A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1930: UMA REVOLUÇÃO PARA SALVAR O PAÍS “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” (frase atribuída ao presidente de Minas Gerais, Antonio Carlos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1930: UMA REVOLUÇÃO PARA SALVAR O PAÍS “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” (frase atribuída ao presidente de Minas Gerais, Antonio Carlos de."— Transcrição da apresentação:

1 1930: UMA REVOLUÇÃO PARA SALVAR O PAÍS “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” (frase atribuída ao presidente de Minas Gerais, Antonio Carlos de Andrada)

2 A REPÚBLICA EM TRANSFORMAÇÃO 1. TRABALHADORES BRASILEIROS, UNI-VOS! Limites e possibilidades da organização da classe operária: altas e baixas do movimento operário O Partido Comunista do Brasil (PCB) e a participação na política formal: o BOC e a candidatura às eleições de 1930 Organização sindical; greves e manifestações; repressão e negociação; o proletariado rural

3 A REPÚBLICA EM TRANSFORMAÇÃO 2. O CAFÉ EM CRISE A política financeira ortodoxa do presidente paulista Washington Luiz e a defesa do café. A superprodução cafeeira e a queda dos preços do produto no mercado externo. A Grande Depressão de 1929 – redução do consumo e falta de capitais para investir na sustentação do preço do café. Crise econômica e financeira ao longo de 1930.

4 A REPÚBLICA EM TRANSFORMAÇÃO 3. “SEJAMOS MODERNOS SENDO BRASILEIROS.” A ruptura com soluções importadas e a cultura do “doutor”: a valorização dos elementos nacionais populares (o folclore; a arte popular) Os verde-amarelos: o nacionalismo; a anta e o índio como símbolos da brasilidade; o mapa do Brasil como objeto de culto cívico Manifesto antropofágico (1928): digerir os valores importados e transformá-los em nacionais Macunaíma, o herói sem caráter (1928): em busca do caráter do “brasileiro”.

5 A REPÚBLICA EM TRANSFORMAÇÃO 4. SUCESSÃO PRESIDENCIAL (1930) Governo Bernardes (1922-26) – estado-de-sítio Dissensão na política paulista: o surgimento do Partido Democrata (1926). Dificuldades de composição no pacto oligárquico: o mineiro Antonio Carlos foi preterido em favor do paulista Julio Prestes (manutenção da política econômica). Lançamento da candidatura do gaúcho Getúlio Vargas pela chamada Aliança Liberal.

6 A REPÚBLICA EM TRANSFORMAÇÃO 5. “TENENTES” X “CASACAS” 1922 - a revolta do Forte de Copacabana 1924 – movimento tenentista em São Paulo 1925/27 – jovens oficiais gaúchos e paulistas formam a chamada Coluna Prestes. Campanha eleitoral acirrada – assassinato do candidato a vice- presidente na chapa da A. Liberal, João Pessoa. Março 1930: Júlio Prestes, o candidato oficial, derrotou Vargas. Estaria W. Luiz correndo o risco de ser deposto como o fora D. Pedro II? Só uma rebelião dos estados, aproveitada pelos “tenentes” dentro do Exército, seria capaz de derrubar a “política dos estados”.

7 A REVOLUÇÃO SE INICIA... “Lembrei-me disso hoje, dia da Revolução. Todas as providências tomadas, todas as ligações feitas. Deve ser para hoje às cinco horas da tarde. Que nos reservará o futuro incerto neste lance aventuroso? (...) Feita a toilette, almocei tranqüilamente com a minha família e fui depois jogar uma partida de ping-pong com a minha mulher, como costumo fazer todos os dias a essa hora (...). Quatro e meia. Aproxima-se a hora. Examino-me e sinto-me com o espírito tranqüilo de quem joga um lance decisivo porque não encontrou outra saída digna para seu estado (...). E se perdermos? Eu serei depois apontado como o responsável, por despeito, por ambição, quem sabe? Sinto que só o sacrifício da vida poderá resgatar o erro de um fracasso.” (Diário de Getúlio Vargas, 3/10/1930).


Carregar ppt "1930: UMA REVOLUÇÃO PARA SALVAR O PAÍS “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” (frase atribuída ao presidente de Minas Gerais, Antonio Carlos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google