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PublicouMatheus Henrique Anjos Imperial Alterado mais de 8 anos atrás
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Serviço de Referência On-line: estudo de caso Patrícia Silva – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco Layany Pires –Conselho Regional de Medicina de Pernambuco Dinaura Franco - Conselho Regional de Medicina de São Paulo
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Seguindo as novas tendências das bibliotecas e unidades de informação, apresentamos nesse trabalho um estudo de caso, a partir da biblioteca virtual do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco – CREMEPE, um novo conceito de atendimento ao usuário através de chat, ou seja, em tempo real. É o que chamamos de serviço de referência on-line. www.biblioteca.cremepe.org.br
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Quando o usuário solicita a conversação ao serviço, é importante que ele se identifique. Nesse momento é emitido um aviso sonoro, ao responsável, que através de uma tela de aceitação inicia o atendimento. Login de entrada no sistema pelo responsável. O serviço de referência virtual surge para alguns como uma nova possibilidade de troca de informação, para outros como uma questão de estratégia e sobrevivência à globalização da informação. Nome do usuário
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Após a aceitação de atendimento, inicia-se a interação usuário/bibliotecário. Tudo é registrado no sistema: desde os diálogos, o tempo de interação, até o endereço do computador que está nos acessando. Concluímos que as bibliotecas não podem ficar em seu imobilismo tradicional, mas devem oferecer nos seus ambientes virtuais o serviço de referência on-line, como mais um instrumento facilitador da disseminação da informação. O serviço de referência on-line do CREMEPE está disponibilizado na internet desde outubro de 2005 e vem tendo uma excelente aceitação pelo público usuário, que poderá ter suas questões resolvidas através do chat com maior comodidade.
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