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Considerações sobre um modelo de avaliação sobre cursos de formação continuada a distância Taciana Maria Isoni Co -orientadoras: Professora Vânia Ribas.

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Apresentação em tema: "Considerações sobre um modelo de avaliação sobre cursos de formação continuada a distância Taciana Maria Isoni Co -orientadoras: Professora Vânia Ribas."— Transcrição da apresentação:

1 Considerações sobre um modelo de avaliação sobre cursos de formação continuada a distância Taciana Maria Isoni Co -orientadoras: Professora Vânia Ribas Ulbricht, Dr Professora Leandra Ulbricht Dr Seminário Regional da ABED 14 de abril de 2003

2 Situação – Problema Elaborar e aplicar um modelo de avaliação, de um curso de Formação Continuada de Professores para analisar os resultados de sua construção e aplicação subsidiando decisões futuras da instituição.

3 Algumas questões Como criar um Programa de Formação Continuada á distância capaz de alcançar uma grande quantidade de participantes em regiões diferentes? Quais as estratégias pedagógicas que possibilitam a construção de um Programa Básico Curricular para as diversas áreas científicas, em uma Rede de Escolas de Educação Básica? Que critérios definir para a elaboração de um modelo de avaliação que subsidie decisões futuras da Instituição?

4 Objetivos Validar a realização de programas de capacitação com a participação de todo o corpo docente da instituição, simultaneamente, através da Educação a Distância. Necessidade de padronização dos programas de capacitação de docentes da instituição.

5 Algumas considerações sobre o contexto Um contingente de mais de 900 docentes. Professores distribuídos em todas as unidades da Rede, situadas em cinco estados brasileiros. Desafio de implementar, pela primeira vez na instituição, um Programa de Formação Continuada de Professores, na modalidade de Educação a Distância.

6 O curso contava com a participação de de 972 professores de toda a Rede. 17 consultores das áreas de Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Química, Educação Física e Língua Inglesa e Educação Religiosa e Formação da equipe técnica. 10 monitores designados um para cada área científica com a função de auxiliar cada consultor Design do curso

7 Duração: um ano e meio Carga horária: 180 horas. Classificação: curso de atualização. Cronograma: encontros quinzenais presenciais, seja in loco ou por videoconferência, de acordo com calendário. Reuniões com a participação de professores de todos os segmentos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Design do curso

8 Material impresso: 70% Videoconferências: 20% Vídeos: 10% Suporte ambiente online: 100% Composição do curso

9 Videoconferências 4 Sessões de videoconferência realizadas durante o curso.

10 Ambiente de suporte on line 4 Ambiente de suporte online criado para fornecer as orientações aos participantes do programa

11 O material impresso e fitas de vídeo eram enviados semestralmente pelo malote da Instituição e continha todo o material que seria utilizado no curso. As videoconferências foram intercaladas ao longo de todo o período do curso. Foram destinadas à explanação do consultor para todas as escolas da rede simultaneamente, e a possibilitar interações: professor – aluno, aluno – aluno. Composição do curso

12 Fitas de Vídeo foram gravadas para registrar entrevistas com os autores dos livros didáticos discutidos durante o Programa. O ambiente de Suporte online foi construído para proporcionar interação entre professores e alunos e conter todas as orientações relativas ao conteúdo e organização do curso Composição do curso

13 Foram utilizadas três fontes para obtenção de dados na pesquisa: Os dados referentes ao perfil do professor da Rede extraídos do resultado obtidos pelo Sistema de Avaliação da Instituição. O questionário estruturado com respostas fechadas, que foi enviado aos professores participantes do Programa. As mensagens recebidas espontaneamente pelo correio eletrônico ou escritas no material impresso Coleta de Dados da Pesquisa

14 Perfil do professor da Rede Perfil dos professores 1Professores que possuem mais que 19 anos de magistério. Professores que possuem carga horária semanal de aulas incluindo escolas particulares e públicas entre 21 e 25 horas. 3Professores que possuem o superior completo. 4Professores que possuem a licenciatura em Pedagogia.Professores não possuem curso de especialização. 6Professores que não possuem curso de Mestrado.

15 90% dos professores concordam que o conteúdo trabalhado durante o curso consolidará um bom referencial teórico para todos os profissionais das escolas; As orientações contidas no material impresso não foram facilmente compreendidas. Considera-se que este fato esteja relacionado a uma necessidade dos professores adaptarem a modalidade de Educação a Distância, que exige que os participantes possuam uma maior disciplina, organização e independência para realizar suas tarefas. Esta constatação foi feita por 60% dos professores. Aprendizagens relevantes

16 4 Dados relativos a aplicabilidade do conteúdo do curso

17 Na tabulação das mais de 300 mensagens recebidas pela coordenação do curso, identificaram-se alguns problemas de logística: Foi necessário fazer adaptações no malote da Instituição, aumentando a frequência de envio e recebimento de material. Foram feitos vários ajustes para adequação de datas de envio e recebimento de material entre os professores e alunos durante o curso. Aprendizagens relevantes

18 Assunto das mensagens% Concepção teórica do material14% Falta material43% Problemas no sinal de videoconferência 3% Parabéns ao professor3% Sugestões para a metodologia do curso9% Questões sobre logística do curso18%

19 A videoconferência foi citada por 60% dos professores como importante recurso para elucidação de questões relativas ao desenvolvimento do processo e interação entre os alunos do curso. Aprendizagens Relevantes

20 Dados referentes a os aspectos relativos a aplicação do recurso videoconferência

21 Pela primeira vez a oportunidade de se conhecer o trabalho e o currículo da pré escola ao ensino médio, o que proporcionou uma visualização mais abrangente de todo o processo educacional, uma consequente socialização do conhecimento e maior capacidade de trabalhar em equipe. Foi possível a realização de uma revisão de várias teorias para desenvolvimento de novas práticas pedagógicas na Instituição. Quatro constatações...

22 O corpo docente da Instituição afirma estar mais preparado para planejar ações que beneficiem a aprendizagem dos alunos e buscar soluções para os desafios do dia- a dia. Os participantes do curso tiveram a possibilidade de reavaliar o próprio trabalho e desempenho em sala de aula, compartilhando e superando as dificuldades, reconhecendo a importância de sua atuação na formação de indivíduos competentes e conscientes para a criação de um mundo mais humano e solidário. Quatro constatações...

23 Conclusões Os dados referentes ao questionário foram considerados confiáveis, uma vez que o índice de confiabilidade da amostra se conserva dentro dos parâmetros exigidos O modelo é capaz de se constituir em uma ferramenta que irá fornecer elementos de apoio as decisões da Instituição para investimentos futuros.

24 A elaboração do modelo de avaliação proposto alcançou seus objetivos, as informações obtidas através da tabulação de seus resultados são importantes contribuições para futuras iniciativas em cursos de formação continuada a distância. Conclusão final


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