Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSilvana Ximenes Palhares Alterado mais de 8 anos atrás
1
EMPREENDEDORISMO 1. Introdução
2
2 1.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um conjunto de organizações) com o propósito de lucro ou crescimento debaixo de condições de risco e incerteza. Empreendedorismo – conceção lata Empreendedorismo não é só empresarialismo… Competência de cariz nuclear, inserindo-se no conjunto de competências do tipo geral e horizontal mais valorizadas pelos empregadores. Característica presente no trabalhador que desenvolve a sua actividade numa organização empresarial.
3
3 1.1.1Empreendedores versus intra-empreendedores 1.1.2 Empreendedores versus intra-empresários Empreendedor Aquele que visa a criação de uma nova empresa ou o desenvolvimento de um novo produto. Intra-empreendedorismo Indivíduos caracterizados por comportamentos empreendedoristas no interior de uma organização estabelecida. Intra-empresários Em vez de se abandonar a empresa para se criar o próprio negócio, criam novos negócios no interior da empresa.
4
1.1.3 Empreendedorismo social Empreendedores sociais são indivíduos que têm soluções de inovação para problemas sociais. Alguns exemplos de empreendedorismo social. 4
5
5 1.2 CONTEXTO SOCIAL E ECONÓMICO PROPÍCIO AO ESPÍRITO EMPREENDEDOR Desemprego – criação do próprio emprego Cultura de estímulo à iniciativa individual Novos hábitos de vida e de consumo – novas oportunidades Tecnologias de informação e comunicação – democratização do acesso ao conhecimento
6
6 2. PROCESSO EMPREENDEDOR 2.1 Perfil, atitudes e competências empreendedoras Visão Determinação Motivação Focalização Dedicação
7
7 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Preferência pelo trabalho dependente – atitude cultural Empresário típico (dados INE anos 2005/2006): Homem (86%); Mais de 40 anos (56%); Ensino básico (cerca de 50%) Motivações: Melhoria da situação financeira (47.5%); Realização pessoal (44.6%); Desejo de independência (32.7%)
8
8 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Áreas de atividade: Comércio; Setores da construção civil e serviços; Serviços de proximidade; Artesanato. Financiamento: Fundos próprios (87%); Empréstimos bancários a conhecidos; Capital de risco (0.2%).
9
9 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Mercado: Local/regional (60.6%) Dificuldades sentidas: Burocracia; Seleção de pessoal adequado; Obtenção de faturas em dívida. Características demográficas: Sexo feminino com maior representação comparativamente aos países da GEM; Empreendedoras oriundas de todas as classes sociais;
10
10 2.2 Caracterização da atividade empreendedora em Portugal Menos de 34 anos; Iniciativas com base numa lógica das necessidades existentes; Recusa do risco; Busca de reconhecimento social; Procura de mais liberdade; Compromisso trabalho/família.
11
11 2.3 Constrangimentos associados ao empreendedorismo Confundir uma boa ideia com uma boa oportunidade; Evitar a dispersão; Ser realista nas receitas; Subestimar custos; Estados de euforia e impaciência.
12
12 2.4 Entidades vocacionadas para o apoio à criação de empresas em Portugal Entidades públicas: IEFP; IAPMEI; IFADAP; IFT. Entidades privadas: ANJE; Fundação da Juventude; Entidades regionais: AIMINHO; Centro Empresarial de Barcelos; Oficina da Inovação SA.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.