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Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas

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1 Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas
CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA IDENTIFICAR O PERFIL DA CLIENTELA DE CURSOS À DISTÂNCIA PELA INTERNET Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas

2 Gestão de Cursos à Distância e o Perfil do Aluno
Tecnologia Comunicação Quem são os alunos? Equipe Operacional Conteúdo Programático Contexto Institucional Ambiente de Aprendizagem Virtual Relevante e Eficaz

3 Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAVi)
Operando desde 1999 Escola de Administração UFRGS Atividade principal: suporte técnico cursos e disciplinas pela Internet Cursos e disciplinas: ADM 01160 ADM 01167 PES NAVi Colaboradores: 2 coordenadores 5 bolsistas Infra-estrutura: 1 servidor, 6 micros, impressoras, scanners, no-breaks, webcams

4 Objetivo Geral Conceber e validar um instrumento de coleta de dados para identificar o perfil dos alunos de cursos e disciplinas à distância pela Internet.

5 Objetivos Específicos
Criar um instrumento de coleta de dados com vistas a identificar o perfil dos alunos de cursos e disciplinas à distância pela Internet; Pré-testar o instrumento em alunos que não estejam participando das turmas dos cursos e disciplinas à distância pela Internet; Testar o instrumento em turmas que estejam realizando cursos e disciplinas à distância pela Internet; Utilizar o resultado da aplicação piloto do instrumento de coleta de dados elaborado para ilustrar formas possíveis de exploração dos dados coletados.

6 ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO
Método ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO ETAPA EXPLORATÓRIA ETAPA QUANTITATIVA

7 Método Etapa Exploratória Quadro de Construtos Revisão Literatura
Exame Estudo Análogo Entrevistas Não-Estruturadas • EAD • Gestão de EAD perfil do aluno • Comportamento aluno de EAD • Fatores influenciadores • Abordagens metodológicas • Tese de mestrado Marie Macadar (1988) • Desenvolvimento de intrumentos de pesquisa para estudar a percepção do processo decisório • Coordenador do NAVi • Pequisador do LEC (Faculdade de Psicologia) Quadro de Construtos

8 Método Etapa Quantitativa Instrumento Validado Validação Testagem
Análise • Face (forma e vocabulário adequado) • Conteúdo (características refletem construtos) • Reuniões com especialistas • Entrevista com alunos • População: alunos atuais e potenciais de EAD • Amostra: não-probabilística por conveniência  1° Pré-teste (8): NAVi  2° Pré-teste (20): ADM 01141  Teste piloto (86): ADM 01160 • Coleta de dados: 28/5 a 17/6 Questionário auto-aplicável (47) Escalas nominais e intervalares Questionário pré-teste (11) • Sphinx® • Frequências (absolutas e relativas) • Médias • Cruzamentos (variáveis do quadro de construtos) • Dados: Teste piloto Instrumento Validado

9 Construtos

10 Habilidades e Recursos Estilo de Aprendizagem
Blocos de Perguntas 1° Bloco Educação à Distância 2° Bloco Habilidades e Recursos 3° Bloco Estilo de Aprendizagem 4° Bloco Dados Pessoais

11 Testagem

12 Desenvolvimento das Questões
Versão Original 2. Feeling that I am part of the class is: a) Not particularly necessary to me. b) Some what important to me. c) Very important to me. Esboço Inicial Para você, fazer parte de um grupo em sala de aula é: pouco importante [1][2][3][4][5] muito importante Versão Final 20. Para você, fazer parte de um grupo em sala de aula é: a) sem importância b) pouco importante c) indiferente d) muito importante e) extremamente importante

13 Sugestões para Explorações dos Dados
Tabulações Simples Tabela de Médias Tabulações Cruzadas Variáveis construtos diferentes Variáveis mesmo construto Tipo de equipamento x Tipo de acesso à Internet

14 Contribuições Concepção e validação de um instrumento de coleta de dados; Confecção de um quadro de construtos que pode servir como base para a criação de um protocolo de análise de dados; Sugestão de algumas maneiras de exploração dos dados coletados com o instrumento elaborado.

15 Limites e Sugestões LIMITES SUGESTÕES
Amostragem não-probabilística por conv eniência (erro amostral); Somente validação de face e conteúdo; Não realização de testes de confiabilidade. Realizar outros tipos de validações; Realizar testes de confiabilidade; Realizar adaptações nas perguntas e inserções de novas questões; Ampliar o quadro de construtos; Elaborar protocolo de análise de dados. LIMITES SUGESTÕES


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