Lideranças Autênticas: Discernimento e Alinhamento de Rumos; Visão de Futuro e Idéias Inovadoras; Capacidade de Agregar e de Fortalecer Equipes; Foco em Resultados Concretos.

15 INSTRUÇÃO MAÇÔNICA ESTUDOS LITURGIA ADMINISTRAÇÃO PRÁTICAS INICIÁTICAS SIMBOLOGIA Áreas de Excelência de uma Loja Maçônica

16 A Missão Sagrada da Ordem GM Adaptado de CAMPOS, Tito A. in: “Nivelando Conceitos”, 2001. RELAÇÃO INSTITUCIONAL IDEAL INICIÁTICO LOJAMAÇÔNICALIBERDADE AÇÃO SOCIAL DO MAÇOM ADMINISTRAÇÃO APOIO TÉCNICO FORMAÇÃO MAÇÔNICA CULTURA HUMANA IGUALDADE FRATERNIDADE

17 Os Cinco Horizontes da Ação Social do Maçom SOCIEDADE POLÍTICA SOCIEDADE ECONÔMICA SOCIEDADE CIVIL ORIENTE INTERNO FAMÍLIA

18 Os Cinco Horizontes da Ação Interna do Maçom GNOSE GRAVIDADE GÊNIO GEOMETRIA GERAÇÃO

19 O mundo e principalmente o Brasil, estão passando por mudanças aceleradas que reclamam condizente adaptação doutrinária e operativa das instituições, dos governantes, das famílias e de cada cidadão, no sentido de se evitar uma evolução negativa em direção ao caos. O momento então exige ação maçônica interna e externa de intensidade revolucionária – embora pacífica e fraterna – buscando-se a reversão das tendências destrutivas atuais e a recondução da comunidade humana rumo a Paz e ao Bem-estar da Sociedade.

20 O Estado e a Sociedade Organizada estão conscientes de que a solução sustentável para os males atuais está na reconstrução dos Valores Éticos do Relacionamento Humano entre pessoas, instituições, nações, do homem para consigo mesmo e da humanidade para com a Natureza. Mais ainda, acreditam que a Maçonaria representa uma, entre as forças sociais capazes de protagonizar um esforço solidário, visando ao aperfeiçoamento ético e moral da pessoa humana. Iniciar essa jornada maçônica não permite morosidade e nem intervalo para “catequeses”. Temos que começá-la como os Verdadeiros Iniciados, os Mestres que induzirão os demais pela Pedagogia e pela Força do Exemplo.

21 Portanto, Que possamos compreender os nossos Desejos, fortalecendo o Coração e o Espírito de nossos Irmãos de Ordem e de todos os outros que nos cercam; Que sejamos claros em nossas manifestações e comunicações; E, acima de tudo, que tenhamos uma Convivência Fraterna e Construtiva. Vencendo as paixões e acreditando no Potencial Humano e Divino que cada um carrega dentro de si.

22 Muito Obrigado, E que Deus nos ajude !


Carregar ppt "Os Maçons Frente Aos Paradigmas Da Atualidad e Leonel Ricardo de Andrade – Grande 1º Vigilante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google