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METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.

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1 METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO

2 METODOLOIA DA PESQUISA Apresentação Pretendemos colaborar no ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecendo material de Suporte ao livro METODOLOGIA DE LA INVESTIGACÓN, de interesse do curso que poderá ser utilizado como consulta ou também material para uso em aulas. Nosso propósito é transmitir a nossa maneira de “pensar” a disciplina no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos. Também esperamos que seja um meio de comunicação entre os autores e as pessoas interessadas no assunto, proporcionado espaço para críticas, sugestões e esclarecimentos sobre a obra. Agradecemos a sua consulta e esperamos que encontre bastante utilidade no nosso conteúdo. Um forte abraço, Eliane Minervina de Castro Apresentação Pretendemos colaborar no ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecendo material de Suporte ao livro METODOLOGIA DE LA INVESTIGACÓN, de interesse do curso que poderá ser utilizado como consulta ou também material para uso em aulas. Nosso propósito é transmitir a nossa maneira de “pensar” a disciplina no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos. Também esperamos que seja um meio de comunicação entre os autores e as pessoas interessadas no assunto, proporcionado espaço para críticas, sugestões e esclarecimentos sobre a obra. Agradecemos a sua consulta e esperamos que encontre bastante utilidade no nosso conteúdo. Um forte abraço, Eliane Minervina de Castro

3 Parte I: Enfoques Mixtos

4 ENFOQUES MISTOS Conceito: é um processo que coleta analisa e vincula dados quantitativos e qualitativos em um mesmo estudo ou uma série de pesquisas para responder aos objetivos propostos.

5 Vantagens: Alcança-se uma perspectiva mais precisa do fenômeno. Ao combinar os métodos, aumentamos não somente a possibilidade de ampliar as dimensões de nosso projeto de pesquisa, como também o entendimento é maior e mais rápido.

6 Desafios do enfoque mixto: 1. O pesquisador deve ter experiência e/ou conhecimento teórico dos enfoques quantitativos e qualitativos. 2. Adotar critérios ou modelos(estatísticos) para valorizar a pesquisa e mesclar os métodos. 3. A revisão de literatura

7 Desenhos Mixtos  Objetivo: mostrar as combinações dos enfoques quantitativos e qualitativos, os quais são úteis para problemas complexos. Modelos de desenhos 1.Modelo de duas etapas: Dentro de uma mesma investigação se aplica primeiro um enfoque e depois o outro, de forma independente ou não, e em cada etapa se seguem as técnicas correspondentes a cada enfoque. OBS: Ver exemplos página 791 do livro.

8 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA QUALITATIVA 2. Desenho do enfoque dominante ou principal: prevalece a presença de um dos enfoques, e conserva alguns componentes do outro enfoque. OBs;: página 805 do livro. 2. Desenho do enfoque dominante ou principal: prevalece a presença de um dos enfoques, e conserva alguns componentes do outro enfoque. OBs;: página 805 do livro. 3. Desenho em paralelo: são utilizados simultaneamente dois estudos um quantitativo e um qualitativo dos resultados se realizam as interpretações sobre o problema investigado. OBS: página 779 do livro.

9 Desenhos Mixtos Complexos: representa o mais alto grau de integração ou combinação entre os enfoques qualitativos e quantitativos

10 Parte II: O Plano de Pesquisa O Plano de Pesquisa Definindo o Problema de pesquisa e determinando os objetivos do estudo.

11 Passos fundamentais: Planejamento de Pesquisa : Definição do Problema de Pesquisa Definição do Problema de Pesquisa Determinação dos objetivos Indagação básica do estudoIndagação básica do estudo Indica o propósito da PesquisaIndica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidasLevanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultadosDecisões envolvidas a partir dos resultados Indagação básica do estudoIndagação básica do estudo Indica o propósito da PesquisaIndica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidasLevanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultadosDecisões envolvidas a partir dos resultados Informações que serão levantadas no estudoInformações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagemÁreas de abordagem “Promessa dos resultados”“Promessa dos resultados” Informações que serão levantadas no estudoInformações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagemÁreas de abordagem “Promessa dos resultados”“Promessa dos resultados”

