A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. Marcar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. Marcar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO

4 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. Marcar expressões e trechos significativos. Sublinhar, fazer anotações à margem. Compreender as ideias de cada parte do texto e as relações entre elas. 2ª leitura

5 Ler com atenção, sublinhando palavras que indiquem o objetivo das questões. 2º - Os Enunciados das Questões Em seu sentido global, o texto discute Assinale a afirmação que está de acordo com o texto. De acordo com o texto, pode-se afirmar que

6 Quais propostas de reescrita mantêm o sentido do texto? Quais propostas de reescrita mantêm a correção e o sentido do texto?

7 Lembrando... Inferência é o processo de tirar conclusões, fazer deduções por raciocínio a partir de dados do texto. Da leitura do texto, podemos inferir que

8 Sem dúvida, há um problema Pablo Neruda. Foi o outro grande poeta chileno, seu contemporâneo Nicanor Parra quem o formulou com maliciosa concisão. Exemplo: Do fragmento Foi o outro grande poeta chileno, infere-se que houve apenas dois grandes poetas no Chile. Correto

9 Lembrando... Paráfrase Maneira diferente de dizer algo que já foi dito, frase sinônima de outra Maneira diferente de dizer algo que já foi dito, frase sinônima de outra.

10 Considere as propostas de reescrita abaixo para o seguinte trecho do texto. Considere as propostas de reescrita abaixo para o seguinte trecho do texto. E logo o governo brasileiro recebe os emissários de Ford como costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos. E logo o governo brasileiro recebe os emissários de Ford como costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos. I- E logo os emissários americanos de Ford são recebidos como costuma o governo brasileiro receber de modo geral: de braços abertos. II- E logo os emissários de Ford são recebidos pelo governo brasileiro como costumam ser recebidos os americanos de modo em geral: de braços abertos. III- E logo os emissários de Ford são recebidos pelo governo brasileiro como este costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos. Quais propostas mantêm a correção e o sentido do texto original?

11 3º - As Alternativas Voltar sempre ao texto quando houver dúvidas. Analisar cada uma atentamente. Eliminar as não adequadas ao enunciado da questão. Ler todas as outras alternativas, mesmo já tendo encontrado a correta.

12 Partindo da unidade básica de funcionamento do cérebro, que é uma célula conhecida como neurônio, e comparando-a com a memória de um computador, percebe-se que as diferenças entre este e aquele são muitas. Isto porque o computador é um processador determinístico, operando sempre de acordo com as entradas. Já o cérebro humano é uma espécie de computador probabilístico, que funciona através de associações.

13

14 Opera de acordo com as entradas. Palavras-chave Cérebro x Computador Probabilístico Determinístico Funciona através de associações.

15 Assinale a afirmativa que encontra suporte no texto. (A) O computador, ao contrário do cérebro humano, determina as entradas de informação. (B) O cérebro humano tem seu funcionamento determinado pela entrada da informação na memória. (C) A diferença fundamental entre o cérebro humano e o computador reside nos princípios básicos de funcionamento de um e de outro. (D) A semelhança entre o computador e a memória humana está em que ambos funcionam de acordo com as probabilidades das informações neles armazenadas. (E) O cérebro humano e o computador, apesar das muitas diferenças entre eles, funcionam com a mesma unidade básica, o neurônio.

16 Assinale a afirmativa que encontra suporte no texto. (A) O computador, ao contrário do cérebro humano, determina as entradas de informação. (B) O cérebro humano tem seu funcionamento determinado pela entrada da informação na memória. (C) A diferença fundamental entre o cérebro humano e o computador reside nos princípios básicos de funcionamento de um e de outro. (D) A semelhança entre o computador e a memória humana está em que ambos funcionam de acordo com as probabilidades das informações neles armazenadas. (E) O cérebro humano e o computador, apesar das muitas diferenças entre eles, funcionam com a mesma unidade básica, o neurônio.

17 Da leitura do texto, podemos inferir que (A) o computador poderá funcionar como um cérebro humano, caso se consiga acoplar neurônios a ele. (B) neurônio iguala, em seu funcionamento, a memória de um computador. (C) o cérebro e o computador são igualmente aptos a processar informações, ainda que a partir de comportamentos diferentes. (D) o cérebro humano, diferindo do computador em sua constituição, funciona, no entanto, da mesma maneira que este. (E) é possível criar máquinas copiando o funcionamento do cérebro humano.

18 Da leitura do texto, podemos inferir que (A) o computador poderá funcionar como um cérebro humano, caso se consiga acoplar neurônios a ele. (B) neurônio iguala, em seu funcionamento, a memória de um computador. (C) o cérebro e o computador são igualmente aptos a processar informações, ainda que a partir de comportamentos diferentes. (D) o cérebro humano, diferindo do computador em sua constituição, funciona, no entanto, da mesma maneira que este. (E) é possível criar máquinas copiando o funcionamento do cérebro humano.

19 Importante: O que está sendo avaliado é a sua compreensão daquilo que o texto apresenta, e não sua opinião sobre o texto ou sobre o tema em questão.

20


Carregar ppt "OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. Marcar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google