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CONSUMO CONSCIENTE, CONSUMIDOR INTELIGENTE

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Apresentação em tema: "CONSUMO CONSCIENTE, CONSUMIDOR INTELIGENTE"— Transcrição da apresentação:

1 CONSUMO CONSCIENTE, CONSUMIDOR INTELIGENTE
Francisco Antônio Romanelli

2 O ser humano é a única espécie que conseguiu se espalhar por todo o planeta.

3 Para conseguir se estabelecer em lugares diversos, com várias dificuldades de fixação, aprendeu a construir ferramentas e a domesticar os animais.

4 O uso de ferramentas melhorou a capacidade de sobrevivência do humano e melhorou sua qualidade de vida.

5 Com isso, a população aumentou e aumenta com acentuada velocidade.

6 Somos, hoje, mais de sete bilhões de habitantes ocupando o planeta.

7 Nascem 516 crianças por minuto no planeta. Ou sejam, 743. 040 por dia
Nascem 516 crianças por minuto no planeta. Ou sejam, por dia. Em um ano, mais de 260 milhões de pessoas (...) todas competindo por espaço, comida e água, produzindo lixo, respirando oxigênio e eliminando carbono (CO2) além do metano nas fezes. Jornal do Meio Ambiente, (dados da ONU)

8 em vinte anos, a população deverá aumentar em 2 bilhões de habitantes
Folha de São Paulo cerca de 98% do aumento populacional vem dos países menos desenvolvidos.

9 O aumento populacional demanda, da mesma forma, um aumento na obtenção de recursos naturais para uso direto e para industrialização.

10 Todos os seres humanos têm necessidades
Todos os seres humanos têm necessidades. Para satisfazê-las precisamos consumir.

11 Paralelamente, o ser humano consome para procurar melhor conforto e qualidade de vida

12 Como consumistas contumazes esquecemos que ter VONTADE não é ter NECESSIDADE e QUERER não é a mesma coisa que PRECISAR

13 A partir do século 18 aprendemos a industrializar os recursos naturais, de maneira cada vez mais sofisticada e em volume cada vez maior

14 A disponibilidade de bens para consumo e a facilidade crescente em adquiri-los estruturaram nossos sistemas econômicos, que incentivam a satisfação da VONTADE e do QUERER

15 O sistema capitalista baseia-se na liberdade de o cidadão explorar os recursos naturais, extraí-los, processá-los industrialmente, consumir com fartura e obter poder no meio social através do lucro econômico e do acúmulo de riquezas e bens.

16 Esse sistema se escora no consumo crescente
Esse sistema se escora no consumo crescente. Para a continuidade do capitalismo hoje praticado, é necessário o incentivo permanente do CONSUMO excessivo.

17 Portanto, depende de aumento progressivo, sistemático e constante da extração de riquezas naturais que vão se convertendo em RECURSOS FINANCEIROS e, assim, sendo acumulados.

18 Atrás desse sistema vêm o esgotamento da natureza, a desigualdade econômica e a injustiça social: riqueza excessiva de uns, miséria de outros; doenças, ambientes degradados, qualidade de vida prejudicada.

19 Temos com isso situações globais perversas, como:
- Quase metade da riqueza mundial está nas mãos de apenas 1% dos mais ricos;

20 - A metade da população planetária detém apenas 1% das riquezas;

21 - As duas pessoas mais ricas do planeta têm mais riqueza que os 43 países mais pobres juntos;

22 - Cerca de 20% da população mundial está vivendo abaixo da chamada “linha da miséria” (menos de um dólar/dia de rendimento);

23 - Cerca de 30% da população mundial vive abaixo da chamada “linha da pobreza” (entre um e dois dólares/dia de rendimento).

24 A propósito, assista ao vídeo “A Terra em Miniatura”
e/ou

25 Para satisfação da VONTADE somos induzidos a consumir além da nossa NECESSIDADE,

26 ... muitas vezes sob o efeito de técnicas psicológicas como PROPAGANDA, MARCA, MODA e outras estratégias de consumo, como criação de DATAS FESTIVAS, MENSAGENS SUBLIMINARES etc.

27 Essas e outras estratégias do mercado fazem com que acreditemos que o supérfluo é NECESSÁRIO. Elas criam, modificam e recriam nossa VONTADE e nos fazem crer que, se temos VONTADE é porque temos NECESSIDADE.

28 Extração  Consumo  Resíduos
O consumo, agravado principalmente pela pseudo-necessidade de adquirir itens meramente frutos da vontade, baseia-se em um ciclo perverso para a natureza: Extração  Consumo  Resíduos

29 A consequência é o aparecimento de dois grandes problemas:
Os recursos naturais são finitos. Como podemos extraí-los cada vez mais sem exaurir a capacidade do planeta de produzi-los?

30 2 ) Os resíduos descartados no ambiente aumentam absurdamente, envenenando os recursos naturais. Como poderemos descartá-los de maneira adequada, sem prejudicar nosso meio?

31 Temos que lembrar que TUDO que utilizamos, para qualquer fim, vem do MEIO NATURAL. São os chamados recursos naturais, como água, ar, solo, combustíveis fósseis, minerais, vegetação, gases etc. Além disso, tudo o que nos tem serventia e é por nós utilizado gera resíduos, em menor ou maior escala.

32 Para entrar na cadeia de consumo, após extraídos do meio natural (recursos primários), a maior parte desses recursos passa por processos artificiais, de elaboração ou industrialização (recursos secundários).

