A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Herança da Suprema Lei da Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Herança da Suprema Lei da Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Herança da Suprema Lei da Vida
Nitiren refere-se à questão de como podemos herdar a lei e manifestá-la em nossa própria vida:

2 Herança da Suprema Lei da Vida
O CORAÇÃO DE BUDA O ESPÍRITO DE BUDA

3 O coração de buda O CORAÇÃO DE BUDA
O coração do Buda refere-se ao grande desejo do Buda pela ampla propagação da Lei, isto é, o desejo pelo Kossen-rufu. Em japonês, é expresso pela palavra daigan, que é compreendido também por “juramento”. Quando falamos coração significa “coração”, o sentido de “fé” como também da própria “vida”.

4 Além do significado de “fé” e de “vida” a palavra “coração”, podemos entendê-la também como “determinação”. Portanto, como praticantes do Budismo Nitiren, ou melhor, como verdadeiros discípulos, torna-se de fundamental importância herdar esse “coração” do Buda que é o da realização do Kossen-rufu.

5 O espírito de buda O espírito do Buda é o espírito de não poupar a própria vida (“fuji-shaku-shum-myo”, em japonês). Não significa morrer pela lei, mas, sim, dedicar a vida, viver plenamente pela lei, colocando o Kossen-rufu em primeiro lugar

6 Portanto, Daishonin elucida sobre o coração do mestre, declarando Nitiren ter se dedicado a despertar todas as pessoas do Japão para a fé no Sutra de Lótus de modo que elas também compartilhem essa herança e alcancem o estado de Buda. Esse é o juramento do Buda em querer a iluminação de todas as pessoas conforme elucidado no Sutra de Lótus, e é o próprio juramento do Kossen-rufu (Daigan).

7 Um aspecto de fundamental importância contido nesse escrito é que, no budismo, essa herança da suprema Lei da vida é aberta a todas as pessoas. Portanto a nossa postura de discípulo é levantar-se com o mesmo coração do mestre, para que o Kossen-rufu seja eternizado. Entendemos, portanto, que a chave é a unicidade de mestre e discípulo.

8 Em outras palavras, pode-se afirmar que a realização do Kossen-rufu para a felicidade de todas as pessoas é, em si, o próprio espírito e o “coração” do Buda Nitiren Daishonin. Portanto, como praticantes do Budismo Nitiren, ou melhor, como verdadeiros discípulos, torna-se de fundamental importância herdar esse “coração” do Buda que é o da realização do Kossen-rufu. Na época contemporânea, foram justamente os três primeiros presidentes da Soka Gakkai que herdaram verdadeiramente este “coração” do Buda, desenvolvendo um movimento sem precedentes de propagação do Budismo de Daishonin para a felicidade das pessoas em escala mundial. É por essa razão que o “coração” da unicidade de mestre e discípulo é um fator de extrema importância no correto caminho da prática budista.

9 Enfim, independentemente das circunstâncias em que estejamos vivendo no momento, o mais importante é o espírito de Buda e o Coração de Buda”, pois nele está o caminho para a vitória.


Carregar ppt "Herança da Suprema Lei da Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google