A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA IDENTIFICAR O PERFIL DA CLIENTELA DE CURSOS À DISTÂNCIA PELA INTERNET Aluna: Maria Betania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA IDENTIFICAR O PERFIL DA CLIENTELA DE CURSOS À DISTÂNCIA PELA INTERNET Aluna: Maria Betania."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA IDENTIFICAR O PERFIL DA CLIENTELA DE CURSOS À DISTÂNCIA PELA INTERNET Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas

2 Gestão de Cursos à Distância e o Perfil do Aluno Quem são os alunos? ConteúdoProgramático Equipe Operacional Operacional ContextoInstitucional TecnologiaComunicação Ambiente de Aprendizagem Virtual Relevante e Eficaz

3 Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi) NAVi Operando desde 1999 Escola de Administração Escola de Administração UFRGS UFRGS Operando desde 1999 Escola de Administração Escola de Administração UFRGS UFRGS Atividade principal: suporte técnico cursos e disciplinas pela Internet Atividade principal: suporte técnico cursos e disciplinas pela Internet Cursos e disciplinas: ADM ADM PES Cursos e disciplinas: ADM ADM PES Colaboradores: 2 coordenadores 5 bolsistasColaboradores: 2 coordenadores 5 bolsistasInfra-estrutura: 1 servidor, 6 micros, impressoras, scanners, no-breaks, webcamsInfra-estrutura: 1 servidor, 6 micros, impressoras, scanners, no-breaks, webcams

4 Objetivo Geral Conceber e validar um instrumento de coleta de dados para identificar o perfil dos alunos de cursos e disciplinas à distância pela Internet. Conceber e validar um instrumento de coleta de dados para identificar o perfil dos alunos de cursos e disciplinas à distância pela Internet.

5 Objetivos Específicos Criar um instrumento Criar um instrumento de coleta de dados com vistas a identificar o perfil dos alunos de cursos e disciplinas à distância pela Internet; Pré-testar o instrumento Pré-testar o instrumento em alunos que não estejam participando das turmas dos cursos e disciplinas à distância pela Internet; Testar o instrumento Testar o instrumento em turmas que estejam realizando cursos e disciplinas à distância pela Internet; ilustrar formas possíveis de exploração dos dados coletados Utilizar o resultado da aplicação piloto do instrumento de coleta de dados elaborado para ilustrar formas possíveis de exploração dos dados coletados.

6 Método ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO ETAPA EXPLORATÓRIA ETAPA QUANTITATIVA

7 Etapa Exploratória Método Revisão Literatura Exame Estudo Análogo Entrevistas Não-Estruturadas EAD Gestão de EAD perfil do aluno Comportamento aluno de EAD Fatores influenciadores Abordagens metodológicas Tese de mestrado Marie Macadar (1988) Desenvolvimento de intrumentos de pesquisa para estudar a percepção do processo decisório Coordenador do NAVi Pequisador do LEC (Faculdade de Psicologia) Quadro de Construtos

8 Método Etapa Quantitativa ValidaçãoTestagemAnálise Face (forma e vocabulário adequado) Conteúdo (características refletem construtos) Reuniões com especialistas Entrevista com alunos População: alunos atuais e potenciais de EAD Amostra: não-probabilística por conveniência 1° Pré-teste (8): NAVi 2° Pré-teste (20): ADM Teste piloto (86): ADM Coleta de dados: 28/5 a 17/6 Questionário auto-aplicável (47) Escalas nominais e intervalares Questionário pré-teste (11) Sphinx® Frequências (absolutas e relativas) Médias Cruzamentos (variáveis do quadro de construtos) Dados: Teste piloto Instrumento Validado

9 Construtos

10 Blocos de Perguntas Educação à Distância Habilidades e Recursos Estilo de Aprendizagem Dados Pessoais 1° Bloco 2° Bloco 3° Bloco 4° Bloco

11 Testagem

12 Desenvolvimento das Questões Versão Original 2. Feeling that I am part of the class is: a) Not particularly necessary to me. b) Some what important to me. c) Very important to me. Esboço Inicial Para você, fazer parte de um grupo em sala de aula é: pouco importante [1][2][3][4][5] muito importante Versão Final 20. Para você, fazer parte de um grupo em sala de aula é: a) sem importância b) pouco importante c) indiferente d) muito importante e) extremamente importante

13 Sugestões para Explorações dos Dados Variáveis construtos diferentes Variáveis mesmo construto Tabulações Simples Tabela de Médias Tabulações Cruzadas Tipo de equipamento x Tipo de acesso à Internet

14 Contribuições Concepção e validação de um instrumento de coleta de dados; Concepção e validação de um instrumento de coleta de dados; Confecção de um quadro de construtos que pode servir como base para a criação de um protocolo de análise de dados; Confecção de um quadro de construtos que pode servir como base para a criação de um protocolo de análise de dados; Sugestão de algumas maneiras de exploração dos dados coletados com o instrumento elaborado Sugestão de algumas maneiras de exploração dos dados coletados com o instrumento elaborado.

15 Limites e Sugestões Amostragem não-probabilística por Amostragem não-probabilística por conveniência (erro amostral); conveniência (erro amostral); Somente validação de face e conteúdo; Somente validação de face e conteúdo; Não realização de testes de confiabilidade. Não realização de testes de confiabilidade. Realizar outros tipos de validações; Realizar outros tipos de validações; Realizar testes de confiabilidade; Realizar testes de confiabilidade; Realizar adaptações nas perguntas e Realizar adaptações nas perguntas e inserções de novas questões; inserções de novas questões; Ampliar o quadro de construtos; Ampliar o quadro de construtos; Elaborar protocolo de análise de dados. Elaborar protocolo de análise de dados. LIMITES SUGESTÕES


Carregar ppt "CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA IDENTIFICAR O PERFIL DA CLIENTELA DE CURSOS À DISTÂNCIA PELA INTERNET Aluna: Maria Betania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google