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Administração da Produção e Operações

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Apresentação em tema: "Administração da Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção e Operações
Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 02 – Localização de Empresas

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Introdução O cenário da localização Fatores de localização Localização da empresa industrial e de lojas Modelos adicionais

3 Introdução Quais são os principais fatores que devem ser levados em consideração para a tomada de decisão da determinação da localização geográfica de uma operação industrial, dentre as possíveis alternativas?

4 Conceito Localizar uma organização significa determinar o melhor local para instalar uma base de operações, a partir da qual serão fabricados produtos ou prestados serviços. Em alguns casos, o estudo da localização pode envolver, ainda, a determinação de um local distinto para a sede administrativa, ou da área comercial da empresa, que não necessariamente precisa estar junto à base operacional.

5 A importância da localização
O estudo das possíveis alternativas de localização é essencial para a tomada de decisão consistente sobre a posição geográfica de uma operação. Este estudo leva em consideração, basicamente, os seguintes fatores: disponibilidade de recursos e facilidade de obtenção de matéria prima; disponibilidade de mão-de-obra; infra-estrutura do local; e localização dos mercados consumidores.

6 O cenário da localização
São três as principais características que tornam a decisão sobre localização merecedora de criterioso estudo e especial atenção: Trata-se de uma decisão de longo prazo. Envolve elevado investimento. Tem impacto direto nos custos da operação.

7 O cenário da localização
A necessidade de definição de um local adequado para novas instalações pode decorrer de vários motivos, como por exemplo: Criação de uma nova empresa. Ampliação da área de atuação com uma nova instalação. Mudança do local de instalação atual.

8 Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização
O cenário da localização Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização Defina as necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determine as Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolva alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico

9 O cenário da localização
Capacidade produtiva de uma instalação usualmente mede a quantidade de output por unidade de tempo. Capacidade do projeto Capacidade efetiva (real) Capacidade nominal

10 Fábrica de refrigerantes Empresa de transportes
O cenário da localização Medida da capacidade em empresas industriais e de serviços MEDIDA DA CAPACIDADE DE EMPRESA INSUMOS VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantes Horas.máquinas disponíveis Número de unidades/ano Hotel Leitos disponíveis Número de hóspedes/dia Número de espectadores/ Cinema Número de assentos semana Fábrica de cimento Volume do forno de clinquer Toneladas/dia Empresa de transportes Número de poltronas Número de passageiros/ano Usina hidroelétrica Tamanho das turbinas Potência gerada (MW) Loja Área da loja Vendas/mês Escola Número de alunos Número de formados/ano

11 O cenário da localização
Determinação da Demanda Determinação da Capacidade a instalar Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada

12 Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja:
O cenário da localização Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja: ANO 1 2 3 4 5 PRODUTO (unidades) Sabe-se que a precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Portanto, o cenário de capacidade para a empresa é: ANO 1 2 3 4 5 CAPACIDADE MÁXIMA 38.500 42.350 51.660 57.960 65.100 CAPACIDADE MÍNIMA 31.500 34.650 34.440 38.640 43.400

13 CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA?
O cenário da localização CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? PROCESSO A 60 unid/h B 40 unid/h C 51 unid/h D 66 unid/h QUAL A CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? 40 unid/h QUAL O GARGALO DO SISTEMA? PROCESSO B

14 Fatores Determinantes na Localização 1/3
Disponibilidade de Mão de Obra; Nível salarial e sindicatos; Disponibilidade de transporte; Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. Incentivos fiscais

15 Fatores Determinantes na Localização 2/3
Proximidade dos mercados Tendências de crescimento populacional Fornecedores e serviços de apoio Restrições ambientais Disponibilidade e custos dos terrenos

16 Fatores Determinantes na Localização 3/3
Leis de zoneamento; Proximidade de universidades; Hospitais; Nível de vida; Preferências da gerência

17 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo da ponderação qualitativa: O modelo da ponderação qualitativa é utilizado para trabalhar com dados qualitativos dos possíveis locais alternativos pré-selecionados. O método propõe uma forma de medir e dar valor a dados de natureza subjetiva para permitir a comparação entre as várias alternativas de localização. Desta forma, os dados subjetivos e a opinião pessoal dos avaliadores podem fazer parte do processo decisório de forma justa e racional.

18 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo da ponderação qualitativa: - Identificação dos fatores relevantes. Atribuição de pesos de ponderação para os fatores. Atribuição de notas para cada localidade, em função dos fatores avaliados. Ponderação das notas.

19 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo da ponderação qualitativa: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): NOTAS Fator Peso A B C D Restrições ambientais Disp de mão de obra Sist de transporte Prox. de mercados Qualidade de vida Prox. Matérias primas

20 Localização da empresa industrial e de lojas
Escolher C

21 EXERCÍCIO UMA EMPRESA DESEJA PONDERAR OS FATORES QUALITATIVOS DE QUATRO CIDADES CANDIDATAS A SEDIAR A SUA NOVA UNIDADE. A EMPRESA INICIALMENTE DEFINIU OS FATORES A SEREM CONSIDERADOS E ATRIBUIU A CADA UM DELES UM PESO. POSTERIORMENTE PEDIU A CADA UM DE SEUS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ATRIBUÍSSEM A CADA UMA DAS CIDADES UMA NOTA, ENTRE 0 E 10, PARA CADA UM DOS FATORES. OS DADOS OBTIDOS ESTÃO ABAIXO:

22 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Este modelo pode ser utilizado quando se deseja estudar a localização uma nova instalação levando- se em conta as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes que vão determinar os custos de transporte de captação de matérias-primas e distribuição de produtos acabados. O ponto geográfico encontrado a partir da aplicação do modelo correspondente ao “centro de gravidade” e representa o ponto em que os custos com transportes são mínimos.

