A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ"— Transcrição da apresentação:

1 Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Sistema de Bibliotecas e Informação - SiBI O USO DA BASE DE DADOS MINERVA NO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DA INFORMAÇÂO PARA O CONHECIMENTO NA UFRJ Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ Maria Irene da Fonseca e Sá Gerente de Projeto Núcleo de Computação Eletrônica NCE/UFRJ Cuba, fev. 2006

2 SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRJ
1983 CSCE agosto 1986 Implantação Aprovado em outubro de 1989 Implementação 1990

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ
UNIVERSIDADE DO BRASIL Escolas de Música Escolas de Belas Artes Escolas de Medicina Escolas de Direito            criada após a união das: Origem fragmentada em diversas unidades Surgimento da pós-graduação no Brasil década de setenta

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ
contemplando todas as áreas do conhecimento Grande Número de Bibliotecas na UFRJ Atendendo ao Ensino, Pesquisa, Extensão.

5 PANORAMA DAS BIBLIOTECAS DO SiBI
2 campi e 43 Unidades de Informação Ilha do Fundão 27 Praia Vermelha 6 Outras Unidades 10

6 OBJETIVO DO SiBI Integração de suas bibliotecas à política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a colaboração técnico-científica, cultural, literária e artística, através do desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez.

7 ESTRUTURA ATUAL Biblioteca Central (Coordenação do SiBI)
Centro Referencial Divisão de Processamento Técnico Divisão de Desenvolvimento de Bibliotecas Seção Financeira Seção de Apoio Administrativo Biblioteca dos Centros Bibliotecas de Unidades           

8

9 ACERVO GERAL DA UFRJ 2005 TIPOS QUANT. MONOGRAFIAS E OUTROS MATERIAIS
FÁSCÍCULOS DE PERIÓDICOS TOTAL

10 INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO NA BASE MINERVA
Suporte Aleph

11 BASE MINERVA Reúne os acervos das 47 bibliotecas da UFRJ e os disponibiliza para consulta na Internet cumpre o papel de integração virtual das coleções.

12

13

14 PESQUISA NA BASE MINERVA

15 TESES E DISSERTAÇÕES DIGITALIZADAS TEXTO COMPLETO

16 LINK PARA O TEXTO COMPLETO

17

18 PROJETO MEMÓRIA - TAÇA DO MUSEU REAL

19 LINK IMAGEM

20

21 RELÓGIO DO SOL

22

23

24 CARTA ALFORRIA

25 CARTA ALFORRIA - imagem

26 BASE MINERVA – BIBLIOTECAS VIRTUAIS

27 BIBLIOTECA VIRTUAL DE LITERATURA

28 BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS

29 BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

30 BIBLIOTECA VIRTUAL DE ECONOMIA

31 ARQUIVOS DA BASE MINERVA
CELIN - Centro de Documentação de Línguas Indígenas arquivo especializado na documentação de materiais lingüísticos textuais e sonoros referentes as línguas indígenas e variedades do português do Brasil, com produção bibliográfica associada em lingüística teórica e aplicada, literatura, etnologia e educação. NPD - Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU – arquivo histórico especializado em plantas arquitetônicas. NMMEMO - Seção de Memória Institucional e Arquivo do Museu Nacional - reúne documentos históricos da Família Real e do Museu Nacional.

32 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Rossatto (2003) - “um processo estratégico, contínuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento”. Canavarro (2003) - uma vertente da gestão do conhecimento refere-se às organizações, que veêm o conhecimento como um fluxo constante, onde os profissionais registram e compartilham experiências e conhecimento. Barreto (2004) - “a assimilação da informação é a finalização de um processo de aceitação da informação que transcende o seu uso, um ato de apropriação”.

33 CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso da base Minerva como apoio à gestão da informação para o conhecimento na UFRJ deve ser considerada como o esforço para melhorar o desempenho humano e organizacional através da facilitação de conexões significativas entre pessoas, documentos e comunidades. Assim, a utilização da base Minerva tem como objetivos: garantir que todos (interna e externamente à UFRJ) tenham acesso ao conhecimento/produção científica da UFRJ, quando, onde e na forma que necessitam e motivar o compartilhamento da produção acadêmica e científica, utilizando o seu potencial de codificação/catalogação e difusão da informação.

34 Apresentação paulamello@sibi.ufrj.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Sistema de Bibliotecas e Informação - SiBI Tel Ramal 120 Fax: Apresentação Núcleo de Computação Eletrônica NCE/UFRJ-Gerência de Projeto de Informática Tel. (21)


Carregar ppt "Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google