A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Espelho que revela o brilho da vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Espelho que revela o brilho da vida"— Transcrição da apresentação:

1 O Espelho que revela o brilho da vida
GOHONZON O Espelho que revela o brilho da vida

2 A inscrição do Daí Gohonzon
Há 728 anos, Nitiren Daishonin cumpriu seu advento neste mundo inscrevendo o Daí-Gohonzon para toda a humanidade (12/10/1279) Eu, Nitiren, inscrevi minha vida em sumi, assim creia no Gohonzon com todo o seu coração. O Coração do Buda é o Sutra de Lótus, mas a vida de Nitiren nada mais é que o Nam-myoho-rengue-kyo

3 O significado literal do Gohonzon
Go: prefixo que é um indicativo de máximo respeito Honzon: objeto de devoção Gohonzon: Supremo objeto de devoção

4 Gohonzon - pergaminho O Gohonzon é um pergaminho inscrito em sânscrito e em caracteres chineses e japoneses; No centro do Gohonzon está escrito “Nam-myoho-rengue-kyo”, sendo que o nome Nitiren está grafado em japonês. Nam ou Namu, de Nam-myoho-rengue-kyo, é uma transcrição fonética da palavra sânscrita namas, e Myoho-rengue-kyo é uma expressão chinesa Entre os representantes dos Dez Mundos escritos nos lados esquerdo e direito do Gohonzon, os nomes Fudo-myo e de Aizen-myo estão expressos em sidhan, uma ortografia sânscrita medieval. Isso significa que o Gohonzon está expresso em caracteres de três países: India, China e Japão.

5 Gohonzon – Fusão da pessoa e Lei
O Gohonzon representa a fusão da própria vida do Buda Nitiren Daishonin e a Lei de Nam-myhoho-rengue-kyo. O Gohonzon tem um valor inestimável pelas inscrições e pela verdade revelada e jamais deve ser interpretado meramente com base no sentido literal. A Lei do Nam-myoho-rengue-kyo ou o Gohonzon só poder compreendida por meio do portal da fé

6 O Propósito da inscrição do Dai Gohonzon
28 de abril de 1253 – Nitiren Daishonin estabeleceu seu budismo com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. 12 de setembro de 1271 – Perseguição de Tatsunokuti – Nitiren Daishonin assume a identidade de Buda Original dos Últimos Dias da Lei. A partir deste evento passou a inscrever o Gohonzon a alguns de seus discípulos, possibilitando-os a se relacionarem de forma direta com a lei.

7 Carta escrita em 23 de agosto de 1277 a Nitinyo
“Uma mulher como a senhora, que serve a tal esplêndido Gohonzon, convida a felicidade nesta vida. Em sua próxima existência, o Gohonzon permanecerá próximo a senhora, diante e atrás, em sua esquerda e direita... Nunca procure o Gohonzon em outros lugares. Ele somente pode habitar o coração das pessoas comuns como nós, que abraçam o Sutra de Lótus e recitam o Nam-myoho-rengue-kyo

8 Gohonzon um mapa que conduz ao Estado de Buda
Tudo que existe no Universo possui um aspecto; A Lei que permeia o Universo – Nam-myoho-rengue-kyo – Nitiren Daishonin revelou no Gohonzon o aspecto da Lei Mística; Ao Orar diante do Gohonzon pode-se manifestar uma ilimitada força, o Estado de Buda inerente.

9 A gema do Itinen Sanzen Nitiren Daishonin percebeu a ignorância que as pessoas tinham sobre esse profundo princípio e concedeu-lhes a gema do itinen sanzen para que pudessem atingir a felicidade absoluta; Essa gema de itinen sanzen nada mais é senão o Dai-Gohonzon que ele inscreveu

10 Gohonzon – o espelho que reflete a nossa vida
Quando uma pessoa se devota ao Gohonzon, consegue observar sua própria vida como se estivesse diante de um espelho. Orar diariamente ao Gohonzon – retornar ao seu ponto primordial, à condição mais pura de vida que é o estado de Buda.

