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Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações.

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Apresentação em tema: "Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações."— Transcrição da apresentação:

1 Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações

2 Jurandir Peinado Objetivos da aprendizagem Estudar os aspectos da localização de instalações produtivas e fornecer uma metodologia para o estudo das possíveis alternativas de localização. 1.Compreender e identificar os objetivos e os principais fatores qualitativos e quantitativos que influenciam na decisão de localização. 2.Preparar avaliações das alternativas de localização, por meio do método de ponderação qualitativa, do modelo do centro de gravidade e do modelo da análise custo x lucro x volume.

3 Jurandir Peinado A importância da localização Localizar significa determinar o local onde serão fabricados produtos ou prestados serviços. O local onde a sede administrativa deve reger as operações, não necessariamente precisa ser junto à base operacional Criar uma nova empresa Ampliar a área de atuação de um nova instalação Promover a mudança do local de uma instalação atual Decisão de longo prazo Elevado valor de investimento Impacto direto nos custos da operação

4 Jurandir Peinado Fatores que influenciam na localização Geralmente apenas alguns poucos fatores, entre muitos existentes, devem exercer influência significativa na escolha da localização e estes poucos fatores eleitos devem ser cuidadosamente estudados. Quais os fatores influenciam as organizações industriais e as de serviço? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

5 Jurandir Peinado Fatores que influenciam na localização Fonte: www.catho.com.br/salario/diferencas-salariais-entre-as-metropoles.phtml acesso em 24/08/2006www.catho.com.br/salario/diferencas-salariais-entre-as-metropoles.phtml

6 Jurandir Peinado Modelo da Ponderação Qualitativa O método busca uma forma de medir e pontuar os dados que são de natureza subjetiva para permitir a comparação entre as várias alternativas de localização. Passos para o desenvolvimento do modelo de ponderação qualitativa Identificação dos fatores relevantes Atribuir pesos de ponderação aos fatores Atribuir notas aos fatores por localidade Ponderar as notas por fator

7 Jurandir Peinado Modelo da Ponderação Qualitativa A Movebrás decidiu construir uma nova fábrica para atender seu mercado em expansão no nordeste do Brasil. A empresa analisou três locais e elaborou a tabela de pontuação ponderada abaixo. Também definiu, com a ajuda de gestores de diversas áreas, a importância relativa de cada item avaliado. Fatores relevantes Peso P Local ALocal BLocal C Nota N N x P Nota N N x P Nota N N x P 1Capacitação mão-de-obra 2Condições de vida 3Facilidades para implantação 4Benefícios fiscais 5Acesso à rede de rodovias 6Potencial para expansão Total

8 Jurandir Peinado Modelo da Ponderação Qualitativa VantagensDesvantagens  Permite considerar fatores qualitativos na localização.  Permite a comparação quantitativa dos fatores qualitativos entre vários locais.  A metodologia é simples de ser entendida.  Pode atuar como um Check list de fatores fundamentais que poderiam passar despercebidos.  A escala de notas pode não mostrar as diferenças reais de custos entre as localidades.  A atribuição das notas e pesos tem certo grau de subjetividade e interpretação pessoal.  Exige grande experiência no assunto para definir quais fatores devem ser considerados.

9 Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade Levando em conta as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes. O modelo considera que o ponto geográfico correspondente ao “centro de gravidade” é aquele em que os custos com transportes são mínimos. Passos para o desenvolvimento do modelo do Centro de Gravidade Localização das fontes de insumos e clientes Levantamento do volume de bens movimentados Atribuição de coordenadas cartesianas Calcular o centro de gravidade da localização

10 Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade A Transbrás é um operador logístico. De todos seus clientes produtores, três deles representam mais de 80% do faturamento. Da mesma forma, 80% das entregas destes três grandes clientes produtores são feitas para cinco clientes varejistas comuns aos três. Assim a Transbrás decidiu montar um depósito para montagem de um sistema cross docking. Qual a melhor localização deste depósito indicado pelo modelo do centro de gravidade? InstalaçãoCidade Toneladas transportadas Coordenadas no mapa Produtor AApucarana35 BGuarapuava27 CPonta Grossa14 Varejista 1Cascavel8 2Campo Mourão12 3Curitiba29 4Cornélio Procópio9 5Maringá18

