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SEMINÁRIO SOS BR-116 ATM - FETERGS. SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações Gerais da BR -116: Trânsito superior a 120.000 veículos/dia Trânsito superior.

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1 SEMINÁRIO SOS BR-116 ATM - FETERGS

2 SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações Gerais da BR -116: Trânsito superior a 120.000 veículos/dia Trânsito superior a 120.000 veículos/dia Nas horas de pico a via encontra-se em fase operacional SATURADA. Nas horas de pico a via encontra-se em fase operacional SATURADA. As características geométricas da via já não comportam mais a atual demanda de trânsito. As características geométricas da via já não comportam mais a atual demanda de trânsito. O trecho com maior movimento se dá no município de Canoas entre a BR-290 e BR-386. O trecho com maior movimento se dá no município de Canoas entre a BR-290 e BR-386.

3 SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações sobre as Empresas associadas da ATM que operam no transporte de passageiros intermunicipais no eixo da BR-116 (entre Porto Alegre e Novo Hamburgo) Empresas: CENTRAL / REAL / VICASA Empresas: CENTRAL / REAL / VICASA :.........102.700 Viagens realizadas mês:.........102.700 Passageiros transp. mês:.....3.028.540 Passageiros transp. mês:.....3.028.540 Km rodada mês:..................2.162.680

4 SOS BR-116 ATM - FETERGS Somente, 15,6% do total de viagens realizas pelas empresas do transporte coletivo do eixo norte da RMPA contemplam em seus itinerários a BR-116

5 SOS BR-116 ATM - FETERGS Os outros, 84,4% do total das viagens realizas utilizam vias alternativas a BR-116 ou são viagens do sistema Integração ônibus-Trensurb.

6 SOS BR-116 ATM - FETERGS

7 SOS BR-116 ATM - FETERGS Fatores que contribuem positivamente: No período de 2000 a 2007 o número de viagens do sistema de transportes público intermunicipal de passageiros no eixo norte diminuiu de 4,1 milhões para 3,9 milhões de viagens/ano. No período de 2000 a 2007 o número de viagens do sistema de transportes público intermunicipal de passageiros no eixo norte diminuiu de 4,1 milhões para 3,9 milhões de viagens/ano.

8 SOS BR-116 ATM - FETERGS Fatores que contribuem positivamente: Incentivar o uso dos transportes coletivos(Ônibus,trem) com a Implantação da bilhetagem eletrônica. Incentivar o uso dos transportes coletivos(Ônibus,trem) com a Implantação da bilhetagem eletrônica. Constante treinamento dos motoristas profissionais pelas empresas de transporte de passageiros como forma de reduzir o nº de acidentes. Constante treinamento dos motoristas profissionais pelas empresas de transporte de passageiros como forma de reduzir o nº de acidentes.

9 SOS BR-116 ATM - FETERGS Fatores que contribuem positivamente: Incentivo a utilização dos sistemas integrados de transportes coletivos consequentemente reduzindo a frota circulante. Incentivo a utilização dos sistemas integrados de transportes coletivos consequentemente reduzindo a frota circulante. Investimento em frota nova e moderna como forma de melhorar a qualidade dos serviços de transportes de passageiros. Investimento em frota nova e moderna como forma de melhorar a qualidade dos serviços de transportes de passageiros. Utilização de estacionamentos avançados para estoque de veículos, reduzindo assim os deslocamentos ociosos ao longo do dia. Utilização de estacionamentos avançados para estoque de veículos, reduzindo assim os deslocamentos ociosos ao longo do dia.

10 SOS BR-116 ATM - FETERGS Fatores que contribuem negativamente: Incentivo ao uso do transporte individual em detrimento do transporte coletivo. Incentivo ao uso do transporte individual em detrimento do transporte coletivo. O aumento indiscriminado do transporte clandestino e/ou alternativo. O aumento indiscriminado do transporte clandestino e/ou alternativo. O aquecimento da economia na região, gera um aumento de demanda no transporte de cargas, sem que hajam novos aportes em infra-estrutura básica na rodovia. O aquecimento da economia na região, gera um aumento de demanda no transporte de cargas, sem que hajam novos aportes em infra-estrutura básica na rodovia.

11 SOS BR-116 ATM - FETERGS Sugestões de melhorias: Implantação de uma 3ª pista principalmente no trecho de Canoas entre a BR-290 e BR-386. Implantação de uma 3ª pista principalmente no trecho de Canoas entre a BR-290 e BR-386. Construção de uma via expressa elevada sobre a BR-116 no trecho entre a BR-290 e BR-386, proporcionando uma ligação direta entre a Capital e a saída para cidades do interior e Região do Vale dos Sinos e Serra. Construção de uma via expressa elevada sobre a BR-116 no trecho entre a BR-290 e BR-386, proporcionando uma ligação direta entre a Capital e a saída para cidades do interior e Região do Vale dos Sinos e Serra.

12 SOS BR-116 ATM - FETERGS Sugestões de melhorias: Implantação de planos de contingências através de ações conjuntas entre Secretarias de Transitos x PRF x Brigada Militar e Bombeiros. Implantação de planos de contingências através de ações conjuntas entre Secretarias de Transitos x PRF x Brigada Militar e Bombeiros. Que as obras de manutenção da via como sinalização, recapeamento, limpeza e outros sejam realizados fora dos horários de pico preferencialmente entre 22:00h e 05:00h Que as obras de manutenção da via como sinalização, recapeamento, limpeza e outros sejam realizados fora dos horários de pico preferencialmente entre 22:00h e 05:00h

13 SOS BR-116 ATM - FETERGS Sugestões de melhorias: Serviços imediatos de resgate e desbloqueio da rodovia com plantões de equipes e equipamentos em pontos estratégicos ao longo da BR-116 no trecho das BR-386 a BR-290. Serviços imediatos de resgate e desbloqueio da rodovia com plantões de equipes e equipamentos em pontos estratégicos ao longo da BR-116 no trecho das BR-386 a BR-290.

14 SOS BR-116 ATM - FETERGS Sugestões de melhorias: Criar uma rede de informações das condições da rodovia, sempre atualizadas pelos orgãos fiscalizadores, imprensa (Radio e TV) com a utilização de viaturas, helicópteros e câmeras ao longo da rodovia, para que os condutores possam no mais breve espaço de tempo, tomar decisões por rotas alternativas. Criar uma rede de informações das condições da rodovia, sempre atualizadas pelos orgãos fiscalizadores, imprensa (Radio e TV) com a utilização de viaturas, helicópteros e câmeras ao longo da rodovia, para que os condutores possam no mais breve espaço de tempo, tomar decisões por rotas alternativas. (A exemplo do que já existe hoje nas principais vias movimentadas de São Paulo)


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