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A leitura literária e a condição humana
SIMPOLER – Simpósio de Literatura da Editora Moderna e da HMF Assessoria Pedagógica Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira UFRPE/HMF
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A leitura literária Ler literatura não é simplesmente codificar e descodificar. Ler literatura é construir e desconstruir significados....
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A condição humana Os humanos são leitores. Parto desse princípio para afirmar o que digo nos slides que seguem. Nesse sentido, tudo que eu disser tem a ver com a condição humana.
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Eis o desafio...
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O desafio De modo geral, quando pensamos em leitura, pensamos em leitura de palavra escrita, de palavra falada, de palavra escrita e falada, porém não costumamos lembrar a imagem...
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Ler é ler imagens. O desafio de ler imagens é porque somos iconoclastas não conscientes...
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A iconoclastia Embora sejamos filhos e filhas do imaginário, é, na iconoclastia, que sustentamos as nossas fragilidades. Destruímos as imagens que construímos, porque temos ideologias diferentes a cada tempo.
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Qual é a ideologia que nos mantém longe do literário?
O texto literário é da ordem da desordem. A ideologia que nos mantém presos à ordem nos orienta na rejeição ao literário, visto que “ele” tem o rigor, mas não tem a rigidez.
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Rigor Rigidez Atenção Cuidado Cautela Organização Flexibilidade
Criação Recriação Possibilidade Proibição Obrigação Amedrontamento Ordenação absoluta Inflexibilidade Reprodução Imitação Previsibilidade
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O literário propõe, não impõe. Acostumamo-nos com a imposição
O literário propõe, não impõe. Acostumamo-nos com a imposição. A imposição é de natureza predeterminada. O literário não coaduna com as predeterminações, pois lida com o tempo da demência.
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É aquele que ocorre na criatividade, na criticidade e no cuidado.
O tempo da demência É aquele que ocorre na criatividade, na criticidade e no cuidado.
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O tempo da demência nem é escatológico, nem é necessariamente cronológico, ele é complexus.
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Essa é uma problemática delicada, pois se não atentarmos para isso, não conseguiremos compreender e explicar a relevância de ler literatura e vamos difundir a leitura que obrigada, não acolhe.
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A leitura que obriga, não acolhe.
Ler por obrigação é um desastre. A leitura, quando obrigada, tende a ser uma atividade contra a formação do leitor. É preciso que a leitura seja acolhida pelo leitor.
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O leitor que acolhe a leitura que lhe dão e que ele busca...
Há leitores que acolhem o que lhes dão para ler e depois, eles buscam outras leituras... Isso depende da mediação...
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A mediação Sem mediação, formar leitor é quase impossível. É preciso que alguém partilhe com alguém o que sabe sobre algo para poder tornar esse algo de dois ou mais... A mediação é fundamental.
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Ler é necessário à condição humana
Os humanos inventaram a leitura e, nela e por ela, fizeram as coisas da vida: o amor, a dor, a esperança, o desapego, o apego, a fé, a vontade, o desejo, o ser, o não ser, a sala de aula, a escola... O mundo é do tamanho de nossa leitura.
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Lemos o mundo de conformidade com a nossa capacidade de compreender e explicar as coisas que estão a nossa volta.
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É importante escolher... Mas do que ser importante escolher livros, é importante saber escolher... A escolha de um livro tem muito a ver com o olhar que temos sobre a vida....
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Livros escolhidos para os nossos alunos e para as nossas alunas precisam ser uma escolha para eles e elas. ...Essa escolha envolve muitos elementos humanos Elementos da condição humana....
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Nossos pensamentos, Nossos sentimentos, Nossas intenções, Nossas vontades, Nossas ideias, Nossos limites, Nossas possibilidades....
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Esta é uma palestra sobre possibilidades
Esta é uma palestra sobre possibilidades... É sobre a possibilidade da escolha que encerro a minha fala.... Escutem essa história...
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hmfassessoria@yahoo.com.br 3049.4740 98520584 ou 8599.0691
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