11 A fusão sujeito e objeto
A recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, com uma sincera fé, permite que a vida de cada pessoa torne-se una com a vida do Buda representada no Gohonzon. Kyoti myogo- fusão de pessoa ou sabedoria subjetiva e objeto de devoção ou realidade objetiva; Kyo – é o Gohonzon ou a verdadeira natureza do Buda inerente na vida das pessoas incorporada no objeto de devoção; Ti – é a capacidade humana de compreender essa verdade e Myogo – significa fusão

12 Poderes da fé e da prática
Poderes da fé: se refere à força da convicção de que as orações direcionadas ao Gohonzon serão respondidas; Poder da prática: abarca a força do Daimoku e a energia com que a pessoa se dedica em prol do Kossen-rufu.

13 Gohonzon “total concentração de benefícios”
Nitiren Daishonin descreve o Gohonzon como “total concentração de benefícios e afirma: “Este Gohonzon existe unicamente na palavra fé”. Assim os poderes do Buda e da Lei são ilimitados, mas a manifestação dos benefícios depende dos poderes da fé e da prática que têm a dimensão proporcional à convicção e dedicação de cada pessoa. “Se a fé dos senhores é forte, sua própria vida se tornará uma total concentração de benefícios”.

14 O Verdadeiro Objeto de Devoção
Nitikan Shonin – “ A fé é a chave para revelar o Gohonzon que existe dentro de nossa vida, para tornar acessível e evidenciar o brilho do estado de Buda como um diamante”.

15 O estágio de ter a fé no Gohonzon
Aqueles que não praticam o Budismo de Nitiren Daishonin, embora possuam a natureza de Buda, são incapazes de ativá-los. Os não praticantes são pessoas no estágio de ri-soku (o estágio no qual uma pessoa ainda não ouviu sobre o Nam-myoho-rengue-kyo e ignora a própria natureza de Buda)

16 O estágio de ter a fé no Gohonzon
Os praticantes, por orarem ao Gohonzon, atingem o estágio de myogi-soku (o estágio de ter fé no Nam-myoho-rengue-kyo). “Quando se atinge o estagio de myogi-soku, o Gohonzon emite brilho em nossa própria vida.Entretanto, a intensidade do brilho do Gohonzon é determinada pela força da nossa fé”.

17 Nam-myoho-rengue-kyo
A inscrição no centro do Gohonzon – Nam-myoho-rengue-kyo, Nitiren – é uma expressão da essência real, e os caracteres designam os Dez Estados escritos à direita e à esquerda representam todos os fenômenos

18 A voz da Lei Mística A voz da Lei Mística que ecoamos quando recitamos o Daimoku para o Gohonzon da essência real de todos os fenômenos evoca a natureza de Buda que está dentro de nós. Uma vez que foi evocada, a natureza de Buda procura manifestar-se externamente. Conseqüentemente, estejamos ou não cientes disso, o brilhante Sol dos “Dez Fatores da Vida do Estado de Buda” surge em nosso coração. O límpido céu azul do ser eterno e inerente preenche a profunda amplitude de nossa vida.

19 Atingindo o estado de Buda
Quando recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo com fé no Gohonzon, nós próprios (todos os fenômenos) brilhamos como entidades da lei Mística (essência Real). Este é realmente um método de prática para atingir o estado de Buda nesta existência o qual é acessível a todos os indivíduos. Daishonin escreve em sobre atingir o Estado de Buda: “Portanto, quando se recita a Lei Mística e se lê o Nam-myoho-rengue-kyo, faça despertar a profunda fé que está indicando a sua própria vida, denominando-a de Nam-myoho-rengue-kyo”

20 O Gohonzon que existe dentro de nós
O Gohonzon que existe dentro de nós é o Myoho-rengue-kyo; as profundezas de nossa vidas é o Myohorengue-kyo; A nossa fé no Gohonzon é ao mesmo tempo a sabedoria para compreender a essência real de todos os fenômenos de nossas próprias vidas. Esse é o princípio da substituição da fá pela sabedoria.

21 Fim


Carregar ppt "O Espelho que revela o brilho da vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google