A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMPOLER – Simpósio de Literatura da Editora Moderna e da HMF Assessoria Pedagógica Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira UFRPE/HMF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMPOLER – Simpósio de Literatura da Editora Moderna e da HMF Assessoria Pedagógica Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira UFRPE/HMF."— Transcrição da apresentação:

1 SIMPOLER – Simpósio de Literatura da Editora Moderna e da HMF Assessoria Pedagógica Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira UFRPE/HMF

2 Ler literatura não é simplesmente codificar e descodificar. Ler literatura é construir e desconstruir significados.... A leitura literária

3 Os humanos são leitores. Parto desse princípio para afirmar o que digo nos slides que seguem. Nesse sentido, tudo que eu disser tem a ver com a condição humana. A condição humana

4 Eis o desafio...

5 De modo geral, quando pensamos em leitura, pensamos em leitura de palavra escrita, de palavra falada, de palavra escrita e falada, porém não costumamos lembrar a imagem... O desafio

6 Ler é ler imagens. O desafio de ler imagens é porque somos iconoclastas não conscientes...

7 Embora sejamos filhos e filhas do imaginário, é, na iconoclastia, que sustentamos as nossas fragilidades. Destruímos as imagens que construímos, porque temos ideologias diferentes a cada tempo. A iconoclastia

8 O texto literário é da ordem da desordem. A ideologia que nos mantém presos à ordem nos orienta na rejeição ao literário, visto que ele tem o rigor, mas não tem a rigidez. Qual é a ideologia que nos mantém longe do literário?

9 Rigor Atenção Cuidado Cautela Organização Flexibilidade Criação Recriação Possibilidade Rigidez Proibição Obrigação Amedrontamento Ordenação absoluta Inflexibilidade Reprodução Imitação Previsibilidade

10 O literário propõe, não impõe. Acostumamo-nos com a imposição. A imposição é de natureza predeterminada. O literário não coaduna com as predeterminações, pois lida com o tempo da demência.

11 É aquele que ocorre na criatividade, na criticidade e no cuidado. O tempo da demência

12 O tempo da demência nem é escatológico, nem é necessariamente cronológico, ele é complexus.

13 Essa é uma problemática delicada, pois se não atentarmos para isso, não conseguiremos compreender e explicar a relevância de ler literatura e vamos difundir a leitura que obrigada, não acolhe.

14 Ler por obrigação é um desastre. A leitura, quando obrigada, tende a ser uma atividade contra a formação do leitor. É preciso que a leitura seja acolhida pelo leitor. A leitura que obriga, não acolhe.

15 Há leitores que acolhem o que lhes dão para ler e depois, eles buscam outras leituras... Isso depende da mediação... O leitor que acolhe a leitura que lhe dão e que ele busca...

16 Sem mediação, formar leitor é quase impossível. É preciso que alguém partilhe com alguém o que sabe sobre algo para poder tornar esse algo de dois ou mais... A mediação é fundamental. A mediação

17 Os humanos inventaram a leitura e, nela e por ela, fizeram as coisas da vida: o amor, a dor, a esperança, o desapego, o apego, a fé, a vontade, o desejo, o ser, o não ser, a sala de aula, a escola... O mundo é do tamanho de nossa leitura. Ler é necessário à condição humana

18 Lemos o mundo de conformidade com a nossa capacidade de compreender e explicar as coisas que estão a nossa volta.

19 Mas do que ser importante escolher livros, é importante saber escolher... A escolha de um livro tem muito a ver com o olhar que temos sobre a vida.... É importante escolher...

20 Livros escolhidos para os nossos alunos e para as nossas alunas precisam ser uma escolha para eles e elas....Essa escolha envolve muitos elementos humanos......Elementos da condição humana....

21 Nossos pensamentos, Nossos sentimentos, Nossas intenções, Nossas vontades, Nossas ideias, Nossos limites, Nossas possibilidades....

22 Esta é uma palestra sobre possibilidades... É sobre a possibilidade da escolha que encerro a minha fala.... Escutem essa história...

23 ou


Carregar ppt "SIMPOLER – Simpósio de Literatura da Editora Moderna e da HMF Assessoria Pedagógica Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira UFRPE/HMF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google