A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui."— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo

2 Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso.

3 Escopo do Produto X Escopo do Projeto Escopo do produto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. Escopo do projeto. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

4 Processos Envolvidos Coletar os requisitos Definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto. Definir do escopo Desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. Criar EAP Subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Verificar o escopo Formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto. Controlar o escopo Monitoramento do progresso do escopo do projeto e escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.

5 Planejamento do Escopo O que pretende responder? Como preparar uma declaração do escopo detalhada do projeto? Como criar, manter e aprovar a EAP? Como serão obtidas a verificação e a aceitação formais das entregas? Como controlar as solicitações de mudanças da declaração do escopo detalhada do projeto?

6 Coletar os Requisitos Definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender as expectativas as partes interessadas. O sucesso do projeto depende deste processo.

7 Dilema “Sei que você acredita que entendeu o que acha que eu disse, mas não estou certo de que percebe que aquilo que ouviu não é o que eu pretendia dizer...” [PRESSMAN, 1995] – Declaração de uma cliente anônimo

8 Por que Coleta e Análise de Requisitos é Importante?

9 Coletar os Requisitos Entradas Termo de Abertura Registro das Partes Interessadas

10 Coletar os Requisitos Ferramentas e Técnicas Entrevistas; Dinâmicas de Grupo; Oficinas Sessões focadas que unem as partes interessadas para definir os requisitos do produto. Define rapidamente requisitos e reconcilia as diferenças entre as partes interessadas.

11 Coletar os Requisitos Ferramentas e Técnicas Técnicas de criatividade de Grupo Brainstorming A técnica Delphi Mapas mentais (exemplo) Tomada de Decisão em grupo Questionários de Pesquisas Protótipos

12 Coletar os Requisitos Saídas Documentação dos Requisitos Plano de Gerenciamento dos Requisitos Matriz de Rastreabilidade de Requisitos

13 Definir o Escopo O escopo do projeto é melhor detalhado porque se conhecem mais informações sobre o projeto; Necessidades das partes interessadas são convertidas em requisitos com mais eficácia; As premissas e restrições são analisadas para garantir que estejam completas.

14 Definir o Escopo Ferramentas e Técnicas Análise de produtos Identificação de alternativas Opinião especializada Oficinas

15 Definir o Escopo Ferramentas e Técnicas Análise das partes interessadas Analisa a influência e os interesses das principais partes interessadas; Descreve as suas necessidades e expectativas.

16 Definir o Escopo Saída Descreve, em detalhes, as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas; Entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas no projeto; Permite que a equipe do projeto realize um planejamento mais detalhado; Orienta o trabalho da equipe do projeto durante a execução;

17 Criar EAP Antes de partir para este importante processo, responda: Como poderia ser feito um diagrama que contenha as fases/entregas necessárias para realizar um projeto dentro de sua área de atuação?

18


Carregar ppt "Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google