A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação

2 Objetivo do estudo O objetivo é criar um parâmetro de comportamento dos alunos do 8° ano na busca de informações para atividades escolares, construindo a imagem deste usuário com seus métodos, comportamentos e deficiências de pesquisa na busca da informação necessitada do meio referente Traçando em um objetivo específico, a relação com as fontes de informação da Biblioteca Escolar e a Internet

3 Universo e Amostra A amostra é composta de duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro Laureano Pimentel, somando 66 pessoas.

4 Instrumento de coleta de dados O instrumento utilizado foi um questionário composto de 15 questões fechadas

5 Análise quantitativa dos dados

6 Neste cruzamento, o objetivo é identificar se o aluno é motivado a ir a biblioteca, por quem ele é motivado e se isso influencia na sua frequência de uso da biblioteca

7 Motivação para ir à biblioteca

8 Neste cruzamento, o objetivo é identificar a avaliação dos alunos quanto aos materiais usados nas atividades escolares e qual o tipo de material que eles tem mais contato.

9 Avaliação da biblioteca escolar

10 Neste cruzamento, o objetivo é identificar como os alunos que utilizam de materiais eletrônicos caracterizam a relação deste tipo de material com o material impresso.

11 Dificuldade na busca da informação para as pesquisas escolares

12 O objetivo é identificar qual a fonte mais confiável considerada pelos alunos, relacionando em quantas fontes pesquisam antes de solucionar suas pesquisas.

13 Como os alunos lidam com as informações encontradas

14 O que a biblioteca representa para o aluno

15 Questionamentos a serem investigados na etapa qualitativa A questão de quase metade dos alunos não serem influenciados a utilizar a biblioteca; Conhecer as deficiências da biblioteca da escola; A representação da biblioteca para os alunos; Saber se os alunos utilizam outra biblioteca; e Aprofundar na relação de internet x biblioteca.

16 Considerações finais De acordo com o questionário, concluímos que a principal motivação dos alunos à frequentarem a biblioteca é majoritariamente para ler e pegar livros emprestados, poucos alunos encaram a biblioteca como uma fonte de informação prioritária nas pesquisas escolares, afirmando na grande parte, a falta de informações necessárias; tendo como prioridade a pesquisa na internet, canal que segundo a maioria dos entrevistados, a veracidade deve ser ratificada, necessitando de confiabilidade prévia para a pesquisa.


Carregar ppt "Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google