A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho

2 Este é SCRIPTI, o amigo que te vai ajudar a escrever. Olá! Eu chamo-me Scripti porque gosto muito de escrever. Segue as minhas instruções e vais ver que é divertido!

3 Ficha de Planificação nº 1 (frente) Que tipo de texto vais escrever? Scripti

4 Ficha de Planificação nº 1 (verso) Esta questão é muito importante pois cada tipo de texto tem as suas características. Por exemplo, uma notícia não se escreve da mesma maneira que uma carta. Se não estiveres bem certo das características do teu texto, informa-te junto do teu professor ou faz uma pesquisa.

5 Ficha de Planificação nº 2 (frente) Quem vai ser o destinatário do teu texto? Scripti

6 Ficha de Planificação nº 2 (verso) Esta é outra questão fundamental porque não podes usar a mesma linguagem se escreveres a um colega ou se escreveres ao Presidente da Câmara do teu município, não é? Também tens que ter em atenção que o destinatário pode não saber as mesmas coisas que tu sabes e, por isso, tens de explicar tudo direitinho para que se perceba bem o que fores escrevendo.

7 Ficha de Planificação nº 3 (frente) Que objectivos é que pretendes atingir? Scripti

8 Ficha de Planificação nº 3 (verso) Quando escrevemos alguma coisa, fazemo-lo sempre com alguns objectivos: informar, alertar, pedir, exprimir sentimentos... Por isso, a forma como escrevemos tem de estar de acordo com essas intenções. Se quiseres fazer uma notícia, terás de usar uma linguagem objectiva e muito clara mas se pretendes alertar alguém para o perigo do tabaco, por exemplo, tens de ser apelativo e usar argumentos que convençam.

9 Ficha de Planificação nº 4 (frente) Agora que já pensaste no tipo de texto, no destinatário e nos objectivos, começa a registar aquilo que irás escrever. Scripti

10 Ficha de Planificação nº 4 (verso) Lembra-te que não deves escrever já o teu texto mas deves apenas registar os tópicos que queres desenvolver. Vai colocando essas ideias conforme te vão surgindo e não te preocupes, para já, com a sua organização. Se não tiveres muita informação sobre o tema, deves, primeiramente, fazer uma pesquisa (nas Enciclopédias, em livros, na Internet...).

11 Ficha de Planificação nº 5 (frente) Agora ordena as ideias que registaste. Scripti

12 Ficha de Planificação nº 5 (verso) Num texto, as ideias têm de ficar bem desenvolvidas, para não haver repetições ou saltos entre elas. Assim, das ideias que tiveste, pensa o que fica bem na Introdução e na Conclusão. Depois ordena os assuntos a colocar no Desenvolvimento. Podes fazer um plano-guia ou um esquema, por exemplo, pois são óptimas estratégias de ordenação dos assuntos.

13 Ficha de Planificação nº 6 (frente) E pronto! A tua planificação está esboçada. Podes passar agora à escrita do teu texto. Scripti Ah! Não te esqueças de usar as fichas de revisão.

14 Ficha de Planificação nº 6 (verso) Claro que, à medida que fores escrevendo, vais ver que novas ideias te vão aparecendo e que outras que achaste interessantes agora não encaixam bem e vais ter que ir reformulando o plano inicial. Não te preocupes com isso, porque escrever bem não é escrever o que nos vem à cabeça. Escrever bem é transformar, reformular, alterar...

15 INÍCIO DA REVISÃO Sempre que escreveres uma frase, pára e usa as fichas de revisão. Scripti

16 Ficha de Revisão nº 1 (frente) Verifica se há palavras repetidas. Scripti

17 Ficha de Revisão nº 1 (verso) É claro que, às vezes, as repetições até ficam bem mas outras vezes não. Tens que ver o tipo de texto que estás a fazer e sentir se isso está bem ou não. Se precisares de substituir a repetição, podes usar um sinónimo, um pronome, uma expressão equivalente ou, simplesmente, retirar a palavra repetida.

18 Ficha de Revisão nº 2 (frente) A frase está bem clara? Quem for ler, perceberá bem o queres transmitir? Scripti

19 Ficha de Revisão nº 2 (verso) Ao escreveres, faz um esforço para te colocares no lugar de quem vai ler. Lembra-te que o destinatário não te vai poder fazer perguntas para pedir esclarecimentos. Não te esqueças também de que há coisas que tu podes saber e que o leitor do teu texto não e, por isso, deverás explicar tudo direitinho.

20 Ficha de Revisão nº 3 (frente) A frase está demasiado simplista? Poderia ser enriquecida? Scripti

21 Ficha de Revisão nº 3 (verso) Há muitas maneiras de tornar uma frase mais agradável: colocar um adjectivo, utilizar um advérbio expressivo, recorrer a uma comparação ou a uma metáfora... É claro que a utilização desses recursos depende do tipo de texto que estás a escrever. Assim, num texto expressivo, isso é mais importante do que, por exemplo, num texto de carácter informativo.

22 Ficha de Revisão nº 4 (frente) A pontuação está de acordo com o que queres transmitir? Scripti

23 Ficha de Revisão nº 4 (verso) Quando falamos, damos entoação às frases e o nosso ouvinte percebe se estamos a fazer uma pergunta ou a dar uma ordem, por exemplo. Quando escrevemos, isso não acontece e essa entoação tem de ser substituída pelos sinais de pontuação e, por isso, é muito importante ver se eles estarão de acordo com aquilo que queremos transmitir.

24 Ficha de Revisão nº 5 (frente) Existe ligação entre a frase que acabaste de escrever e as anteriores? Scripti

25 Ficha de Revisão nº 5 (verso) Um texto tem de estar coeso, ou seja, com as ideias bem ligadas entre si. Por isso, não te podes esquecer daquelas palavras ou expressões, a que às vezes se chama «articuladores», que estabelecem a ligação entre as ideias. Lembra-te que escrever bem não é, simplesmente, colocar frases umas ao lado das outras. É preciso que haja um encadeamento entre elas.

26 Ficha de Revisão nº 6 (frente) Já acabaste de escrever? Relê o texto todo, se possível em voz alta, e mantém-te atento ao que poderá estar menos bem. Scripti

27 Ficha de Revisão nº 6 (verso) Sabias que, ao lermos em voz alta, nos apercebemos mais facilmente dos aspectos que não estão bem? Durante a revisão, não te prendas apenas aos erros de ortografia. Procura manter-te também atento à construção das frases e ao encadeamento das ideias. Não tenhas receio de riscar e fazer emendas.

28 FIM


Carregar ppt "DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google