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Comportamento informacional dos usuários de e-books na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Grupo: Ana Letícia Mezencio.

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1 Comportamento informacional dos usuários de e-books na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Grupo: Ana Letícia Mezencio Igor Corradi Izabella Coutinho Mateus Trindade 1

2 O objetivo do estudo OBJETIVO GERAL: → Analisar o uso do e-book por estudantes de graduação e pós-graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: → Verificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre o e-book. → Verificar, do ponto de vista dos estudantes, se é uma ferramenta bem aceita ou não. → Investigar como os estudantes fazem uso do e-book. → Investigar como a ferramenta é vista pelos estudantes em relação aos livros físicos. 2

3 Universo e Amostra Universo: Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Amostra: Estudantes em geral da ECI. (Estudantes de Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia, Mestrandos em Ciência da Informação, Doutorandos em Ciência da Informação e estudantes de curso de especialização.) 3

4 Instrumento de Coleta de Dados O instrumento de coleta de dados utilizado nesta primeira etapa do trabalho foi um questionário composto de 16 perguntas objetivas. 4

5 Alguns resultados A primeira questão do nosso questionário contava com o significado do termo “e- book” e perguntava aos respondentes se eles, antes de entrar em contato com aquele questionário, conheciam o significado de e-books. Obtivemos 110 respostas, onde 13 respondentes não sabiam o que era e-book. Esses 13 respondes se encaixavam nos seguintes grupos: 7 da graduação e 6 da pós graduação. 5

6 Já na questão 04 que foi de grande importância para nossa pesquisa, observamos que: De 103 respondentes... 6

7 A partir desse resultado, analisamos as respostas da questão 6 (daqueles estudantes que responderam preferir o suporte físico) Observamos que, 89% daqueles que preferem ler livros físicos não acreditam que esta nova tecnologia seja uma ameaça. Podendo nos levar a supor que, justamente por ter contato com os dois métodos, e preferir o físico, o e-book não possa ser uma ameaça, pois ainda não atingiu um nível de adeptos superior ao do livro convencional. 7

8 Em busca de verificar, do ponto de vista dos estudantes, se o e-book é uma ferramenta bem aceita ou não, utilizamos a seguinte questão: Como resultado, de 106 respondentes 79% acham a ferramenta util. Sobre os 6 respondentes que não acham útil a ferramenta analisamos o seguinte: 8

9 Todas estas 6 pessoas preferem livros em suporte físico(Q4): As desvantagens consideradas por estas 6 pessoas (Q14): Todos os 6 já fizeram uso da ferramenta e-book (Q2): 9

10 Estas 6 pessoas pertencem aos seguintes grupos(Q16): 10

11 Além dessas outras observações, achamos importante notar que: De 102 respondentes, quanto a seguinte pergunta 67% preferem os e-books para fins acadêmicos. E desse percentual, 46 alunos são recomendados em seu meio acadêmico a utilizar os e-books. 11

12 Para finalizar, uma observação importante que fizemos através da questão 09 foi que existe um número considerável de pessoas que não lêem e-books. Pois além das respostas obtidas em “outros” é possível notar que muitos respondentes “pularam” esta questão. → 12

13 Considerações Finais Através deste questionário conseguimos chegar a diversas conclusões sobre a nossa pesquisa. Como por exemplo, a preferência dos estudantes pelo livro convencional e a descrença da maioria em um futuro apenas de e-books. Sendo que apesar disso, para a grande maioria, os e-books são bem vistos, considerados úteis. Foi possível analisar também que o uso desta ferramenta é muito parecido por todos os tipos de estudantes, talvez por ser novidade, está ferramenta não tenha se tornado “preferência” de nenhum grupo em questão. Apesar das conclusões ainda precisaremos confirmar algumas hipóteses que foram criadas ao longo desta primeira coleta de dados. Para isso, em uma segunda etapa iremos: →buscar entender melhor porque o e-book ainda é uma ferramenta distante para tantos estudantes. → buscar comparar melhor o uso de e-books entre os estudantes da graduação e pós graduação na ECI, pois até este ponto o uso nos pareceu muito próximo. → Aprofundar também a seguinte questão: Porque os livros convencionais são “melhores”? 13


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