A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDIMENTO DE TEXTO TURMAS DE MAIO Apreensão e Compreensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDIMENTO DE TEXTO TURMAS DE MAIO Apreensão e Compreensão."— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDIMENTO DE TEXTO TURMAS DE MAIO Apreensão e Compreensão

2 Navio Negreiro (fragmento) Castro Alves Auriverde pendão de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balança, Estandarte que a luz do sol encerra, E as promessas divinas da esperança... Tu, que da liberdade após a guerra, Foste hasteado dos heróis na lança, Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!...

3 FERNANDO DE BARROS E SILVA "Neymarland" SÃO PAULO - "Já foi vítima de racismo?" "Nunca. Nem dentro nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?". Quem responde é Neymar, a nova divindade do futebol brasileiro. Mesmo quem prefere o gênio apolíneo de Paulo Henrique Ganso deve admitir que o Dionísio da Baixada hoje é "o cara".

4 FUVEST 2010 – Questão 4 (Apreensão) Uma nota diplomática é semelhante a uma mulher da moda. Só depois de se despojar uma elegante de todas as fitas, rendas, jóias, saias e corpetes, é que se encontra o exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher, conforme saiu dos prelos da natureza. É preciso desataviar uma nota diplomática de todas as frases, circunlocuções, desvios, adjetivos e advérbios, para tocar a ideia capital e a intenção que lhe dá origem. a) É correto afirmar que, segundo o texto, uma nota diplomática se parece com o “exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher”? Justifique sua resposta.

5 FUVEST 2010 – Questão 4 (Apreensão) Uma nota diplomática é semelhante a uma mulher da moda. Só depois de se despojar uma elegante de todas as fitas, rendas, jóias, saias e corpetes, é que se encontra o exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher, conforme saiu dos prelos da natureza. É preciso desataviar uma nota diplomática de todas as frases, circunlocuções, desvios, adjetivos e advérbios, para tocar a ideia capital e a intenção que lhe dá origem. a) É correto afirmar que, segundo o texto, uma nota diplomática se parece com o “exemplar não correto nem aumentado da edição da mulher”? Justifique sua resposta. Não, o primeiro período do texto compara a nota diplomática a uma mulher da moda. Enquanto esta se utiliza de fitas, rendas, jóias, saias e corpetes, para mascarar sua real aparência, aquela apresenta frases, circunlocuções, desvios, adjetivos e advérbios para mascarar sua ideia capital.

6 FUVEST 2011 – Questão 6 (Compreensão) Leia o seguinte texto. Flagrado na Ilha de Caras, Fernando Pessoa disse que está bem mais leve depois que passou a ser um só. LISBOA – Em pronunciamento que pegou de surpresa o mercado editorial, o poeta e investidor Fernando Pessoa anunciou ontem a fusão dos seu heterônimos. Com o enxugamento, as marcas Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro passam a fazer parte da holding Fernando Pessoa S.A. “É uma reengenharia”, explicou o assessor e empresário Mário Sá Carneiro. Pessoa confessou que a decisão foi tomada “de coração pesado”: “Drummond sempre foi um só. A operação dele é enxutinha. Como competir?” indagou. O poeta chegou a pensar em terceirizar os heterônimos através de um call-center em Goa, mas as questões de gramática e semântica acabaram inviabilizando as negociações. “Eles não usam mesóclise”, explicou Pessoa. a) Esse texto tem apenas finalidade humorística ou comporta também finalidade crítica? Justifique sua resposta. b) Por que o “call-center” mencionado no texto seria localizado especificamente em Goa?

7 Exercício FUVEST 2001 – 2ª Fase

8 Exercício FUVEST 2001 – 2ª Fase a) Uma quantia em dinheiro foi encontrada no lixo.

9 Exercício FUVEST 2001 – 2ª Fase a) Uma quantia em dinheiro foi encontrada no lixo. b) O lixo usado para obter dinheiro.

10 Exercício FUVEST 2001 – 2ª Fase a) Uma quantia em dinheiro foi encontrada no lixo. b) O lixo usado para obter dinheiro. “Reciclagem gera renda” ou “Lixo produz dinheiro”

11 Compreensão

12 (UNICAMP) Para achar graça da tira de Angeli que aparece a seguir, é preciso fazer dela uma leitura adequada. Ler adequadamente essa tira significa entender o que está subentendido no enunciado de Stock (“Eu também”) e perceber que No último quadrinho existe a possibilidade de tal enunciado ser interpretado de duas maneiras diferentes: a)Quais são as duas maneiras possíveis de interpretar o enunciado de Stock no último quadrinho? c) Levando-se em conta os padrões morais de nossa sociedade, qual das duas maneiras de entender a última fala de Stock provoca o riso do leitor?

13 Exercício FUVEST 2008 – 2ª Fase

14 Exercício FUVEST 2010 – 2ª Fase


Carregar ppt "ENTENDIMENTO DE TEXTO TURMAS DE MAIO Apreensão e Compreensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google