12 Objetivo Primário 2 posse de telefone celular por operadora 2 perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) 2 intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses 2 satisfação com o sistema/ operadora 2 troca de operadora 2 critério para decisão de escolha de operadora 2 valor médio gasto conta de celular 2 percepção do preço das contas 2 Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular 2 posse de telefone celular por operadora 2 perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) 2 intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses 2 satisfação com o sistema/ operadora 2 troca de operadora 2 critério para decisão de escolha de operadora 2 valor médio gasto conta de celular 2 percepção do preço das contas 2 Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular Objetivos Secundários (ou áreas de abordagem) 2 O principal objetivo da pesquisa será o de identificar hábitos de uso e atitudes em relação ao telefone celular.

13 Definição do Problema de Pesquisa Após a privatização e abertura do mercado de telefonia celular as operadoras vêm disputando um mercado novo e em crescimento constante. A Tela A, operando há três anos no mercado Paulista, supõe que é a líder em participação/ número de usuários e que o grau de satisfação com o sistema como um todo é satisfatório com relação aos serviços e também ao preço cobrado. A pesquisa deve trazer dados a respeito da atual dimensão do mercado de telefonia celular em São Paulo, identificando hábitos de uso,satisfação e expectativas com as operadoras. Os resultados do estudo devem possibilitar a adequação da oferta de produtos e serviços assim como das estratégias de preço da Tele A. Após a privatização e abertura do mercado de telefonia celular as operadoras vêm disputando um mercado novo e em crescimento constante. A Tela A, operando há três anos no mercado Paulista, supõe que é a líder em participação/ número de usuários e que o grau de satisfação com o sistema como um todo é satisfatório com relação aos serviços e também ao preço cobrado. A pesquisa deve trazer dados a respeito da atual dimensão do mercado de telefonia celular em São Paulo, identificando hábitos de uso,satisfação e expectativas com as operadoras. Os resultados do estudo devem possibilitar a adequação da oferta de produtos e serviços assim como das estratégias de preço da Tele A.

14 Parte III: Os métodos de Pesquisa Os métodos de Pesquisa Determinando os procedimentos metodológicos para a realização do projeto e o tipo de análise desejada.

15 O segredo da representatividade da amostra:  distribuição probabilística  número de unidades amostrais  margem de erro (possível variação dos resultados da pesquisa, para mais ou para menos) Pesquisa Quantitativa : 200 unidades amostrais, em um universo infinito, possibilitará o erro máximo de 7,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

16 População - SP Exemplo de Pesquisa Quantitativa Metodologia e principais resultados

17 MetodologiaMetodologia  Pesquisa quantitativa  Entrevistas pessoais - população 18 anos ou mais  Ponto-de-fluxo populacional  amostra = 500 entrevistas  Erro amostral = 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.  Pesquisa quantitativa  Entrevistas pessoais - população 18 anos ou mais  Ponto-de-fluxo populacional  amostra = 500 entrevistas  Erro amostral = 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

18 Posse de telefone celular (Estimulada e única, em %) Base: Total da amostra = 1000 entrevistas POSSUI NÃO POSSUI

19 Perfil da amostra (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas SexoIdade Escolaridade

20 Perfil da amostra (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas Renda mensal familiar Situação profissional Classificação sócio-econômica (Critério Brasil)

21 Empresas operadoras dos sistemas de telefonia celular (Espontânea e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

22 Incidência de troca de aparelho de telefone celular Base: Total da amostra = 502 entrevistas (Espontânea e única, em %)

23 Incidência e razões de troca de operadora de telefone celular (Estimulada e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas Operadora anterior à troca (Espontânea e única, em %) Tele B Celular - 11 casos Tele A - 8 casos

24 Pagamento das contas do telefone celular Base: Total da amostra = 502 entrevistas (Espontânea e múltipla, em %)(Espontânea e única, em %) Responsável pelo PagamentoValor Médio Mensal da Conta Média = 115 Mediana = 80 Moda = 50

25 Percepção do valor da conta telefônica do celular utilizado (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

26 Grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa de telefonia celular (Espontânea e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas 33

27 Para conhecer opiniões não-mensuráveis, procurando entender os “ Por quês” do comportamento, utilizamos a metodologia de Pesquisa Qualitativa. Para conhecer opiniões não-mensuráveis, procurando entender os “ Por quês” do comportamento, utilizamos a metodologia de Pesquisa Qualitativa. Para alguns objetivos de Pesquisa, necessitamos compreender “em profundidade” as motivações e atitudes das pessoas, não havendo a necessidade de quantificar as respostas.

