A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS Orientadores: Prof. Dr João Luis Becker Prof. Dr Henrique Freitas Mestrando: Juárez de O Chagas UFRGS A Tomada de Decisão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS Orientadores: Prof. Dr João Luis Becker Prof. Dr Henrique Freitas Mestrando: Juárez de O Chagas UFRGS A Tomada de Decisão."— Transcrição da apresentação:

1 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS Orientadores: Prof. Dr João Luis Becker Prof. Dr Henrique Freitas Mestrando: Juárez de O Chagas UFRGS A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor: Uma survey na Região das Missões. A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor: Uma survey na Região das Missões.

2 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS Agenda - TemaTema - JustificativaJustificativa - ObjetivosObjetivos - MétodoMétodo - Benefícios dos Resultados PotenciaisBenefícios dos Resultados Potenciais - Cronograma das AtividadesCronograma das Atividades

3 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 1. Tema Empreendedorismo Risco Processo Decisório Micro, Pequenas e Médias Empresas da Região das Missões

4 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 2. Justificativa b) EmpreendedorismoEmpreendedorismo b) EmpreendedorismoEmpreendedorismo a) Processo DecisórioProcesso Decisório a) Processo DecisórioProcesso Decisório c) EducaçãoEducação c) EducaçãoEducação d) Importância das Pequenas eImportância das Pequenas e Médias Empresas d) Importância das Pequenas eImportância das Pequenas e Médias Empresas

5 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 3. Objetivo Geral Cenário: Região das Missões Ambiente: Micro, Pequenas e Médias Empresas Identificar Caracterizar Comportamento Empreendedor Comportamento Empreendedor Perfil Decisório Perfil Decisório Administradores

6 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 3.1 Objetivos Específicos Adaptação do Instrumento para a coleta de dados visando: Identificação do Comportamento Empreendedor. Mancuso (1994) Definição do Perfil Decisório. Macadar (1998) e Zanela (1999); Identificação do Comportamento Empreendedor. Mancuso (1994) Definição do Perfil Decisório. Macadar (1998) e Zanela (1999); Desenvolvimento de um ferramental gerencial para que uma pessoa ou organização possa testar ou verificar seu estilo empreendedor e identificar seu perfil decisório.

7 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 2. Justificativa a) Processo Decisório Ponto básico da atividade administrativa. Importante para a sobrevivência da organização. A decisão ocupa o maior tempo do administrador. Ponto básico da atividade administrativa. Importante para a sobrevivência da organização. A decisão ocupa o maior tempo do administrador.

8 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 2. Justificativa b) Empreendedorismo O indivíduo traz para a empresa o repertório adquirido do seu grupo social que influi no seu comportamento e na sua forma de tomar decisão. Entretanto, existem pessoas que apresentam características empreendedoras desde muito cedo. O indivíduo traz para a empresa o repertório adquirido do seu grupo social que influi no seu comportamento e na sua forma de tomar decisão. Entretanto, existem pessoas que apresentam características empreendedoras desde muito cedo.

9 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 2. Justificativa c) Educação Qual a importância da escola na formação de um empreendedor? Pode funcionar muito mais como um fator de inibição do que estímulo. Precisa fazer revisões curriculares e alterar a forma de relacionar-se com a comunidade em que está inserida. Qual a importância da escola na formação de um empreendedor? Pode funcionar muito mais como um fator de inibição do que estímulo. Precisa fazer revisões curriculares e alterar a forma de relacionar-se com a comunidade em que está inserida.

10 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 3. Justificativa d) Importância das Pequenas e Médias Empresas As pequenas e médias empresas da região das Missões são responsáveis pela maioria das ofertas de empregos e representam a maior parte dos estabelecimentos produtivos. Pouco se sabe sobre os seus administradores. As pequenas e médias empresas da região das Missões são responsáveis pela maioria das ofertas de empregos e representam a maior parte dos estabelecimentos produtivos. Pouco se sabe sobre os seus administradores.

11 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 4. Método - Survey População-Alvo População de Administradores das micro, pequenas e médias empresas, da região das Missões, filiadas ao SEBRAE População-Alvo População de Administradores das micro, pequenas e médias empresas, da região das Missões, filiadas ao SEBRAE Seleção da Amostra Critério: nº de empregados Amostra: Empresas com no mínimo 2 Empregados Tamanho: 110 empresas Unidade de Amostragem: Indivíduo Sem restrição de idade ou sexo. Seleção da Amostra Critério: nº de empregados Amostra: Empresas com no mínimo 2 Empregados Tamanho: 110 empresas Unidade de Amostragem: Indivíduo Sem restrição de idade ou sexo. Aplicação - Corte transversal Tipo - Exploratória Instrumento - Questionário Aplicação - Corte transversal Tipo - Exploratória Instrumento - Questionário Tipo de amostragem Amostra não probabilística – por conveniência Obs: Poderão ocorrer fatores que levem a opção por amostragem não probabilística, por conveniência. Tipo de amostragem Amostra não probabilística – por conveniência Obs: Poderão ocorrer fatores que levem a opção por amostragem não probabilística, por conveniência.

12 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 4. Método – Etapas da Pesquisa Revisão da Literatura Definição da abordagem e adaptação dos constructos Processo Decisório e Empreendedorismo Validação e Aperfeiçoamento da adaptação dos Instrumentos Coleta de Dados Definição da Amostra Aplicação dos Instrumentos de coleta já validados Processamento e Análise dos Dados -Tabulação dos Dados -Cruzamento dos Dados Apresentação dos Resultados

13 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 5. Benefícios dos Resultados Potenciais 1 - Entidades de classe: Realização de cursos e treinamentos visando o crescimento pessoal dos seus associados no que tange a processo decisório e empreendedorismo. 2 - Poder Público - Subsídios para a elaboração do planejamento do desenvolvimento da região das Missões. 3 - URI – Contribuição com subsídios para a Re-orientação do Currículo do Curso de Administração com vistas a formar administradores com o perfil de acordo com as novas exigências do mercado.

14 Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS 6. Cronograma das Atividades Análise dos Dados Redação do Relatório 1º /10/ /09/1999 Defesa da Dissertação Maio 2000 Coleta de Dados Interpretação dos Dados


Carregar ppt "Juárez de O Chagas – PPGA/EA/UFRGS Orientadores: Prof. Dr João Luis Becker Prof. Dr Henrique Freitas Mestrando: Juárez de O Chagas UFRGS A Tomada de Decisão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google