11 Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade

12 Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade Custos de transporte único: Considera que o custo ou preço de frete por distância percorrida ($/km) seja único em qualquer região. onde:G x = Coordenada horizontal do centro de gravidade G y = Coordenada vertical do centro de gravidade X i = Coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Y i = Coordenada vertical do fornecedor i V i = Volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i Custos de transporte variáveis Considera que o custo ou preço de frete por distância percorrida ($/km) vai variar de região para região. onde:G x = Coordenada horizontal do centro de gravidade G y = Coordenada vertical do centro de gravidade X i = Coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Y i = Coordenada vertical do fornecedor i V i = Volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i P i = Custo do transporte do fornecedor i ou para o cliente i

13 Jurandir Peinado Modelo do Centro de Gravidade VantagensDesvantagens  Permite considerar os custos de transporte da localização.  O estudo detalhado e comparativo dos valores de fretes pode servir para renegociação de preços.  A metodologia é simples de ser entendida.  Nem sempre é fácil levantar os custos reais de transporte realizados, principalmente na compra de matéria prima onde o frete é embutido no preço.  O sistema de coordenadas não considera a distância real percorrida entre as localizações.  Não considera a eventual mudança de fornecedores ou clientes.  O local do centro de gravidade pode coincidir com uma região inviável.

14 Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Levantamento dos custos e preço de venda Custos fixosCustos variáveis Aluguel da instalação; Impostos territoriais; Seguros; Depreciações; Serviços públicos; etc. Transporte das entradas; Transporte das saídas; Mão de obra direta; Matérias primas; Gastos gerais de fabricação; etc.

15 Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Cálculo da margem de contribuição MC T = Margem de contribuição total no período n = Número de unidades produzidas e vendidas no período PV u = Preço médio de venda unitário CV u = Custo variável unitário no período

16 Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Cálculo do ponto de equilíbrio q = quantidade de vendas para o ponto de equilíbrio CFT = Custo fixo total no período PVu = Preço médio de venda unitário CVu = Custo variável unitário no período

17 Jurandir Peinado Modelo da análise CLV Um empreendedor de Minas Gerais deseja abrir uma loja. As pesquisas de mercado selecionaram três cidades. Para cada cidade foram levantados os custos fixos, os custos variáveis, a demanda e preços unitários. Qual a melhor localização através do modelo CLV? Dados Levantados Localidades Selecionadas AraxáIpatingaJuiz de fora Custo fixo anual – R$320.000,00280.000,00290.000,00 Custo variável unitário – R$25,0029,0030,00 Preço unitário de venda – R$60,0057,0056,00 Demanda anual prevista – un.13.50015.00017.000 Resultados Localidades Selecionadas AraxáIpatingaJuiz de fora Receita Bruta Custo fixo anual Custo variável total Margem de contribuição total Ponto de equilíbrio Lucro

18 Jurandir Peinado Problema proposto Deseja-se escolher a melhor localidade para construir uma fábrica de sorvetes, em função dos custos fixos anuais e dos custos variáveis de produção de uma caixa de 15 kg do produto. Três locais foram prospectados em um estudo prévio, de acordo com a Tabela abaixo. Acredita-se que cada caixa de 15 kg do produto possa ser vendida a R$ 25,00, podendo-se atender o mesmo mercado a partir de qualquer das três localizações. LocalCusto fixo anual Custo variável (por unidade) A60.000,0020,00 B100.000,0015,00 C200.000,0010,00

19 Jurandir Peinado Problema proposto

20 Jurandir Peinado Modelo da análise CLV VantagensDesvantagens  Permite considerar importantes análises econômicas da localização.  O estudo detalhado e comparativo dos custos e margens serve de parâmetros de avaliação e controle.  A análise CLV é amplamente divulgada e conhecida nos meios empresariais.  Considera como premissa que os custos fixos permaneçam constantes.  A variação dos custos variáveis precisa ser linear.  Depende da acuracidade da previsão de demanda.  Dificuldades de aplicação para empresas produtoras de grande variedade de produtos.


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