A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EM COMBATE MORTAL Cap. 09 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EM COMBATE MORTAL Cap. 09 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic."— Transcrição da apresentação:

1 EM COMBATE MORTAL Cap. 09 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic

2 AS MENSAGENS COM FARPAS  “Lâmina afiada” -Tom de Voz; -Velocidade e volume do discurso; -Forma de olhar; -Expressão do rosto e do corpo. Estes itens são mais significativos do que o conteúdo das próprias palavras.

3 AS INVESTIDAS ANTECIPADAS Ataca-se para se proteger de alguma agressão percebida de forma antecipada. Prevenção: Identificar os pensamentos automáticos que geram ansiedade, tristeza ou culpa. Ser critico e exigente e recorrer a investidas antecipadas, só aumenta os problemas de relacionamento. As técnicas para eliminar este mecanismo estarão em outros capítulos.

4 OS DESMANDOS: COMETENDO EXCESSOS  Ex: agressão física por parte do marido  Beck recria a cena em consultório.  Identifica: pensamento automático primário do marido;  pensamentos polarizados;  vulnerabilidade de cada um.

5 POR TRÁS DAS BRIGAS: AS CONVICÇÕES BÁSICAS  Convicções Básicas ou Elementares Estão por trás dos pensamentos automáticos. Influencias a interpretação dada a várias situações. Nomear e trazer o conteúdo das convicções a tona.

6 CONTROLANDO O RANCOR  Não usar forma provocadora, como o sarcasmo, a ironia ou a critica. Dizer o que se quer.  Usar a forma provocadora é contraproducente, causa ressentimento, oposição e retaliação.  Aprender a controlar o rancor e a hostilidade Estas técnicas tem como princípio o bom senso (cap.07).  Sair da zona de perigo.  Identificar os pensamentos automáticos e convicções básicas, abre caminho para soluções construtivas.

7 A INIBIÇÃO, O RANCOR E A AUTO-AFIRMAÇÃO  Muita frustração e por tanto muito rancor, tem sua origem na dificuldade de expressão eficaz que as pessoas tem.  Quando a dificuldade de auto-afirmação e a inibição, são sutis, podem ser confundidas com sintomas de uma depressão leve.  Descreve o caso de uma mulher submissa que tinha sintomatologia depressiva e dores orgânicas.

8 A ANATOMIA DO RANCOR  O sentimento de rancor gera um impulso para uma ação.  Beck faz uma analogia com as forças interiores que vivenciamos no despertar sexual. A tensão persiste até que o “ato consumatório” a dissipe.  Os sentimentos são um prelúdio a esses dois comportamentos e não parte constituinte deles.

9 Como Interromper o ato de Rancor A BRIGA 1.Percepção de algo errado; 2.Sentimento de Rancor; 3.Ataque. COMO INTERROMPER 1.Pensamentos, no ato da percepção, podem ser corrigidos; 2.O sentimento de rancor pode ser dissipado; 3.O impulso para atacar pode ser suprimido.

10  Muitos autores dizem que se “acumulado” o rancor, irá explodir e indicam técnicas para modificar o rancor.  Albert Ellis e Carol Tarvis propõe a busca do fundamento cognitivo da hostilidade/rancor e não a sua expressão em atos agressivos.

11 Como funciona o rancor?  A emoção consiste no sentimento de desconforto e de tensão.  As sensações que surgem da mobilização do Sistema Muscular e Sistema Nervoso Autônomo (elevação da pressão arterial, aceleração do pulso e contração muscular) se misturam com o sentimento de rancor.  Esta mesma sensação orgânica ocorre sempre que a pessoa é mobilizada para competir, praticar exercícios ou atacar e não necessariamente se vincula ao rancor.

12 De que Modo Infligimos Dor Psicológica  Dor Física: Surge da estimulação de terminais nervosos periféricos e se localiza na área da estimulação.  Dor Psicológica: Ex: tristeza ou ansiedade. Não é possível apontar uma área específica em que se localiza a sensação.  Efeitos são semelhantes: um insulto ou tapa no rosto = expressão dolorida e contração dos músculos faciais; Má notícia e choque físico = declínio brusco da pressão arterial ou mesmo uma síncope. Má notícia e choque físico = declínio brusco da pressão arterial ou mesmo uma síncope.

13 Sistema Cognitivo  Durante um confronto, ocorre a rigidez cognitiva. Forma-se uma imagem negativa do outro que elimina qualquer outra mensagem legitima que o outro queira transmitir.  As técnicas para reduzir reações de defesa, rancor, identificar, avaliar e modificar as imagens negativas, estão no cap. 13 e 17.

14 RETALIAÇÃO E CASTIGO  O parceiro que se sente rejeitado pelo outro pode retaliar, acreditando que o castigo evitará rejeições futuras, mas isto é contraproducente para um relacionamento. A expressão “violência gera violência” se aplica para as relações interpessoais também.

15  Se aprendermos a reconhecer o rancor bem no início e a agir de imediato para controlá-lo, podemos rever de pronto tudo o que se acha por trás desse sentimento, que são os pensamentos automáticos, as distorções cognitivas e as convicções básicas.


Carregar ppt "EM COMBATE MORTAL Cap. 09 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google