28 PesquisaQualitativaPesquisaQualitativa Entender os aspectos sociais e culturais envolvidos na relação de consumo Descobrir os valores e preconceitos estabelecidos Interpretar o comportamento de acordo com as experiências e explicações dos movimentos/ ações.

29 Metodologia de Pesquisa Qualitativa: 10 a 12 pessoas Perfil Homogêneo (sexo, idade, classe sócieconômica, consumidor de... não-usuário...) 10 a 12 pessoas Perfil Homogêneo (sexo, idade, classe sócieconômica, consumidor de... não-usuário...) Utilização de roteiro Duração média: 60 a 90 minutos Presença do Moderador Sala de espelho: reuniões gravadas em vídeo Discussão em Grupo:

30 Metodologia de Pesquisa Qualitativa: Relação intimista com o entrevistado = entrevistas individuais Utilização de roteiro Entrevistas em Profundidade: Técnica utilizada:  quando o público é de difícil acesso  assuntos que podem ser constrangedores/ polêmico para Discussão em Grupo  deseja-se maior foco na informação individual Técnica utilizada:  quando o público é de difícil acesso  assuntos que podem ser constrangedores/ polêmico para Discussão em Grupo  deseja-se maior foco na informação individual

31 Exemplo de Pesquisa Qualitativa Metodologia e principais resultados O mundo dos adolescentes

32 Introdução: Objetivos Investigar o universo de valores do público adolescente, buscando identificar códigos, sinais, símbolos e ícones que compõem os padrões de linguagem desse público. Este estudo deverá subsidiar o desenvolvimento de futuras campanhas de comunicação voltadas a este target. Metodologia: Estudo Qualitativo através de Discussões em Grupo “ Desestruturadas”. Universo Adolescente de ambos os sexos com idade entre 12 e 17 anos, pertencentes às classes ABC, residentes na cidade de São Paulo.

33 Introdução: Discussões em grupo “Desestruturadas Discussões em grupo “Desestruturadas “ Considerações Metodológicas: grupos mistos com10 participantes. Amostra Idade B/C 12/13 anos2 14/15 anos2 16/17 anos2

34 Principais Resultados Viver contradições Viver contradições  Começar a Viver muitas experiências novas mas conservar um pé na infância.  Relacionar-se com o sexo oposto; ansiar pela aproximação e ao mesmo tempo ter ondas de arrepio e suor diante da possibilidade de contato.  Buscar sua independência sem sentir-se totalmente livre.  Ter desejos nem sempre fáceis de realizar... Ser adolescente é...  Ter um dia “estressantemente” monótono onde insatisfação é a palavra de ordem.  Reclama-se da falta do que fazer - tudo é muito chato! Ser insatisfeitoSer insatisfeito

35 Ser adolescente é... Relacionar com o mundo de forma virtual Relacionar com o mundo de forma virtual  Trancafiados dentro da pretensa “segurança doméstica”, nossos adolescentes assistem o mundo através dos recursos disponíveis: TV Computador Telefone Música Estudos e lições Experiências dos irmãos mais velhos.  Na verdade, os instrumentos domésticos acabam por projetar os jovens para fora de casa, como veículos da sensação de liberdade; ou como diriam os “Nativus” - “... Liberdade prá dentro da cabeça...”

36 Enfim, Ser adolescente é...  Ser experimentalista  Ser volúvel e imediatista  Ser globalizado e ao mesmo tempo doméstico  Ser rígido na obediência das regras grupais  Ser inconformado com a rigidez das regras paternas e sociais  Procurar ter a sensação de liberdade  Reconhecer as diferenças e ter muita dificuldade em conviver com elas.

37 DIFERENCAS ENTRE AMBOS OS ENFOQUES COM UM EXEMPLO: ESTUDO DAS MINORIAS ETNICAS

38 CONTINUAÇÃO

39

40 PROCESSO QUANTITATIVO

41 PROCESSO QUALITATIVO

42


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