A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) Busca e Salvamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) Busca e Salvamento."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) Busca e Salvamento

2 Assuntos a serem Abordados Estratégia, Tática, Comandar Fases de uma operação de combate a incêndio Reconhecimento e análise Salvamento Tipos de Ataque Isolamento, confinamento e extinção Ventilação Salvatagem e rescaldo Áreas de emergência Posto de Comando NGA Operacional do CBMPE Incêndios Riscos em incêndios Posicionamentos táticos 1º Exercício de Mesa (Table exercise)

3 FASES DE UMA OPERAÇÃO DESLOCAMENTO; RECONHECIMENTO / ANÁLISE – ESTACIONAMENTO E ISOLAMENTO DE ÁREA; SALVAMENTO; ISOLAMENTO; CONFINAMENTO; EXTINÇÃO / ATAQUE – VENTILAÇÃO; RESCALDO; RETORNO.

4 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (aviso) Coleta dos dados necessários para localizar o local da ocorrência e despachar os meios iniciais.

5 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (partida e deslocamento) O itinerário deve ser curto e seguro; Sistemas de iluminação e sonoro devem estar acionados.

6 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (estacionamento) Segurança; Fonte de abastecimento; Rotatividade de viaturas; Via de trânsito.

7 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (salvamento)

8 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (isolamento geográfico) Responsável pela demarcação das áreas de trabalho: estacionamento; reposição de materiais; segurança; imprensa; posto de comando; atendimento de feridos; repouso; atuação.

9 Isolamento Geográfico As zonas de trabalho têm como objetivos principais: auxiliar na manutenção de uma metodologia de atendimento de forma organizada e segura; reduzir os efeitos danosos da ocorrência a pessoas, meio ambiente e ao patrimônio; o estabelecimento das fronteiras das várias zonas para direcionar as operações e movimentos da emergência; minimizar o número de pessoas e equipamentos ao estritamente necessário; e controlar o acesso das pessoas que podem ou devem estar próximo ou não da emergência, em função de sua atividade ou grau de ligação com as ações em execução.

10 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (salvamento) Operações necessárias à preservação de vidas humanas e animais; São fatores a observar durante ações de salvamento: vasculhar as dependências da edificação; priorizar os salvamentos; realizar os 1º socorros; coordenar a evacuação da área sinistrada, como também dos feridos aos centros hospitalares.

11 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (salvamento)

12

13 PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO; Questões: Há pessoas em risco?; Quantas pessoas estão em risco?; Quais as condições para o resgate?; Há meios e pessoal para a missão?.

14 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (salvamento) Deve-se contar com o pânico generalizado; Dados como: tempo da emergência, natureza da ocupação, idade, sexo e condições das vítimas, são fatores influenciadores; Evitar que as pessoas retornem ao local.

15 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (isolamento) Ação de impedir que o incêndio se propague para outras áreas ou edificações vizinhas.

16 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (confinamento) Ação de restringir o incêndio em uma área menor ou cômodo da edificação.

17 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (extinção) Eliminação dos focos, principal e secundários, do incêndio.

18 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (rescaldo) Ações destinadas a evitar a reignição do fogo; São extremamente desgastantes,podendo durar horas ou mesmo dias; Utiliza-se técnicas de remoção e resfriamento; Pontos a observar para o rescaldo: condições estruturais(segurança); ações a serem desenvolvidas; meios disponíveis; existência de vítimas sob os detritos; inspeção final e registro dos dados da operação.

19 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (rescaldo)

20

21

22

23 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (retorno) Transitar conforme seguindo os deslocamentos normais Antes do retorno ao posto (SB) os materiais e equipamentos devem ser conferidos e condicionados adequadamente; Ao chegar no posto (SB) os materiais e equipamentos devem ser novamente conferidos, a fim de que seja verificado o estado dos mesmos para, se necessário, realizar a devida substituição.

24 FASES DO COMBATE A INCÊNDIO (retorno)


Carregar ppt "Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) Busca e Salvamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google