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2-1 2. Caracterização de Sistemas de Informação Sistemas de Processamento de Transações Eletronic Data Processing Foco: armazenamento, processamento de.

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1 Caracterização de Sistemas de Informação Sistemas de Processamento de Transações Eletronic Data Processing Foco: armazenamento, processamento de dados Sistemas de Informação Gerencial Management Information Systems Foco: Fluxo de Informação, Banco de Dados, Processo de Tomada de Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Decision Support Systems Foco: Utilização de Modelos que Auxiliam a Tomada de Decisões, Integração: Banco de Dados & Banco de Modelos

2 2-2 Sistemas de Informação: anos 70 Enfoque: OPERACIONAL (mecanizar operações manuais) Objetivo: EFICIÊNCIA (fazer certo as coisas !!!) Gerência: MONOPÓLIO DO CPD (pessoal do computador encastelados na Torre de Marfim) Sistemas: PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES Tecnologia: mainframe

3 2-3 Sistemas de Informação: anos 80 Enfoque: PERSONALIZADO (disseminação de micros, PCs) Objetivo: EFICÁCIA (fazer as coisas certas !!!) Gerência: DEMOGRACIA (Microlância) Sistemas: INFORMAÇÃO PESSOAL / SETORIAL Tecnologia: MICRO

4 2-4 Sistemas de Informação: anos Enfoque: ESTRATÉGICO (empresa expandida: Espaço, Tempo) Objetivo: COMPETITIVIDADE (sobreviver na globalização !!!) Gerência: MONOPÓLIO REGULADO (liderança dividida entre os Usuários e os Informáticos) Sistemas: INFORMAÇÃO GERENCIAL Tecnologia: TELEMÁTICA, REDES

5 2-5 Empresa Expandida No espaço: No tempo: Projeções de futuros cenários Própria Empresa Produtos Substitutos Concorrentes Potenciais Fornecedores Clientes Distribuidores Concorrentes Diretos

6 2-6 Sistemas de Processamento de Transações Finalidade: Processamento de Transação Processamento: Desenvolvimento de Aplicativos por Área Exemplos.: Folha de Pagamento, Contabilidade, etc. Arquivos: Específicos por Área Relatórios: Estruturados, Analíticos (detalhados) Nível de Utilização: Operacional, Grandes volumes de transação, Alto Custo (software e hardware) Foco: Eficiência Ambiente: Estável (não exigindo freqüentes alterações nos arquivos e relatórios)

7 2-7 Sistemas de Processamento de Transações Base de Dados Corporativa Processamento Informações p/ Decisões Operacionais

8 2-8 Sistemas de Processamento de Transações XMetodologia de Desenvolvimento : Análise (diagnóstico) Projeto (especificação) Implementação (programação) Operação Implantação Manutenção (modificação)

9 2-9 Sistemas de Processamento de Transações Ciclo de vida : anos Sistema Inicial: Protótipo, a ser testado em paralelo ou num setor (PILOTO) Responsável pelos Aplicativos: Analista de sistemas Exemplos de Aplicativos: 4 Folha de Pagamento 4 Contabilidade Financeira 4 Controle de Estoque 4 Controle das Chamadas de Bombeiros

10 2-10 Sistemas de Informação Gerencial Finalidade: 4 Tomada de Decisão 4 Planejamento da Utilização dos Recursos da Empresa 4 Conhecimento da capacidade competitiva e de novas oportunidades (áreas com potencial de desenvolvimento) Processamento: Baseado em Banco de Dados Arquivos: Corporativos, Integrados Relatórios: personalizados, sintéticos (resumidos ), flexíveis, gráficos, hierarquizados, utiliza a própria estrutura do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

11 2-11 Sistemas de Informação Gerencial Nível de Utilização: Consultas específicas, visando a tomada de decisões (informação certa, na hora certa, para a pessoa certa) Foco: Eficácia Ambiente: Inst ável Exigindo freqüentes alterações nos arquivos e relatórios

12 2-12 Sistemas de Informação Gerencial Metodologia de Desenvolvimento: Sistema vai sendo testado na medida do seu desenvolvimento (Não há prototipagem) Iteração: Sistema concebido de modo a permitir mudanças rápidas e fáceis Engenharia Simultânea: Sistema vai sendo desenvolvido e utilizado ao mesmo tempo, combinando as diferentes etapas: u análise u projeto u implementação u implantação u manutenção

13 2-13 Sistemas de Informação Gerencial Base de Dados Corporativa Processamento Informações p/ Decisões Operacionais Base de Dados Não Corporativa Informações p/ Decisões Estratégicas Informações p/ Decisões Táticas

14 2-14 Sistemas de Informação Gerencial Ênfase: Flexibilidade Adaptabilidade Rapidez Interface: amigável ao usuário (facilidade de processamento gráfico) Intensiva Utilização de Redes: Intranet Internet, etc.

