A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil

2 ALUNOS:  MARIA DO CARMO  MAICON JOEL  OTAVIO ALAMINI  JOÃO MARCELO

3 TGB  A TBG é a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A., proprietária e operadora no Brasil do maior gasoduto da América Latina, pelo qual transporta e comercializa o gás natural que vem da Bolívia, efetuando a entrega às Companhias Distribuidoras de cada Estado, detentoras da concessão de distribuição.

4 Início do emprego do gás no Brasil  No Brasil, é o Barão de Mauá o primeiro grande responsável pela introdução da iluminação pública a gás no Rio de Janeiro, em 1849.  O Brasil hoje conta com o maior gasoduto da América Latina, pronto para oferecer às indústrias de cerâmica, vidro, alimentos e bebidas, papel e celulose, metalurgia, química, petroquímica e dezenas de outras, um combustível limpo, econômico e livre da necessidade de formação de estoques.

5 TBG - 12 anos de história  O projeto do Gasoduto Bolívia-Brasil surge em 1996, considerado prioritário pelo governo brasileiro devido à urgência de oferecer ao país uma nova opção energética.  A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) se estabelece em 18 de abril de 1997, para empreender a construção do lado brasileiro do gasoduto e começar a operá-lo no menor prazo possível. Na Bolívia, formou-se a empresa Gás Transboliviano (GTB). O investimento total da obra foi de US$ 2 bilhões.

6 Aplicações  O gás natural é uma fonte de energia limpa, econômica e segura, cada dia mais comum em residências e nos setores de comércio, serviços, transportes, indústrias e termoelétricas.

7 GASODUTO GASODUTO  O gasoduto é uma tubulação que leva o gás natural das fontes produtoras até os centros consumidores. O gasoduto Bolívia-Brasil transporta o gás proveniente da Bolívia atravessando os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Transporta grandes volumes de gás, opera em alta pressão e somente se aproxima das cidades para entregar o gás às Companhias Distribuidoras, constituindo um sistema integrado de transporte de gás.

8 Características  A tubulação fica enterrada a uma profundidade média de 1 metro, em uma faixa de terra com largura de 20 metros, chamada Faixa de Servidão, a qual contribui para a segurança e proteção do gasoduto contra eventuais danos.  Ao cruzar a fronteira, 2.593 quilômetros do Gasoduto em território nacional, atravessa 5 estados brasileiros, num total de 137 municípios, trabalhando a uma pressão máxima de 100 kgf/cm² entre Corumbá e Curitiba.

9 Compensação Ambiental  A TBG desenvolveu, em parceria com o Ibama e com órgãos ambientais estaduais, um Programa de Compensação Ambiental que garantiu a preservação do meio ambiente, o respeito à comunidade e a conservação do patrimônio histórico e arqueológico.  Salvamento Arqueológico  O Programa de Salvamento do Gasoduto Bolívia- Brasil, coordenado durante seis anos por mais de 20 arqueólogos, divididos em 3 grupos - um para MS, outro para SP, o terceiro para PR, SC e RS - resultou no mais extenso levantamento arqueológico já feito no Brasil, segundo a Sociedade de Arqueologia Brasileira.


Carregar ppt "TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google