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Módulo I Aula 2 A Pedagogia de Jesus. ... a Sua preocupação constante era da autoiluminação daqueles que O buscavam. Joanna de Ângelis, Diretrizes para.

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1 Módulo I Aula 2 A Pedagogia de Jesus

2 ... a Sua preocupação constante era da autoiluminação daqueles que O buscavam. Joanna de Ângelis, Diretrizes para o êxito. Cap. A Pedagogia de Jesus.

3 A sua mensagem incessantemente fundamentada no conhecimento que liberta e conduz, retirando o ser da ignorância e descortinando-lhe os horizontes infinitos do progresso espiritual que lhe está destinado. Joanna de Ângelis, Diretrizes para o êxito. Cap. A Pedagogia de Jesus. ” “

4 As multidões, ávidas de amor, de paz, de pão, de saúde, sempre buscavam o Mestre na expectativa de terem as suas aflições resolvidas. “

5 No tumulto, ao qual se entregavam, as suas eram aspirações imediatistas, necessidades consideradas básicas, porque referentes aos problemas que as afligiam naquele momento. “

6 Portador de incomum sabedoria, Ele entendia que não se pode falar de paz a pessoas atormentadas pelo estômago vazio de pão, nem discorrer sobre felicidade enquanto elas estorcegavam em dores rudes... “

7 Desse modo, sempre atendia a solicitação mais inquietadora, abrindo espaço emocional para ampliar a consciência e ensejar a realização do bem-estar. “

8 Socorria a problemática e elucidava ao impositivo de mudança de comportamento para melhor, de forma que depois não acontecesse nada mais grave. “ ” Joanna de Ângelis, Diretrizes para o êxito. Cap. A Pedagogia de Jesus.

9 Princípios de Aprendizagem  Enquanto Mestre por excelência Jesus adotou uma postura por demais inovadora no que diz respeito à aprendizagem e os métodos e procedimentos de ensino que lhe possibilitam a construção.  Afastou-se:  Verbosidade  Formalismo  Memorização Demonstrou assim uma preocupação com a assimilação ativa do conteúdo.

10 Princípios de Aprendizagem  A aprendizagem deve alicerçar-se no VALOR da pessoa humana  O que o participante já sabe sobre o conteúdo  Educação – Tirar do interior (Na Seara do Mestre, Vinícius).  Deixar os participantes exporem as suas ideias ” Vós sois a luz do mundo. “ Mt. 5:14 1

11 Princípios de Aprendizagem  Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa  Kardec – Do mais simples para o mais complexo A terra, {de forma} autônoma, frutifica, primeiro o ramo depois a espiga e depois o grão cheio na espiga. “ ” Mc. 4:28 2

12 Princípios de Aprendizagem  O processo ensino-aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico- cultural  Vocabulário próprio  Conteúdo próprio  Aulas científicas demais Como assemelhamos o Reino de Deus ou em que parábola o colocamos? “ ” Mc. 4:30 3

13 Princípios de Aprendizagem  A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta, a partir da reflexão profunda.  Situações problema  Textos para reflexão Qual destes três te parece ter-se tornado o próximo do que caiu {nas mãos de} assaltantes? Ao ouvir a resposta, conclui o Mestre: - Vai, e faze tu do mesmo modo. “ ” Lc. 10:36 4

14 Princípios de Aprendizagem  A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior.  Muitas faltas x aulas interessantes Pois cada árvore é conhecida a partir do próprio fruto. “ ” Lc. 6:44 5

15 Princípios de Aprendizagem  O erro é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser transformado em estímulo de crescimento. 6 De Jesus para a mulher adúltera: Vai e a partir de agora não peques mais. “ ” Jo 8:11 De Jesus para o paralítico: Eis que te tornas- te são, não {mais} peques para que não te suceda algo pior. “ ” Jo 5:14

16 Princípios de Aprendizagem  A aprendizagem verdadeira conduz o discípulo à liberdade e a autonomia. E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. “ ” Jo 8:32 7

17 Métodos Pedagógicos TÉCNICASEXEMPLOS NA PRÁTICA DE JESUS Sermões. Do monte (Mt 5 a 7) Parábola do Semeador (Mt 13:10-23) Parábolas Olhai os lírios do campo (Lc 12:27) Jesus com a mulher samaritana (Jo 4:6-26) Óbolo da viúva ( Lc 21: 1-4) Que é o que está escrito na lei? (Lc 10:26) Sobre quem é ele, Jesus: Que diz o povo ser o filho do homem? (Mt 16:13) Mulher, ninguém te condenou? Eu também não te condeno. (Jo 8:11) Preleções Explicações Narrativas Ilustrações Conversação didática Observação Perguntas Debate Exemplificação

18 Relação Mestre-discípulo  O ambiente de confiança e respeito é fundamental para a aprendizagem. Aproximando-se os discípulos lhe disseram: Por que lhes falas em parábolas? “ ” Mt 13:10

19 Relação Mestre-discípulo  O mestre é um aprendiz completo e o aprendiz é um mestre em potencial O discípulo não está acima de seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como seu mestre. “ ” Lc 6:40

20 Relação Mestre-discípulo  A coerência e o modo de ser do mestre são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. “ ” Jo 10:27

21 Relação Mestre-discípulo Não mais vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. {Eu} vos tenho chamado de amigos, porque todas {as coisas} que ouvi junto de meu Pai vos dei a conhecer. “ ” Jo 15:15


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