15 2-15 Sistemas de Informação Gerencial Usuários Principais: Gerentes (nível intermediário), Diretores Exemplos: 4 Gestão de Pessoal 4 Fluxo de Caixa 4 Planejamento e Controle da Produção 4 Planejamentos do Atendimentos às Chamadas de Bombeiros

16 2-16 Sistemas de Informação Gerencial Acesso a Diferentes Banco de Dados: Corporativo Institucionais 4 Nacionais 4 Internacionais XAmbiente: Envolve rápida mudança nas condições de Tomada de Decisão Envolve alterações freqüentes (muito instável) Envolve constantes modificações nos cenários Impossibilita definir à priori as necessidades de informação para a Tomada de Decisão

17 2-17 Sistemas de Informação Gerencial Ciclo de Vida: meses Integração dos Níveis de Decisão: Operacional Tático Estratégico Sistema deve possibilitar a coordenação dos vários níveis de gerência, que estejam lidando com partes afins dentro do processo decisório

18 2-18 Sistemas de Informação Gerencial: Exemplo de Saída Decisão a ser tomada: Vale a pena aumentar a agência do Banco? % de Correntistas (ANO 4) Saldo médio (R$) _ _ _ 36% 24% 19% 14% 7% 1 36% % de Correntistas Saldo Médio=R$ _ _ _ % 19% 13% 234ANO

19 2-19 Sistemas de Informação Gerencial: Exemplo de Saída Decisão a ser tomada: Vale a pena aumentar a agência do Banco? Nº Correntistas/dia (milhares) Saldo médio 0,5 _ _ 8% 1 % Correntistas/dia Saldo médio R$ _ _ _ % 20% 28% 234ANO _ _ _ 1,5 2,5 2,0 1,0 1234ANO R$1000 R$2000 R$4000 R$3000 R$5000

20 2-20 Sistemas de Apoio à Decisão Objetivo: Auxiliar o Processo de Tomada de Decisão, com a utilização de Modelos Identificação e avaliação de Alternativas

21 2-21 Sistemas de Apoio à Decisão Base de Dados Corporativa Processamento Informações p/ Decisões Operacionais Base de Dados Não Corporativa Informações p/ Decisões Estratégicas Informações p/ Decisões Táticas Base de Modelos

22 2-22 Sistemas de Apoio à Decisão Tecnologia de Informação ( T.I. ): Computação Telecomunicação Sistemas Especialistas Banco de Modelos: Modelos Estatísticos Modelos de Planejamento da Produção Modelos de Engenharia Econômica Modelos de Planejamento Financeiro Modelos de Pesquisa Operacional u Programação Matemática u Scheduling u Simulação de Sistemas

23 2-23 Sistemas de Apoio à Decisão Sistema Evolutivo: Curto Prazo Curto Prazo: Sistema busca informações dentro de um domínio restrito (na própria empresa, por exemplo) Médio Prazo Médio Prazo: Sistema aprende, ampliando sua influência Longo Prazo Longo Prazo: Sistema evolui, de modo a utilizar as bases de dados e os bancos de modelos de maneira a auxiliar o Processo de Tomada de Decisão Exemplos: 4 Análise de Alocação de Recursos Humanos 4 Análise Econômico-Financeira de Empreendimentos 4 Análise de Mercado 4Otimização da Localização de Postos de Bombeiros

24 2-24 Sistemas de Apoio à Decisão Devem servir todas as fases do Processo Decisório: Inteligência Inteligência: Procura pistas para identificação de problemas e/ou oportunidades (radar) Elaboração deAlternativas Elaboração de Alternativas: Geração e análise de possíveis cursalternativas Seleção Seleção: Escolha da melhor alternativa Ação Ação: da alternativa selecionada Implementação da alternativa selecionada

25 2-25 Análise dos Exemplos: SPT, SIG, SAD 4 Folha de Pagamento 4 Gestão de Pessoal 4 Análise da Alocação de Recursos Humanos 4 Contabilidade Financeira 4 Fluxo de Caixa 4 Análise Econômico-Financeira de Empreendimentos 4 Controle de Estoque 4 Planejamento da Produção 4 Análise de Mercado 4 Controle das Chamadas de Bombeiros 4 Planejamentos do Atendimentos às Chamadas de Bombeiros 4 Otimização da Localização de Postos de Bombeiros

26 2-26 Sistemas de Informação Controle da Produção Controle do Estoque Controle dos Pedidos Contas a Pagar / Receber Contabilidade Financeira e Fiscal, Controle de Vendas, Faturamento Gerenciamento do Estoque Gerenciamento Financeiro (Fluxo de Caixa) Gerenciamento do Custo Gerenciamento do Atendimento ao Cliente Gerenciamento da Produção (Qualidade/Produtividade) Integração Vertical X Terceirização (Simulação) Planejamento da Produção (PO: PL/Simulação) Localização de Plantas / Facilidades (Pesquisa Operacional) Análise de Investimentos (Eng. Econômica) Desenvolvimento de capacidades e oportunidades Formulação de Alianças Estratégicas Planejamento Estratégico SAD SIG SPT


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