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SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004

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Apresentação em tema: "SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004

2 Serviço de referência virtual é um “mecanismo pelo qual as pessoas podem enviar perguntas e obter respostas através de , chat ou formato Web” (Saunders, 2001)

3 Até o início do ano de 2001 nenhuma das 184 bibliotecas brasileiras cadastradas no GT do IBCT mantinham algum serviço de referência com distribuição seletiva de informação e funcionamento 24 horas. Já nos Estados Unidos, 97,3% das bibliotecas universitarias possuiam algum tipo de serviço de referência digital.

4 Os serviços de referência virtual surgiram no final da década de 80, nos Estados Unidos , ao mesmo tempo que as bibliotecas colocaram seus catálogos na Internet. Pode-se encontrar, na internet, bibliotecas que oferecem serviços de referência no tempo real via acesso à base de dados, telefone, , videoconferência, etc

5 Os tipos de suporte podem ser via:
Telefone Correio Eletrônico ( ) Video-teleconferência Formulários na Web Internet chat

6 O bibliotecário de referência nesse contexto se modificou, pois está se especializando no uso das tecnologias existentes. Ele não realizará seu trabalho utilizando apenas materiais impresso. “ O papel do especialista da informação na referência não é apenas o de “oferecer resposta”, mas sim preparar usuários e estudantes de todos os níveis para resolver efetivamente suas necessidades de informação e ajudar a formar um pensamento crítico de suas fontes de pesquisa”

7 Os softwares são ferramentas (sistemas inteligentes) que em conjunto com os profissionais da informação poderão dinamizar a colaboração entre agentes, enriquecer o usuário e padronizar a informação fornecida ao público.

8 As Normas e Políticas de serviços de referência, apesar de existiram para bibliotecas físicas, não se aplicam a seu formato virtual Os serviços de referência via telefone funcionam com a política de se resolver as necessidades de informação do usuário em quanto durar a ligação Já o segue os padrões estabelecidos no ano de 1982: o RFC 821 e o RFC 822 que falam da extensão apropriada das mensagens e do conteúdo permitido na mesma.

9 Observa-se que as medidas e padrões não estão acompanhando o crescimento dos serviços de referência digital.


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