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EMPREENDEDORISMO 1. Introdução. 2 1.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um.

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1 EMPREENDEDORISMO 1. Introdução

2 2 1.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um conjunto de organizações) com o propósito de lucro ou crescimento debaixo de condições de risco e incerteza. Empreendedorismo – conceção lata Empreendedorismo não é só empresarialismo… Competência de cariz nuclear, inserindo-se no conjunto de competências do tipo geral e horizontal mais valorizadas pelos empregadores. Característica presente no trabalhador que desenvolve a sua actividade numa organização empresarial.

3 3 1.1.1Empreendedores versus intra-empreendedores 1.1.2 Empreendedores versus intra-empresários Empreendedor Aquele que visa a criação de uma nova empresa ou o desenvolvimento de um novo produto. Intra-empreendedorismo Indivíduos caracterizados por comportamentos empreendedoristas no interior de uma organização estabelecida. Intra-empresários Em vez de se abandonar a empresa para se criar o próprio negócio, criam novos negócios no interior da empresa.

4 1.1.3 Empreendedorismo social Empreendedores sociais são indivíduos que têm soluções de inovação para problemas sociais. Alguns exemplos de empreendedorismo social. 4

5 5 1.2 CONTEXTO SOCIAL E ECONÓMICO PROPÍCIO AO ESPÍRITO EMPREENDEDOR Desemprego – criação do próprio emprego Cultura de estímulo à iniciativa individual Novos hábitos de vida e de consumo – novas oportunidades Tecnologias de informação e comunicação – democratização do acesso ao conhecimento

6 6 2. PROCESSO EMPREENDEDOR 2.1 Perfil, atitudes e competências empreendedoras Visão Determinação Motivação Focalização Dedicação

7 7 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Preferência pelo trabalho dependente – atitude cultural Empresário típico (dados INE anos 2005/2006): Homem (86%); Mais de 40 anos (56%); Ensino básico (cerca de 50%) Motivações: Melhoria da situação financeira (47.5%); Realização pessoal (44.6%); Desejo de independência (32.7%)

8 8 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Áreas de atividade: Comércio; Setores da construção civil e serviços; Serviços de proximidade; Artesanato. Financiamento: Fundos próprios (87%); Empréstimos bancários a conhecidos; Capital de risco (0.2%).

9 9 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Mercado: Local/regional (60.6%) Dificuldades sentidas: Burocracia; Seleção de pessoal adequado; Obtenção de faturas em dívida. Características demográficas: Sexo feminino com maior representação comparativamente aos países da GEM; Empreendedoras oriundas de todas as classes sociais;

10 10 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Menos de 34 anos; Iniciativas com base numa lógica das necessidades existentes; Recusa do risco; Busca de reconhecimento social; Procura de mais liberdade; Compromisso trabalho/família.

11 11 2.3 Constrangimentos associados ao empreendedorismo Confundir uma boa ideia com uma boa oportunidade; Evitar a dispersão; Ser realista nas receitas; Subestimar custos; Estados de euforia e impaciência.

12 12 2.4 Entidades vocacionadas para o apoio à criação de empresas em Portugal Entidades públicas: IEFP; IAPMEI; IFADAP; IFT. Entidades privadas: ANJE; Fundação da Juventude; Entidades regionais: AIMINHO; Centro Empresarial de Barcelos; Oficina da Inovação SA.


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