33 A extração e a transformação de recursos primários em recursos secundários causam grandes impactos no ambiente natural, em princípio pelo esgotamento dos recursos naturais, depois, pelo custo ambiental da extração e, finalmente, pela produção excessiva de resíduos não aproveitáveis ou danosos à saúde do Planeta.

34 O ciclo de extração  produção  consumo são responsáveis pelo que chamamos de PEGADA ECOLÓGICA, ou seja, o custo, em espaço natural, da sustentação de nossa existência com o conforto que entendemos merecer e podemos adquirir.

35 A pegada ecológica do brasileiro é, em média, de 2
A pegada ecológica do brasileiro é, em média, de 2.4; a do americano do norte, 9.4 Isso quer dizer que para a manutenção do padrão de vida atual de um brasileiro médio seriam necessários 2,4 planetas Terra: de um norte americano, 9,4 planetas Terra – E SÓ TEMOS UM ÚNICO PLANETA PARA NOS SUSTENTAR A TODOS!!

36 Nossa PEGADA ECOLÓGICA deveria ser, pelo menos, SUSTENTÁVEL
Nossa PEGADA ECOLÓGICA deveria ser, pelo menos, SUSTENTÁVEL. A SUSTENTABILIDADE se escora no tripé: AMBIENTALMENTE CORRETO, SOCIALMENTE JUSTO e ECONOMICAMENTE VIÁVEL, sempre com respeito a uma plataforma CULTURALMENTE ADEQUADA.

37 Para reduzir nossa PEGADA ECOLÓGICA e tornar o permitir que o ambiente natural se conserve VIÁVEL para a existência dos humanos e de todos os demais seres vivos do planeta, da presente e das futuras gerações, precisamos praticar o chamado CONSUMO CONSCIENTE

38 O CONSUMO CONSCIENTE é um conjunto de atitudes pessoais que tem mira um melhor aproveitamento dos recursos extraídos da natureza, uma extração SUSTENTÁVEL desses recursos e uma GERAÇÃO MÍNIMA DE RESÍDUOS.

39 Com isso, além de não esgotá-los, o CONSUMIDOR CONSCIENTE tem como objetivo a RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. A exemplo dos 3 Rs utilizados para a destinação de resíduos, o consumo consciente se baseia em 5 Rs + DT.

40 O que é isso? É: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECUPERAR, RECICLAR, DOAR, TROCAR

41 OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMIDOR CONSCIENTE:
I - ter bom senso ao utilizar e respeito ao extrair os recursos naturais; II - conservar, cuidar e recuperar os meios naturais;

42 III – descartar adequadamente os resíduos não aproveitáveis e aproveitando aqueles cujo aproveitamento é possível;

43 IV - reduzir o consumo desnecessário, fruto apenas da VONTADE; pensar sobre a necessidade do consumo;

44 V - reaprender a lidar com a natureza, para aproveitá-la como fonte de lazer, prazer e qualidade de vida;

45 VI - cuidar de seu consumo de água e energia, gastando apenas o necessário;

46

47 VII - evitar a poluição do ar (queimadas, uso exagerado de motores de combustão, liberação de gases contaminantes, uso de produtos químicos) etc.

48 VIII - evitar a poluição do solo (disposição irregular de resíduos e uso inadequado de agroquímicos);

49 IX - evitar a poluição da água (lixos, contaminantes industriais, detritos e esgotamentos sanitários sem tratamento);

50 X – Consumir, sempre que possível, produtos certificados ou de empresas certificadas, ou de reconhecida procedência ambientalmente adequada.

51 QUEM AMA, CUIDA. QUEM CUIDA, APRENDE A AMAR.
O consumidor consciente não abre mão de cuidar do Planeta, e está ciente de que do ambiente saudável depende a nossa sobrevivência e a sobrevivência das gerações futuras. Nossas ações, ainda que pareçam pequenas, influenciam tudo e todos. QUEM AMA, CUIDA. QUEM CUIDA, APRENDE A AMAR.

52 Veja mais sobre a perversidade do ciclo extração ►produção ► consumo
no vídeo “A História das Coisas”

53 Referências: BRANCO, Samuel Murgel. O Meio Ambiente em Debate. SP: Ed. Moderna, 2002; 35.ª impres. CUNHA, Beatriz Monteiro da. Os Heróis e o Consumo Consciente. SP: Evoluir Cultural, 2002 _______________________. Resíduos Vol. 3, Escolas Sustentáveis – Planeta Feliz. SP: Evoluir Cultural, 2010 ________________________. Resíduos Vol. 2, Consumo Consciente – Descarte Inteligente. SP: Evoluir Cultural, 2009 DIAS, Genebaldo Freire. Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana. SP: Ed. Gaia, 2002 DOHME, Vania e DOHME, Walter. Ensinando a Criança a Amar a Natureza. SP: Informal Editora, 2002; 4.ª ed. MENDES, Judas Tadeu Grassi. Desafios Econômicos no Ambiente dos Mercados de Bens e Serviços. In: Reflexões sobre o Desenvolvimento Sustentável. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005 MENDONÇA, Rita. Como cuidar do seu Meio Ambiente. SP: BEI, 2004 TRIGUEIRO, André. Mundo Sustentável. SP: Ed. Globo, 2005: 2.ª ed

54 Obrigado pela atenção As fotos, gráficos e desenhos utilizados neste trabalho estão disponibilizadas na internet, em diversos sítios, exceto os gráficos extraídos dos livros de autoria de Beatriz Monteiro da Cunha (Ed. Evoluir Cultural), referenciados


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