A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília Satoshi Miyamaru Seo CARGA HORÁRIA: 30 horas

2 EMENTA A disciplina apresenta conceitos da análise exploratória de dados coletados em pesquisa, que consiste na organização, redução, descrição, análise e interpretação de dados sob consideração. Engloba conceitos fundamentais de modelos probabilísticos necessários ao desenvolvimento posterior da inferência estatística (modelos probabilísticos, probabilidades de confiança, tamanho da amostragem) e do processo de tomada de decisões por parte do profissional das áreas de finanças, contabilidade estratégica e de custos. Apresenta o estudo de correlação e regressão que ajudará a compreender e medir a relação entre variáveis e sua aplicação em diversas situações complexas.

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Contribuir para a formação do profissional da área de gestão estratégica econômica, financeira e contábil, desenvolvendo o raciocínio lógico, crítico e analítico, de forma a dotá-los de conhecimentos e habilidades que lhes permitam desenvolver a linguagem necessária para acompanhar e interpretar os resultados oriundos de uma pesquisa, com base em estudos estatísticos.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fornecer as técnicas descritivas da análise de dados brutos, enfatizando o conceito de distribuição de freqüências, representações gráficas e medidas quantitativas. Utilizar estudos da estatística inferencial envolvendo os modelos probabilísticos para habilitá-los para tomada de decisões, minimizando com propriedade os riscos e incertezas envolvidos. Discutir os princípios de amostragem, procurandos ressaltar quantos às técnicas e o dimensionamento amostral. Com base nos estudos de regressão e correlação produzir um modelo de previsão que possa ser utilizado em análise da pesquisa e testar as hipóteses propostas. Apresentar, de forma prática e objetiva, o instrumental estatístico necessário ao desenvolvimento de outras disciplinas do curso e principalmente, para resolução de problemas do cotidiano, envolvendo a tomada de decisões. Fornecer os recursos disponíveis pela informática, como instrumento para desenvolvimento e cumprimento dos objetivos do curso.

5 METODOLOGIA (ESTRATÉGIA DE ENSINO)  Aulas expositivas dialogadas;  Textos de apoio;  Realização de exercícios aplicativos;  Discussão de artigos;  Elaboração de seminário.

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1.ANDERSON, David R. Estatística aplicada à administração e economia. 2 a ed. Trad. PAIVA, Luís Sérgio Castro. São Paulo: Pioneira, 2002. 2.LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. 2 a.ed. Trad. COSTA, Sérgio Francisco. São Paulo : Harbra, 1987. 3. MARTINS, Gilberto Andrade. Estatística geral e aplicada. 2 a ed. São Paulo: Atlas, 2002. 4.SMAILES, Joanne; MC GRANE, Ângela. Estatística aplicada á administração com Excel. 1 a ed. Trad. BRITO, Christiane. São Paulo: Atlas, 2000. 5.FREUND, John E. & SIMON Geray A. Estatística aplicada para economia, administração e ciências contábeis. 9 a ed., Trad. FARIA, Alfredo Alves de. Porto Alegre: Bookman, 2000. 6.FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de estatística. 6 a.ed. Sao Paulo : Atlas,1996.

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ATIVIDADES (INDIVIDUAL/GRUPO) PESO = 5,0 SEMINÁRIO (TRAB. ESCRITO E APRESENTAÇÃO) PESO = 5,0

8 TEMAS DO TRABALHO INTERVALO DE CONFIANÇA PARA AS PROPORÇÕES; TESTE DE HIPÓTESES: TESTES DE DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS; TESTES PARAMÉTRICOS E NÃO PARAMÉTRICOS; COVARIÂNCIA

9 PLANO DE AULA - 1 ª Aula Importância da estatística e sua necessidade Identificar as principais ferramentas da estatística, fundamentais no âmbito da pesquisa científica. Introduzir alguns conceitos da estatística elementar.

10 PLANO DE AULA - 1 ª Aula Dados Estatísticos: suas fontes e usos  Coletando dados secundários  Coletando dados primários (diferentes formas de obtê-las, importância da amostragem, alguns pontos na formulação de questionários). Discutir sobre dados de fontes secundárias e primárias. Discutir as diferentes formas de coletar dados primários (pesquisa qualitativa,quantitati va, estudo de caso).