23 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Localização das fontes de insumos e dos clientes. Levantamento do volume de insumos/bens movimentados. Atribuição de coordenadas cartesianas. Cálculo do centro de gravidade.

24 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Localização das fontes de insumos e dos clientes.

25 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Levantamento do volume de insumos/bens movimentados. Levantar o volume de insumos e bens movimentados dos fornecedores mais representativos à pretensa localização e desta para os clientes considerados mais representativos. Convém observar que o termo volume de insumos/bens está diretamente ligado ao volume de carga transportada, ou seja, ao custo do transporte.

26 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Levantamento do volume de insumos/bens movimentados. Influência do volume no preço do transporte – O preço do frete rodoviário praticado por uma empresa transportadora, via de regra, é determinado por dois fatores principais: distância percorrida e peso da carga. Quando existirem medidas diferentes, por exemplo, o custo do transporte 1 for indicado em peso e o custo do transporte 2 for representado em volume, pode-se utilizar a conversão 300 kg = 1 m3 de carga.

27 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Atribuição de coordenadas cartesianas.

28 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Cálculo do centro de gravidade. O centro de gravidade representa a localização ideal procurada, terá duas coordenadas, uma horizontal e outra vertical. Ele é o ponto que proporciona os menores custos totais de transportes, considerando as distâncias envolvidas e os custos de transporte de insumos e produtos.

29 Localização da empresa industrial e de lojas
Modelo do centro de gravidade : Cálculo do centro de gravidade. Coordenadas do centro de gravidade com custo único de frete onde: Gx = coordenada horizontal do centro de gravidade Gy = coordenada vertical do centro de gravidade Xi = coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Yi = coordenada vertical do fornecedor i Vi = volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i

30

31 Exemplo: A Transbrás é um operador logístico do estado do Paraná, responsável pela distribuição dos produtos de várias empresas. De todos os seus clientes produtores, três representam mais de 80% do faturamento. Da mesma forma, 80% das entregas destes três grandes fabricantes são feitas para cinco clientes varejistas comuns aos três. Assim a Transbrás decidiu montar um depósito.Qual a melhor localização deste depósito, utilizando-se o modelo do centro de gravidade?

32 (89x35)+(85x27)+(130 x14)+(32x8)+(51x12)+(165x29) +(131x9)+(70 x18)
Gx = =100,8 (92x35)+(40x27)+(50 x14)+(55x8)+(78x12)+(45x29)+(111x9)+(102x18) Gy = =69,18

33 =69,18 =100,8

34 Exercício 2. Um operador logístico do estado de Santa Catarina é responsável pela distribuição dos produtos de três fabricantes para cinco varejistas comuns. Assim, o operador logístico decidiu montar um depósito para realizar cross docking. Qual a melhor localização deste depósito, com base no modelo do centro de gravidade? Considere que o custo do transporte é praticamente o mesmo por quilometro rodado para todos os trajetos. As quantidades que precisarão ser coletadas em cada fabricante e entregues em cada varejista, de acordo com as previsões realizadas estão indicadas na tabela abaixo. Também é apresentado um mapa do estado, com indicações de coordenadas cartesianas já definidas, para facilitar o cálculo do centro de gravidade.

35 5 A 2 3 4 B 1 C

36 Vantagens a. Permite considerar os custos de transporte na decisão da localização. b. O estudo detalhado e comparativo dos valores de fretes praticados pode servir para renegociação de preços. c. A metodologia é simples de ser entendida. Desvantagens d. Nem sempre é fácil levantar os custos reais de transporte a priori, principalmente os custos de transporte de matéria-prima, uma vez que o frete está, normalmente, embutido no preço da própria matéria-prima. e. O sistema de coordenadas não considera a distância real a ser percorrida entre os diversos pontos. f. O modelo não considera a eventual mudança de fornecedores ou clientes, em um momento posterior. g. O local do centro de gravidade pode coincidir com uma região inviável.

37 Modelos adicionais Clusters: caracteriza um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica, com as mesmas características econômicas e com um objetivo comum de competitividade. (Rua da Moda, Feira dos Goianos, Setor Gráfico) Condomínio industrial: muito utilizado no Brasil na implantação das montadoras de automóveis na década de Caracteriza-se pela localização dos fornecedores dentro da planta da montadora, ou adjacente a ela. Consórcio modular: o fornecedor se localiza dentro da planta da montadora e é responsável por todas as etapas de montagem de sus itens no veículo. O fornecedor é visto como parceiro da montadora, ajudando a reduzir custos e investimentos, pois as instalações de montagem são de responsabilidade dos fornecedores.

38 Modelos adicionais Cooperativas: é a união de diversas propriedades da mesma região geográfica para um objetivo comum, como a distribuição de produção agrícola, negociação de financiamentos e insumos. Virtual: é uma rede temporária, geralmente sem escritório central e sem organograma, e é composta por outras empresas, instituições e pessoas. A grande vantagem desse tipo de empresa é o compartilhamento do conhecimento, que pode ser desde uma tecnologia específica de produção até o conhecimento estratégico do mercado de onde a empresa virtual está inserida. Ex: A empresa virtual que lançou o processador Power CD, era composta pela IBM, Apple e Motorola que projetou e lançou no mercado um produto avançado e de alta qualidade.


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