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FISCALIZAÇÃO DA APURAÇÃO DOS INDICADORES DO SERVIÇO – METODOLOGIA PARA VERIFICAR A CONFORMIDADE DO DESEMPENHO DECLARADO PELOS AGENTES. Brasília 18/8/2015.

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1 FISCALIZAÇÃO DA APURAÇÃO DOS INDICADORES DO SERVIÇO – METODOLOGIA PARA VERIFICAR A CONFORMIDADE DO DESEMPENHO DECLARADO PELOS AGENTES. Brasília 18/8/2015 Thelma Maria Melo Pinheiro Sérgio Damasceno de Castro Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE)

2 2 Objetivo do trabalho Uniformização das verificações para fiscalização da apuração dos indicadores de continuidade coletivos e individuais, assim como do cálculo e pagamento das compensações por transgressão dos limites estabelecidos pela ANEEL no Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica (PRODIST). Os indicadores de continuidade auferem a quantidade e a duração das interrupções nas unidades consumidoras, nos conjuntos elétricos e nas distribuidoras de energia, sendo atribuídos limites coletivos, associados aos conjuntos de unidades consumidoras, e limites individuais, relacionados com o desempenho da continuidade para cada unidade consumidora.

3 3 Evolução DEC e FEC Brasil

4 4 Diferença entre os dois valores não poderá exceder 5% para mais ou para menos. Comparar os indicadores globais e coletivos informados para a ANEEL com aqueles calculados pela fiscalização. Conhecer dos dados existentes na base da ANEEL. DEC e FEC (total e segregado) por conjunto, por mês; Total de unidades consumidoras do conjunto, por mês. Solicitar os dados para amostragem. Relação completa das unidades consumidoras faturadas e respectivos indicadores DIC, FIC, DMIC e DICRI apurados no ano de referência. Calcular os indicadores globais anuais da distribuidora. Metodologia Utilizada

5 5 A representatividade amostral deverá ser obtida a partir do cálculo dos indicadores globais anuais para a amostra comparados com os indicadores globais informados pela distribuidora à ANEEL; A divergência encontrada entre os indicadores da amostra e do universo não poderá ser superior a 5%. SIM A amostra é representati va? NÃO Comparar a quantidade mensal de consumidores. Diferença entre os dois valores não poderá exceder 5% para mais ou para menos. As unidades consumidoras devem ser amostradas a partir da base de dados do ano fiscalizado, independentemente se os indicadores individuais são diferentes de zero ou não. Definir a amostra de unidades consumidoras. Metodologia Utilizada

6 6 Verificar coleta de dados sobre os eventos. Verificar cadastro da unidade consumidora. Irregularidade Memória de Massa Irregularidade Reclamações Irregularidade INTERRUPÇÃO INÍCIO FIM reclamação Alarmes Irregularidade INTERRUPÇÃO INÍCIO FIM alarme Curvas de Carga Irregularidade Metodologia Utilizada

7 7 Verificar a adequação dos expurgos realizados. Avaliar a parametrização do cálculo dos indicadores. Irregularidades Dia Crítico Irregularidade Cálculo do valor de corte de corte para efeito de dia crítico; Verificação do correto expurgo das interrupções em dias críticos. Aviso de desligamento Irregularidade Existência de aviso ao consumidor, de acordo com a antecedência estabelecida no PRODIST. Horários do desligamento Irregularidade Comparação dos tempos de programação e execução do desligamento. Metodologia Utilizada Situação de emergência Irregularidade Interrupção motivada por caso fortuito ou de força maior, a ser comprovada documentalmente pela distribuidora.

8 8 Irregularidades no cadastro da unidade consumidora Irregularidades na coleta de dados sobre os eventos Irregularidades no registro das interrupções Recálculo dos indicadores individuais da amostra Recálculo dos indicadores globais da amostra Metodologia Utilizada Irregularidades na adequação dos expurgos realizados Irregularidades na parametrização do cálculo dos indicadores

9 9 ABRANGÊNCIA VERIFICAR QUANTAS UNIDADES CONSUMIDORAS DA AMOSTRA APRESENTARAM INDICADORES INDIVIDUAIS APURADOS INCORRETAMENTE GRAVIDADE VERIFICAR QUANTO O VALOR DA FISCALIZAÇÃO É DIFERENTE DO VALOR APURADO PELA DISTRIBUIDORA INDICADORES INDIVIDUAIS DA AMOSTRA RECALCULADO S INDICADORES GLOBAIS DA AMOSTRA RECALCULADO S Metodologia Utilizada

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14 14 Conclusões Após as ações fiscalizadoras nas 6 empresas, constatou-se: -Aumento médio de 16,7% no indicador de duração equivalente global de interrupção de energia; -Aumento médio de 6,94% no indicador de frequência equivalente global de interrupção de energia; -Acréscimo previsto de R$ 19 milhões nos valores das compensações aos consumidores; -As maiores variações nos valores dos indicadores DEC e FEC e das compensações para Empresa E, 43,52% no DEC e 19,59% no FEC; -A necessidade de frequente monitoramento e fiscalização dos indicadores de qualidade.

15 15 Muito Obrigada! SGAN – Quadra 603 – Módulos “I” e “J” Brasília – DF – 70830-030 TEL. 55 (61) 2192 8600 Ouvidoria: 167 www.aneel.gov.br


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