11 PLANO DE AULA - 1 ª Aula Níveis de mensuração (variáveis) para os dados primários. Identificar diferentes tipos de variáveis e classificá-las adequadamente para tabulação de dados nas mais variadas situações.

12 PLANO DE AULA - 1 ª Aula O uso de séries numéricas em pesquisa. Elaboração do questionário Discutir a importância da amostragem em uma pesquisa. Apresentar os principais métodos de amostragem (aleatória simples, estratificada, sistemática, por grupos, etc). Considerar alguns pontos na formulação de questionários (uso adequado de escalas).

13 ATIVIDADE EXTRA CLASSE LER E INTERPRETAR; “Estatística é um método de gestão”. Exercício de fixação: Série I Exercícios de fixação –Série II Saber que a estatística além de ser uma poderosa ferramenta, e´ um método de gestão. Fixar os conceitos sobre variáveis, população e amostra e técnicas de amostragem.

14 PLANO DE AULA - 2 ª Aula Sobre os softwares estatísticos Apresentar e discutir sobre os softwares utilizados em análises estatísticas (SAS, SPSS, MINITAB, EXCEL, ORIGIN, etc).

15 PLANO DE AULA - 2 ª Aula Análise exploratória de dados: Organização e descrição de dados coletados em pesquisa de campo. Tabulação de dados: observar as diferentes maneiras pelas quais os dados coletados podem ser resumidos. Saber construir uma tabela de distribuição de freqüência. Oferecer diretrizes que possam auxiliar na seleção da representação gráfica adequada de vários tipos de dados.

16 PLANO DE AULA - 2 ª Aula Análise exploratória de dados: Sumarização dos dados coletados em campo Considerar várias medidas estatísticas e saber calcular uma medida de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados. Sugerir quando a aplicação de cad uma das medidas é apropriada.

17 ATIVIDADE EXTRA CLASSE Exercícios de fixação –Série III Exercícios de fixação –Série IV Fixar os conceitos sobre tabulação de dados. Fixar os conceitos sobre medidas quantitativas.

18 PLANO DE AULA - 3 ª Aula Modelos probabilísticos: Binomial e normal. Aproximação normal da binomial Introduzir a probabilidade como uma medida de plausibilidade de resultados e risco em decisões. Introduzir a distribuição para variável discreta e contínua. dimensionamento de amostragem de pesquisa.

19 ATIVIDADE EXTRA CLASSE Exercícios de fixação –Série V Fixar os conceitos sobre modelos probabilísticos

20 PLANO DE AULA - 4 ª Aula Intervalos de confiança para médias e para proporções. Dimensionamen to do Plano amostral de pesquisa. Níveis de significância. Introduzir a idéia de intervalos de confiança como auxílio na tomada de decisões de negócios e de plano amostral. Saber construir um plano amostral adequado para cada tipo de pesquisa. Saber calcular os níveis de significância.

21 ATIVIDADE EXTRA CLASSE Ler e analisar: “ O método de pesquisa survey” Exercícios de fixação –Série VI Reforçar os conceitos de pesquisa qualitativa e quantitativa, de amostragem probabilística e não probabilística, de Estratégias de aplicação de questionários ou roteiro de entrevista, de confiabilidade de dados obtidos em campo.

22 PLANO DE AULA - 5 ª Aula Regressão e correlação: determinação da equação linear simples e múltipla. Coeficiente de correlação. Identificar, por diagrama, se existe uma relação possível entre duas variáveis. Quantificar a força de associação entre variáveis. Examinar a regressão, um modelo linear amplamente utilizado e considerar seus usos e limitações. Entender sobre a regressão linear múltipla e não lineares.

23 ATIVIDADE EXTRA CLASSE Elaboração do seminário. Saber elaborar as bases teóricas e práticas dos tópicos escolhidos

24 PLANO DE AULA - 6 ª Aula Apresentação de seminários. Saber expor os conceitos estudados e trabalhados


Carregar ppt "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google