A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Defesa de Dissertação de Mestrado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Defesa de Dissertação de Mestrado"— Transcrição da apresentação:

1 Defesa de Dissertação de Mestrado
Concepção e Desenvolvimento de um PAINEL DE CONTROLADORIA em uma Organização do Setor de Autopeças Utilizando TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aluno: Evandro Carlos Stumpf Orientadores: Prof. Dr. João Luiz Becker Prof. Dr. Henrique Freitas

2 Justificativas / Motivação
 A presença de uma Controladoria nas organizações se torna mais importante na medida que aumenta a competitividade entre os mercados;  Busca de instrumentos facilitadores para as atividades da Controladoria;  Atuação do pesquisador na área de Controladoria;  Necessidade de resolução de um problema em uma organização;

3 Papel da Controladoria
 Assessorar a gestão da empresa  Fornecer mensuração das atividades econômicas  Integrar e reportar informações  Facilitar o processo decisório

4 Objetivos Gerais Conceber e implementar um PAINEL DE CONTROLADORIA,
para auxiliar a tomada de decisões nos níveis de diretoria e gerência de uma organização privada do setor de autopeças, utilizando instrumentos de T.I. (Planilha Eletrônica, Banco de Dados e Intranet) avaliando o impacto desta solução sobre as atividades das pessoas envolvidas.

5 Contexto da Empresa  Início das atividades em 1989;
 110 Funcionários;  Industrialização de Material de Fricção (Lonas p/Freios);  10% do mercado nacional de Carro Pesado;  70% do faturamento do grupo.

6 Objetivos Específicos
 Prospectar e investigar soluções em TI para a área de Controladoria de uma organização, que venham a dar suporte às decisões em sua gestão;  Desenvolver um Painel de Controladoria adequado à organização, utilizando tecnologias adequadas;  Identificar um conjunto de informações-chave que deverão estar contidas em um protótipo do Painel de Controladoria;  Avaliar o impacto desta solução sobre as atividades dos usuários do Painel de Controladoria.

7 Metodologia  Revisão da literatura sobre os assuntos propostos:
CONTROLADORIA, SAD e INTRANET  Utilização do método de Pesquisa-Ação: (a) Possibilidade do pesquisador intervir na organização em estudo de forma positiva, coletando dados sobre a mesma e analisando os efeitos de suas intervenções, não mostrando nenhum controle artificial do ambiente estudado; (b) Duplo objetivo: melhorar os processos da organização que participa da pesquisa, e gerar ao mesmo tempo conhecimento válido e consistente.

8 Ciclo de Pesquisa-Ação
Susman & Evered (1978) Diagnóstico (Pesquisador e Organização) Planejamento da Ação Ação Avaliação Aprendizado (Pesquisador)

9 Método Geral de Pesquisa
1º Solução - Excel - Intranet 2º Solução - Visual Basic - Access 3º Solução - OLAP/DW Planejamento da Ação - Percepções - Recomendações - Conclusões Aprendizado Ciclo de Pesquisa-Ação - Uso - Utilidade - Facilidade - Qualidade - Impacto e Benefícios Avaliação Protótipo - Vendas e Compras - Simulador de Margem - DRE Ação Situação Atual - Impressão Diagnóstico

10 Diagnóstico  Excesso na utilização de papel;
 Custo elevado de impressão de relatórios e gráficos;  Pouca exploração de recursos visuais;  Excesso de tempo despendido na análise das informações;  Restrita utilização dos recursos de informática, já disponíveis na Organização.

11 Situação Atual Usuário Base de Dados Corporativa (Magnus) Filtro
(Relatórios, ArquivoTexto) Necessidade de Informação Base de Dados Corporativa (Magnus) Base de Dados para Decisão (Microsoft Excel) Usuário

12 Primeira Solução Avaliada
Filtro (Relatórios, ArquivoTexto) Necessidade de Informação Base de Dados Corporativa (Magnus) Base de Dados para Decisão (Microsoft Excel) Interface Intranet Usuário

13 Segunda Solução Avaliada
Necessidade de Informação Filtro (Relatórios, ArquivoTexto) Base de Dados Corporativa (Magnus) Microsoft Excel Visual Basic Visual Basic Base de Dados para SAD (Microsoft Access) Intranet Interface Inteligente Usuário

14 Necessidade de Informação Base de Dados Corporativa (Magnus)
Terceira Solução Avaliada Filtro ODBC Necessidade de Informação Base de Dados Corporativa (Magnus) Datawarehouse (Microsoft Access) OLAP Intranet Usuário Interface Inteligente

15 Informações de Vendas e Compras

16 Simulador de Margem

17 Demonstrativo de Resultados

18 Avaliação Criação de um Protocolo de Avaliação  UTILIDADE
 FACILIDADE Adaptado de FREITAS, BALLAZ & MOSCAROLA (1994) e DAVIS (1989)  USO  QUALIDADE  IMPACTO E BENEFÍCIOS Adaptado de VANDENBOSCH (1997)

19 Avaliação dos Resultados
Utilidade  Acesso Dinâmico;  Base para decisão;  Desempenho e produtividade;  Possibilidade de realizar comparações. Facilidade de Uso  Fácil de usar;  Facilidade de escolha das opções;  Navegabilidade;  Algumas telas com excesso de informações.

20 Avaliação dos Resultados
Qualidade  Oportunidade das Informações;  Fonte de Informação; Impacto e Benefícios  Possibilidade de correções de rumos;  Reordenamento de algumas estratégias;  Redução do uso de papel;  Provoca entendimento dos negócios da empresa. Sugestões  Padronização de versões de software;  Padronização dos horários de input de dados;

21 Controladoria Distribuída
Peters & Ricci, 1993) Co-Responsabilidade Co-Participação Conhecimento dos novos conceitos de SI Adaptação às novas tecnologias Recursos Humanos Marketing Vendas Compras Financeiro Produção Controladoria (Controller)

22 Intranet Decision Support
SAD e Intranet Intranet Decision Support Integração do banco de dados Facilidade e rapidez em acessar informações- chave da organização Desempenho nos relatórios

23 Revisão do Ciclo de Pesquisa-Ação
Planejamento da Ação (Pesquisador e Organização) Aprendizado (Pesquisador e organização) Diagnóstico Avaliação (Pesquisador e Organização) Ação Aprendizado

24 Limitações e Perspectivas
Futuras de Pesquisas Método de Pesquisa-Ação Contingência dos resultados das pesquisas Baixo controle do ambiente Envolvimento Pessoal


Carregar ppt "Defesa de Dissertação de Mestrado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google